9 de nov de 2016

Apenas um Garoto (Bill Konigsberg) @editoraarqueiro


Editora Arqueiro
256 páginas
Média no Skoob 4.1
Classificação do blog 4
Exemplar recebido para resenha


Rafe já saiu do armário há alguns anos e nunca teve problemas em relação a isso. Entretanto ele está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta voz de uma causa. Isso o leva a decidir estudar do outro lado do país, numa escola somente para meninos, onde ninguém saberia sobre ele e assim, Rafe, poderia ser apenas um garoto.

Tudo ia bem na nova escola até Rafe se apaixonar por Ben, um jogador de futebol heterossexual. Ben é o personagem mais amável. Ele compreende perfeitamente as ideias que Rafe tem sobre rótulos, mas lida com isso de maneira diferente, do seu jeito.

Os dias e os acontecimentos vão fluindo até os dois se tornarem melhores amigos. Todavia, com anseio de perder a amizade conquistada, Rafe sente a necessidade de contar a verdade após acontecimentos importantes os marcarem.

A história aqui é um pouco clichê. Um garoto que tenta ser diferente numa escola nova até se apaixonar e as coisas começarem a ir para o brejo. Isso ainda funciona? Não sei quanto aos filmes e demais livros, gays ou não, mas com a escrita competente de Bill Konigsberg as coisas funcionam direitinho.

Admito que se tratando de romance o livro é fraco. Bill é extremamente audacioso ao explorar o que se passa na cabeça de Rafe e não nos deixar esquecer suas perspectivas e objetivos, afinal, existe um motivo maior para Rafe atravessar o país e começar uma nova fase em sua vida tão longe do conforto de sua família. E quando digo conforto, incluo aspectos mais abrangentes como proteção.

É um livro que fala sobre a descoberta da sexualidade e seu desenvolvimento, amizade e amor. E o que eu quero concluir aqui é: não somos um rótulo ambulante, acredite nisso!

“Ele me viu. Viu quem eu era por dentro e gostou, e eu gostei. Gostei de quem ele viu. Eu de verdade, não o rótulo”.



E olha o recadinho do Bill para os brasileiros:


Vídeo legendado.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design