28 de set de 2016

Quem tem medo de Lobo Mau (Cida Lima)

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Hoje o livro é de uma escritora Alagoana que tive a honra de conhecer na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Skoob
Autora: Cida Lima
Editora: Biografia
Páginas:
Média do Skoob: 4.0
Média do blog: 4 lupinhas
Estava acompanhada de Leninha (diva do Sempre Romântica), que me levou até o stand da editora Biografia e lá a Cida Lima começou a explicar toda a teoria que ela criou sobre a criação dos Vampiros e Lobisomens. Ela é tão danada, que pesquisou desde os primórdios até a genética desses seres, algo inédito na literatura e que deixa todo mundo de queixo caído, eu sei disso, porque nós (eu, Leninha, Ronaldo e João) ficamos.

Depois de toda a explicação e da Cida informar que a série de livros dela contém 10 livros e que o livro Quem tem medo de lobo Mau é só a ponta do iceberg, não teve pra jeito, eu fã de literatura fantástica que sou, comprei o livro com direito a foto, autógrafo e troca de figurinhas.

No dia 25/09/2016 (domingo) peguei a BR amiga e no caminho de São Luís para Santa Inês fui devorando o livro Quem tem medo de lobo Mau. João, que já sabe que sou passional na leitura, nem se assusta mais quando eu fico esculhambando, torcendo ou informando os personagens de uma cilada. E sim, eu fiquei desse jeito durante todo o caminho. Só percebi que havia chegado em Santa Inês porque percebi que o carro havia reduzido a velocidade, só para vocês terem uma ideia de como esse livro prendeu a minha atenção. E quando eu lembro que ele é só o início da história, só um brinde do que vem por aí, eu fico surtada querendo ler mais. Sério!

Como todos sabem, a Fantasia é um gênero que usa a magia e o sobrenatural como elemento principal do enredo, sendo distinguida da ficção científica e horror pela expectativa de que ela fica longe de temas científicos e totalmente macabros, respectivamente, embora exista uma grande mistura entre os três gêneros (que são subgêneros da ficção especulativa).

Aliás, tive a honra de participar do aniversário do blog da Leninha com um vídeo sobre Fantasia. Não deixem de conferir, não só a minha postagem, mas de todos os convidados, afinal vem muita coisa boa por aí.

Mas, voltando para o livro da Cida, Quem tem medo de lobo Mau, o livro começa com a visão de um personagem bêbado, que explica toda a sua ligação com a bebida etílica, inclusive relatando que a família foi embora, mas a bebida não. Ele de forma bem pessoal vai explicando detalhes da sua vida atual e passa a contar os mistérios do local onde vive, porém ao fugir de uma onça, consegue ver com detalhes que o sobrenatural não é algo tão longe da sua realidade.

Após essa análise, conhecemos Alexandre, ou simplesmente Xande, um adolescente que é o ideal de todas as garotas da escola, porém mesmo sabendo que é popular com o público feminino, só tem olhos para a gentil, tímida e inteligente Isabel

Isabel é inteligente pra caramba (ela dá aulas de matemática para o Xande), responsável e é bem humilde. Sua família sobrevive de doações de pessoas da comunidade e do trabalho do padrasto e da sua mãe, porém mesmo com todas as dificuldades, ela não é revoltada ou interesseira, muito pelo contrário, ela estuda muito porque tem vontade de vencer na vida pelos estudos, apesar de ter uma mãe que pensa que ela só vai conseguir vencer usando a sexualidade pra isso.
Isabel tem uma "queda" enorme por Xande, mas sabe que por ele ser rico, bonito e possuir as atenções de todo o público feminino, sua chances são zero, porém quando houve o resultado das notas finais, algo surpreendente aconteceu e Isabel, que antes era invisível para a comunidade estudantil, passa a ter visibilidade tanto para os humanos quanto para os seres sobrenaturais.

Entretanto, nem tudo são flores, ao chegar perto da realização de um sonho, Isabel recebe uma traição que pelas circunstâncias foi algo bem difícil de suportar, momento que aparece Alessandro, ou Sandro.

Sandro é a evolução de Xande em determinados aspectos, atraente, sedutor e seguro. Ele consegue envolver Isabel de uma forma impactante, porém quando os dois percebem que a família de Sandro pode não aceitar essa relação, ficam afastados, apesar do claro sentimento que nasceu entre eles.

Além disso tudo, há um lobisomem rondando a casa de Isabel e pelos rastros deixados, ele só tem uma finalidade: matar a garota.

Claro que aparecem outros personagens e o livro não é só romance, muito pelo contrário, tem muita ação! Mas, não posso relatar tudo, afinal sou contra spoilers. Só posso dizer que quem gosta de fantasia, muita ação e um romance cheio de nuances, vai gostar desse livro, que repito, é só a ponta do iceberg.

Acredito que algumas análises de Isabel deveriam ser mais detalhadas, principalmente em relação ao Sandro, mas sei também que como há várias histórias que se relacionam no final, percebi que a escritora não poderia prolongar muito, até mesmo para não cansar o leitor.

Vamos para as pontuações?

A capa é simples e bonita, apresenta logo o que iremos encontrar.
O conteúdo apresenta a história central, porém é recortado de histórias secundárias, o que eu adoro!
E a diagramação foi simples, mas bem conduzida.
Por isso, leva quatro lupinhas:


Espero que tenham gostado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design