27 de jul de 2016

Os bons segredos (Sarah Dessen) @dearbook @editoraseguinte


Boa noite, caçadores!
Desculpe a ausência.

A vida anda bem corrida por aqui, mas já já estarei de férias e teremos algumas novidades por aqui.
A resenha de hoje é de uma escritora conhecida por mim antes do "bum" de sucesso aqui no Brasil.
Conheci Sarah com a leitura do livro "o que aconteceu com o Adeus" e desde então fiquei tocada com a sensibilidade dela.

Agradeço a Kleris, colunista do Dear Book, que indicou o CDL para a resenha desse livro, que posso dizer que é tocante.

Acredito que sempre que uma família possui problemas internos, ela não consegue recepcionar bem seus integrantes e é esse um dos temas centrais do livro. Quando todos são voltados para um integrante e este some, o que fazer? Como agir? Quem vai preencher aquele espaço? E a pessoa que foi elencada para preencher o espaço vazio, vai aceitar simplesmente ser a 2ª opção?

A família de Sydney é muito complicada. Ela, uma jovem bonita, inteligente, sagaz e responsável é deixada de lado pelos pais, que só observam o filho (irmão) Peyton. Um erro comum entre as famílias, porém algo extremamente errado, já que os pais NUNCA podem externar a suas preferências entre os filhos.


Acredito que Sarah fez uma dualidade muito intensa nesse livro: ao mesmo tempo que observamos uma família completamente quebrada, temos Sydney, que apesar de todas as dificuldades, consegue ser a luz no fim do túnel e ao encontrar apoio e felicidade em outro núcleo familiar, possibilitou para ela o estreitamento de laços com o irmão, observando que ele não era nada do que imaginava.

Quantas e quantas vezes temos que nos afastar do referencial para podermos enxergar o que é real?

Outro tema importante, e que é retratado, é a capacidade de um jovem inteligente, bonito e querido por todos, ser capaz de fazer uma burrada que influencie a vida de várias pessoas. Muitas vezes quando olhamos na televisão alguma notícia sobre crimes/atos infracionais cometidos por jovens, geralmente surge o esteriótipo de quem sempre teve os seus direitos suprimidos e agora ingressa no meio criminal, por ausência de condições, porém, quando existe alguém fora desse "padrão" e principalmente, quando esse alguém é próximo de você, a situação já muda de figura. O que antes era bem fácil de julgar, agora não fica tão fácil assim.

 Além dos conflitos familiares e internos, ainda há a caracterização do típico abusador: aquela pessoa que se faz de amigo da família, que sempre está disponível, mas na verdade já arquitetou todo um plano para praticar um delito vil.

Entre fofocas da comunidade, um novo início na escola, um irmão a ser conhecido e amigos, que apoiam a nova perspectiva de Sydney, Os bons segredos aborda várias temáticas, que precisam ser lidas e debatidas em grupo.

Sarah tem um jeito todo especial de abordar temas sociais, que considerados normais, são rotulados e pouco debatidos na comunidade e através dos seus personagens, incentiva o público a refletir e a se colocar no papel ativo, sempre buscando por mais conhecimento, interação e integração.

Os bons segredos não é um livro raso, muito pelo contrário, esse foi um dos livros mais impactantes que li nesse ano, não só pela forma leve da escrita, mas pela forma que Sarah relacionou os temas, agarrando os ombros do leitor e dando uma leve sacudida, para que perceba que o que aconteceu no meio irreal, acontece de forma congruente no meio real.

Uma música que lembra bem o início do livro é Família dos Titãs:


E uma série que traz alguns temas do livro é Orphan Black.

A capa é bonita, a diagramação é bem confortável e o conteúdo, bem, já falei acima, por isso tudo, o livro levou:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design