16 de mai de 2016

[Divulgação] Clube de Leitura discute obra do poeta angolano Ondjaki, no Sesc Vila Mariana

Para os caçadores que moram em São Paulo:

No dia 24 de maio, terça-feira, a partir das 19h30, o Sesc Vila Mariana convida o público amante da literatura para um debate sobre a obra “Os Transparentes” do escritor angolano Ondjaki. O encontro acontecerá na Sala de Leitura da Unidade, com mediação de Rita de Cássia Natal Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O Clube de Leitura é uma série de encontros mensais em que o público se reúne para compartilhar suas experiências literárias, dúvidas e impressões de leitura sobre as mais variadas obras. Trata-se de um espaço interativo, onde os amantes dos livros dividem suas bagagens literárias, sempre com a mediação de um profissional especializado no tema abordado.

A obra “Os transparentes” descreve as histórias de protagonistas simples, habitantes da cidade de Luanda, que vivem e compartilham seus afetos e suas memórias. São personagens surpreendentes, ricos em complexidade humana, que desejam, choram, festejam, lutam e fantasiam. Eles contam suas histórias, relembram os tempos da guerra e fazem planos para o futuro. No decorrer da narrativa surgem personagens como autoridades, fiscais, jornalistas, pesquisadores, todos interessados nas riquezas naturais do país e enredados na experiência urbana de uma grande cidade africana. Neste romance, o estilo do autor permanece inconfundível, tanto por seu humor franco conjugado a crítica inteligente, como por sua habilidade narrativa que sempre leva o leitor a uma vigorosa aventura ficcional. No ano de 2013, a obra recebeu o Prêmio Literário José Saramago.

O escritor e poeta Ondjaki, tem formação em sociologia. Nasceu em Luanda (Angola), no ano de 1977. Suas obras foram traduzidas para diversas línguas, entre elas: francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e polonês. Em outubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Juvenil, com o romance AvóDezanove e o Segredo do Soviético.

A mediação do encontro ficará a cargo da pesquisadora Rita de Cássia Natal Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP doutora em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (1993), com dois estágios de Pós-doutorado na Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Angolana, Literatura Moçambicana, África, Angola, Literatura e Antropologia

Clube de Leitura
Obra: “Os Transparentes” (2012) - Ondjaki
Mediação: Rita de Cássia Natal Chaves
Dia 24 de maio, terça-feira, às 19h30 horas
Local: Sala de Leitura (5º andar – Torre A)
Duração: 120 minutos
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design