29 de out de 2015

29/10 - Dia Nacional do Livro

 "Ler é uma Viagem" ensina três formas para ter mais prazer pela leitura em todas as idades

“Ler é Uma Viagem” é um programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, que incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 600 apresentações e reuniu um público de mais de 35 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.
Para celebrar o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, os especialistas do programa selecionaram três formas de cultivar o prazer pela leitura, independe da faixa etária.
1. Encontre paixões: começar o envolvimento com livros com os quais já se tenha uma identificação é uma das principais formas de iniciar uma relação com o universo da leitura. “Muitas vezes o leitor começa a se interessar por temas que já são familiares para ele”, dá a dica Amanda Leal de Oliveira. “É importante respeitar esse interesse e apresentar o que há sobre isso entre os livros sem, ao mesmo tempo, deixar de oferecer temas relacionados, outros autores, gêneros literários, diferentes tipos de ilustradores, etc”.
2. Não tenha preconceito: a profissional lembra que não existe certo e errado na paixão pelos livros.“As primeiras escolhas podem não ser aquelas que são consideradas as melhores pelos especialistas, mas o importante é ler aquilo que desperta o interesse, poder conversar sobre essas escolhas,  apoiar e acompanhar esse início de sua trajetória leitora”, comenta Amanda.
3. Não fique restrito à literatura: o universo dos livros vai muito além da literatura e passa por toda a cultura escrita, em seus diferentes usos e suportes. “Muitas vezes a iniciação não acontece através dos livros, mas dos gibis, das revistas, jornais, blogs, cartas, diários e de outros formatos escritos”, lembra. “É importante que, além do livro, todos eles possam ser apresentados e façam parte do processo de descoberta e formação do leitor”.
O site do “Ler é Uma Viagem” tem dicas para aprofundar ainda mais as práticas leitoras. Acesse e conheça www.lereumaviagem.com.br

26 de out de 2015

Especial Dia das Bruxas: Decoração

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
2015 está bem animado!
Tanto é que vai ter até um asteroide passando perto da Terra no dia das Bruxas.
Mas, nada de pânico! Os sustos ficam por conta dos filmes, séries e festas, afinal o asteroide não apresenta risco para nós, terráqueos.

Você sabe a origem do dia das bruxas?

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.
Vem de uma tradição em relação ao 1º dia de novembro, o Dia de Todos os Santos, um dia católico de observância em honra aos santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. E o feriado era Samhain, o Ano novo Céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Estudiosos sobre o tema acreditam que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). 

"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

No Brasil, é comemorado o Dia do Saci

Mas, o que importa é que você pode aproveitar o dia e fazer uma pequena festa com seus amigos. Afinal nada melhor que unir amigos, guloseimas e séries de fantasia/terror não é mesmo?
Então se você que fazer algo diferente, fique de olho nas dicas:

25 de out de 2015

Prometo falhar (Pedro Chagas Freitas) @Novo_Conceito

Boa noite leitores!

Sabe aquela sensação que você se identifica demais em uma leitura que parece que aquelas palavras impressas estão contando coisas suas?  Será que o autor fuçou minha vida(risos)? 

Mas nada se compara a jogada de Freitas em fazer o leitor achar que é um romance narrativo e descobrir que não é!? 

Editora Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 400
Skoob
Classificação no Skoob: 4.4
Compare e Compre
Classificação do Blog: 5 lupinhas

Prometo falhar é um livro de crônicas que conta a vida de muitas pessoas, cada qual com suas perdas, ganhos, amores, falhas, amizades, declarações, etc, é uma séries de histórias narradas em primeira pessoa, retratando o amor de diversas formas.

Confesso que não conhecia o autor antes dessa leitura e fiquei fascinada o quanto ele é admirado por quem o conhece, por quem lê suas obras.

Prometo falhar é como um caderno de poemas que passou por várias mãos, várias vidas com "vidas" inacabadas, outras completas, outras por se realizar. É apaixonante como a leitura consegue fazer o leitor ler o drama de outrem e se infiltrar no poema como se ele estivesse naquela história e acabar por se sensibilizar por tudo aquilo.

"De que são feitas as palavras senão do material do que te amo"

O amor em sua maioria como é delineado no livro de Freitas, vem com a compreensão de que esse sentimento não poderia ser conceituado tão unicamente, se cada um o vivencia de proporções completamente diferentes mesmo que sua essência seja pura e simples.


A verdade é que o ser humano na sua mais complexa vida no qual deveria ser tão simples, pede por um amor que sorria todas as manhãs, que aperte com força sua mão, que dê um olhar diferenciado, uma palavra doce, que faça sorrir ou irrite nos momentos inapropriados, ou até chore pedindo sua atenção. Em outros casos, se pede ao menos a oportunidade de ser feliz novamente, depois de uma vida tão árdua e sofrida, ou mesmo a busca por uma razão de viver.

20 de out de 2015

Campanha Estadual: Dia de Ler é Todo dia

Boa noite, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Passando rapidinho para avisar que o Clube do Livro MA vai participar:


Quem quiser participar, basta ir até  a Biblioteca Benedito Leite em São Luís/MA e procurar algum dos clubistas que estarão nesse dia. ;)
Até a próxima!

A arte de correr na chuva (Garth Stein) @Ediouro

A arte de Correr na chuva/Garth Stein; tradução Elvira Serapicos. - São Paulo: Ediouro, 2008.

Média do Skoob: 4.4
Média do Blog: 4 lupinhas
Compare & Compre

Meu nome é Enzo e esta é a minha história.

Enzo é um cachorro da raça Terrier que vive em Seattle com o seu dono Denny, um piloto de corrida em ascensão, viciados em assistir videos de corrida de Fórmula 1, Enzo e Denny têm uma paixão pela velocidade e por corridas na chuva, idolatram Ayrton Senna e sua capacidade de correr na chuva.

Enzo é um filósofo, crítico, amante dos programas de televisão, de séries e filmes, seu maior desejo é nascer humano em uma próxima reencarnação. 

Quando Denny se apaixona por Eve e decide morar junto com ela, Enzo sente que o companheirismo deles pode ser abalado.
"Sempre quis amar Eve como Denny a amava, mas nunca consegui por que tinha medo. Ela era minha chuva. Ela era o meu elemento imprevisível. Ela era o meu medo. Mas um piloto não deve ter medo da chuva; um piloto precisa adorar a chuva."
Pouco tempo depois a filhinha de Denny nasceu, Zoe um garotinha linda e muito esperta, Enzo a amou desde o primeiro momento que a viu. Ele considerou a melhor época de sua vida, mas a pior época chegou em seguida, Eve ficou doente e com sua teimosia em ir ao hospital  nunca descobria o que tinha, prolongando seu sofrimento e assinando seu atestado de óbito.
"Uma das leis do automobilismo diz: não se ganha uma corrida na primeira curva, mas muitas são perdidas aí."
Muita coisa acontecerá, Denny passará muitas provações e dificuldades junto de Enzo, mas como ele diz que "o verdadeiro herói é imperfeito. O verdadeiro teste para um campeão não está na sua capacidade de triunfar, mas na de superar seus obstáculos" e Denny superará todos. 

Uma história muito emocionante, sobre amor, amizade, companheirismo, sobre a luta diária da vida, sobre conquistas e perdas, felicidades e tristezas.
Um livro diferente narrado em primeira pessoa/cachorro, Enzo nos mostra o mundo na perspectiva de seus olhos caninos aquilo que ele não consegue ver ou quando não está presente ele assimila a cenas de séries de televisão ou sobre o que escuta os outros falarem.

Livro super bem escrito, (já quero ler outros livros do autor) com capítulos curtos, diagramação perfeita, são 303 páginas. 
Por tudo mencionado A arte de correr na chuva levou 4 lupinhas.
Até a próxima!

18 de out de 2015

A escolha do coração (Amanda Brooke)@Novo_Conceito

Boa noite caçadores! 

Depois de muito trabalho na Feira do Livro do Maranhão, nada melhor que voltar a resenhar, e para contemplação nada melhor que uma leitura emocionante, claro que não posso dizer se chorei (risos), mas vamos lá:


Editora Novo Conceito
Ano: 2014:
Páginas 336
Skoob
Classificação do Skoob: 4.3
Compare e Compre
Classificação do Blog: 4 lupinhas

A escolha do coração é um romance inglês de estréia escrito por Amanda Brooke que segundo ela, foi uma inspiração por toda sua capacidade por ser uma mãe que lutou pela vida do filho.

Holly Corrigan é uma artesã extremamente talentosa no qual tem sua vida planejada desde a adolescência. Casou-se com o amoroso Tom Corrigan com quem divide essas metas que até então estavam indo como esperavam: empregos certos, casa nova no campo, casamento maravilhoso... e agora partem para mais 5 anos planejados, incluindo nessa meta, ter um filho ou vários. Holly ainda tinha muitas dúvidas se poderia ser uma boa mãe, pelo fato de ter um passado traumático de sua família, mas algo aconteceu que fizera ela mudar de idéia.

Com a mudança da casa nova e a reforma do ateliê, ao cuidar do jardim, Tom descobre um antigo artefato escondido e Billy que é responsável pela reforma do ateliê descobre uma caixa de madeira que continha peças estranhas de relógio. Holly ao montar aquele quebra-cabeça no artefato, percebe que se tratava de um relógio lunar, mas não fazia idéia de como aquilo funcionava.

Tom teve que viajar à trabalho e Holly acabou ficando só por conta não somente da reforma do ateliê mas pela sua obrigação de trabalhar na encomenda da Sra. Bronson, uma escultura que revelasse o amor de uma mãe e filha - uma inspiração que estava longe da realidade de Holly.

Na sua primeira noite dormindo só, Holly desperta na madrugada e com ela, a curiosidade de entender o funcionamento do relógio lunar. Mas ao encaixar a esfera que finalizava o funcionamento do relógio, por alguma razão Holly escorrega e bate a cabeça na pedra da peça e descobre enfim sua função: revelar o futuro. Ela obtém uma visão do futuro no qual revelava Holly tendo uma linda bebê chamada Libby, vê o seu lindo esposo segura-la mas com olhos tristes, e logo vê ainda na visão, que morrestes no parto. Holly desperta de um possível desmaio e com ela a aflição de tudo aquilo ser ou não ser real.

14 de out de 2015

Garoto Quase Atropelado (Vinícius Grossos)

Livro encaminhado pela Faro Editorial
Média no Skoob 4.7
Classificação do blog: 4 lupinhas


O nosso protagonista não tem nome e é quase atropelado. Desde o início sabemos que um acontecimento horrível aconteceu, mas tudo é mantido em segredo até o momento certo. Então, por meio da sugestão da sua psicóloga, temos acesso a está história por meio de um diário onde o protagonista narra a sua vida por trinta dias. Parece pouco, mas é tempo suficiente para viver o amor, amizade e coisas terríveis.

Através do diário o garoto se abriu para conhecer e fazer coisas diferentes. Cabelo de raposa, a menina de cabelo roxo e o James Dean não-tão-bonito são três adolescentes que mudam a vida do protagonista. Cada um com sua personalidade e jeito de ser, mas todos loucos e é nesta loucura que o garoto embarca tento a sua vida transformada. Festas, bebibas, cigarros, sexo, brigas... Tudo que os adolescentes tem direito é apresentado a ele.

O livro é excelente é trata sobre amor, amizade, perseverança, medo, tristeza, depressão... É bem estilo As Vantagens de Ser Invisível. Tem ótimas referências musicais, o que nos deixa livre para montar uma playlist e ouvir enquanto curtimos a leitura do livro. Além de referências de livros, todos lidos pelo protagonista.

O que me encanta em livros como este, é que o personagem sem nome e forma pode ser você ou qualquer pessoa. Pensando bem, o deste livro passa por tantas coisas ruins que eu não quero me imaginar sendo ele. Mas as aventuras vividas por ele e seus amigos talvez valem a pena. Descobrimos coisas tão relevantes sobre amizade, amor e tristeza que é impossível não largar o livro às vezes para refletir um pouco.

Definitivamente, é isso que faz a vida valer a pena.


13 de out de 2015

Graffiti Moon (Cath Crowley) @EdValentina

Editora: Valentina
Páginas: 240
Média do Skoob: 4.3
Média do Blog: 3 lupinhas
Compare e Compre.

Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado, o que mais importa?

Lucy é uma garota normal, dedicada, que trabalha moldando vidro, está concluindo o ensino médio e no momento seu maior desejo é conhecer um exótico grafiteiro, que pinta coisas profundas e belas.

Ed um garoto um pouco perdido na vida, que largou os estudos para trabalhar e ajudar sua mãe financeiramente, ele esconde um segredo que poucos sabem.

Leo é amigo de Ed um quase irmão, eles se entendem muito bem, a vida deles não é muito fácil, mas eles se divertem, fazendo o que gostam de fazer. Lucy e Ed tiveram um encontro algum tempo atrás que não acabou muito bem, desde então eles não tiveram contato nenhum.

No meio de tintas e arte, sentimentos conflituosos surgem, decisões devem ser tomadas, é hora de crescer e se encontrar, deixar para trás aquilo que não faz bem e seguir em frente, descobrir o que quer e ser feliz, Ed passará por tudo isso e muito mais.

Lucy tenta de todas a maneiras encontrar o grafiteiro Sombra e o Poeta ambos pintam juntos, mas ela nunca consegue encontrá-los. Uma noite ela está decidida quer encontrar o Sombra, junto com umas amigas ela parte para uma festa e descobre que alguém conhece os grafiteiros, mas nada menos que Ed o garoto que ela tanto odeia vai ajudá-la em sua missão. Eles passam por várias situações indo a todos os lugares que a arte de Sombra e Poeta está.




Cath Crowley nós mostra aqui grandes obras de arte como a tela Os Amantes de René Magritte, ela nos descreve sobre ele na visão de Lucy, o beijo que eles dão com os rostos cobertos.





Uma narrativa poética, simples e muito bem escrita, diagramação ótima, narrado em primeira pessoa por Lucy e por Ed alternadamente, nos é apresentado também alguns poemas do Poeta. É um YA bem gostosinho de ler, leitura bem fluída.

 Por tudo mencionado Graffiti Moon levou 3 lupinhas.
Até a próxima!

8 de out de 2015

[Divulgação] Lançamentos @UnivdosLivros

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Ainda estou preparando um vídeo sobre tudo o que vi e ouvi na Bienal. Muitas novidades!
Mas, enquanto o vídeo não sai, que tal analisar os lançamentos da Universo dos Livros?

DESTAQUES

Amarrado
Peter Pan
Ela Nunca Será Minha
Eu deveria ter confiado em você

SÉRIE "REASONABLE DOUBT" EM DOSE DUPLA

7 de out de 2015

[Divulgação] Rio em Seis Tempos de Alexandre Kostolias

Rio em Seis Tempos  reúne seis contos em celebração ao estilo carioca de viver e sentir. Cenários, personagens e impressões de um Rio do passado, do presente e do futuro com histórias que retratam a cidade e personagens que nela vivem ou viveram. A maioria dos contos foram baseados em fatos reais que o próprio autor presenciou e personagens que teve a sorte de conhecer. O livro traz o selo oficial comemorativa dos 450 anos do Rio.


Livro impresso
Livraria Cultura: http://migre.me/ruTFZ
Martins Fontes Paulista: http://migre.me/ruTGt
Livraria Saraiva: http://migre.me/ruTIa
Livraria da Travessa: http://migre.me/ruRtz
Livro digital
Livraria Cultura: http://migre.me/ruTEi 

[Divulgação] Obsidiana lançamento da @EdValentina

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Já conhecem Obsidiana?
Não?

Para quem não conhece a série, você está atrasado! O que eu posso dizer além disso? É uma série maravilhosa, com alienígenas, mas não entra na ficção científica clássica. A protagonista é blogueira literária, então em vários momentos a gente se relaciona e o Daemon... ai o Daemon é algo de outro mundo. (Literalmente!)

Quem quiser pode ler (e compartilhar) o primeiro capítulo, disponível aqui: http://issuu.com/editoravalentina/docs/aperitivo-obsidiana

Uma novidade: Pela primeira vez na história da Valentina, a pré-venda do e-book acontece junto com a do livro físico. Então quem curte e-book, quem não quiser esperar o livro físico chegar, quem não tem mais espaço na estante, pode aproveitar.
O link da Amazon é: http://amzn.to/1KUeXIX

6 de out de 2015

Escuridão total sem estrelas (Stephen King) @Suma_BR

Média do Skoob: 4.5
Média do Blog: 4 lupinhas
Compare e compre

Escuridão total sem estrelas é um compilado de quatro contos, onde cada personagem passa por momentos de escuridão total, no modo de querer alguma coisa e ficar cego de desejo, matando e querendo a desgraça de outros ou passando por situações extremas.

O primeiro conto, intitulado 1922, nos mostra a vida pacata do agricultor Wilfred, seu filho e sua esposa, eles tem um propriedade pequena, Arlette a esposa recebe de herança um lote de terra maior do qual eles possuem,  Wilfred ver uma oportunidade de expansão de suas plantações, mas o que ele não contava era com o desejo de sua mulher de vender tudo para uma empresa e ir embora daquele lugar. Cego de ódio ele começa a arquitetar a morte de Arlette, mas como ele não conseguirá sozinho ele conta seu plano para seu filho adolescente, faz a cabeça do garoto Henry. O plano é executado de forma brutal e as consequências vem em seguida.

O segundo conto se chama Gigante do volante, conta a história de uma escritora que é chamada de última hora para fazer uma palestra, ao término do evento, a mulher quem a convidou para dá a palestra pergunta qual rodovia ela veio e dá uma dica de um atalho bem mais seguro. Seguindo o conselho de Ramona, Tess segue pelo o atalho, mas o que ela não esperava era que estava indo de encontro com um estuprador.

O terceiro conto Extensão Justa é sobre Dave Streeter ele tem um câncer terminal, uma vida razoavelmente boa e uma inveja danada de seu melhor amigo milionário. Dave conhece uma cara um tanto quanto suspeito que diz fazer "pactos" mas não desses que se paga com a alma, esse é diferente uma vida será arruinada, é só escolher quem vai ficar em profunda desgraça e você terá tudo o que quiser. Dave não pensa muito e seu melhor amigo Tom Goodhugh é o alvo, tudo o que ele quer é ser curado. Dave vai ao hospital e recebe a noticia de que está curado, Tom acreditando está em uma maré de azar, passa a perder dinheiro, mas sua família também é massacrada pelas desgraças e tragédias. 

O último conto Um bom casamento, nos conta sobre os 20 anos de casado de Bob e Darcy, ela que ao descobrir uma caixa guardada secretamente e o conteúdo da caixa ainda mais sinistro, ela começa a investigar a vida de seu marido, alguns casos batem com os dias em que ele viajará durante esses 20 anos, ela fica chocada com essa descoberta e passa a temer sua própria vida.

O primeiro conto é demasiadamente grande, toda a ação para a execução do plano de Wilfred em matar sua esposa se passa nas primeiras páginas, mas a história não fica só nisso, muita, mais muita coisa acontece até o desfecho final.

O segundo conto nos faz lembrar dos filmes de vingança, sobre como a garota volta incorporada no protagonista assassino e cruel. Vingança ou Justiça? é difícil dizer o que é o que.

O terceiro conto foi o que mais me chocou, você seria capaz de arruinar uma vida de alguém que você conhece a muito tempo sendo considerado seu melhor amigo de infância para salvar você de uma doença terminal? Cada virada de página desse conto você via uma desgraça, pessoas perdendo os dentes, outras ficando com problemas mentais, cada uma mais horrível que a outra. Esse é o menor conto e o mais trágico.

O último conto nos diz que por mais que você conviva com uma pessoa, você não a conhece de verdade, segredos macabros ela pode esconder de você para sempre, Darcy descobre isso casada durante 20 anos com um cara que escondia um segredo que talvez nunca fosse descoberto por ela.

Os quatro contos tem em comum de certa forma o sentimento de vingança, uns apresentam um pouco de insanidade da parte dos protagonistas, o humor negro é bem incorporado, principalmente no terceiro conto, onde Stephen King faz comparações com pessoas famosas passando por momentos constrangedores. Uma maravilhosa narrativa, simples e bem escrita, diagramação ótima, tem 390 páginas.
Por tudo mencionado Escuridão total sem estrelas levou 4 lupinhas.
Até a próxima!

4 de out de 2015

Mathilda Savitch (Victor Lobato) @Intrínseca

Bom tarde caçadores!

Sabe aquele ditado que não devemos julgar o livro pela capa? Pois é, foi o o que aconteceu com o romance de Victor Lobato:

Editora Intrínseca
312 páginas
Ano: 2009
Skoob
Classificação no Skoob: 3.5
Compare e Compre
Classificação do Blog: 2

Mathilda Savitch é uma pré-adolescente que após um ano de falecimento de sua irmã mais velha por motivos que aparentemente revelam ser suicídio, para Mathilda revelam ser mais que isso, um homicídio. 

Mas para a garota não vai ser nada fácil,  afinal, além de estar passando por um período hormonal bastante agitado, ainda tem que lidar com sua família que está de luto profundo pela filha, mesmo após um ano, e com ataques terroristas acontecendo pelo país, eles mais se afundam pela morte de outras pessoas.

Mathilda passa a enfrentar uma briga interna e ao mesmo tempo tentar entender a morte da Helene. Para tanto,  procura pistas através de seu e-mails, cartas e namorado misterioso deixados pela irmã, ao mesmo tempo que tenta ajudar seus pais a despertarem do luto, nem que para isso, faça maldades.

***

Para ser sincera, foi um livro que não me causou nada, juro que tentei gostar da história, mas me senti tão estranha e perdida quanto a protagonista.

Tá tendo Feira! #9FeliS #FeliS2015 Impressões do dia 03/10/2015

Bom dia, caçadores!
Sei que estou em dívida com vocês, mas as coisas estão acontecendo de forma alucinada!
Nem bem setembro terminou e outubro já chegou, chegando!

Quem acompanha nas redes sociais sabe que tenho junto com o Clube do Livro MA realizado várias ações e continuo batalhando intensamente em prol da Atenas Brasileira.
Mas, não se sintam abandonados.
Tenho vários mimos para vocês.
Só peço que tenham mais um pouco de paciência, pois estou pensando tudo com muito carinho, para o aniversário de cinco anos do blog. 

Mas, aproveito logo e convido todos vocês para a 9ª FELIS!


Já postei a programação completa no blog e tem evento para todas as idades e estilos.
Fui ontem (03/10) e vou novamente no dia 10/10 para a oficina de blogs educativos.

1 de out de 2015

Cidade Livre, Cidade do Livro #9FELIS Programação Complementar 4ª Parte


Programação Paralela:

ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO MARANHÃO NA FEIRA DO LIVRO
          Local: Casa do Maranhão
De 7 a 10 de outubro
8h às 12h

Dia 6 de outubro
Lançamento do livro: “Dicionário da Obra”, do
escritor José de Ribamar Mendes
Local: Estande da UEMA

Dia 10 de outubro
10h
Palestra: Design e ressignificação do
artesanato local
Palestrante: Ádilla Danúbia Marvão
Nascimento
Realização: Federação das Academias de Letras
- FAUMA

CINE TEATRO DA CIDADELOCAL: Rua do Egito, Esquina com Beco da Sé
Programação do MARANIME no Teatro da Cidade:
De 05 a 09/10
Sessões às 9h30min e 14h30min
Exibição de filmes de animação de curta duração (30min)
CINE FELIS
LOCAL: Cine Praia Grande
Sábado (03 e 04/10)
15h às17h - Maratona de Curtas
19h às 20h – Exibição de Curtas
Domingo (10 e 11/10)
9h às 12h – Maratona de Curtas
15h às17h - Maratona de Curtas
19h às 20h – Exibição de Curtas
Segunda- feira (05/10)
9h - O Segredo de Eleonor - Dominique Monfery
Itália, França, 2009 | 77’
14h30, 16h - O Menino da Floresta - Jean-Christophe
Dessaint
França, 2012 | 95’
19h às 20h – Exibição de Curtas
Terça- feira (06/10)
9h - Meu Amigo Totoro - Hayao Miyazaki
Japão, 1988 | 88’
14h30, 16h - As Férias do Pequeno Nicolau - Laurent Tirard
França, 2014 | 97’
19h às 20h – Exibição de Curtas
Quarta- feira (07/10)
9h - O Menino e o Mundo - Alê Abreu
Brasil, 2014 | 80’
14h30, 16h - Iep! - Ellen Smit
Holanda, 2010 | 80’
19h às 20h – Exibição de Curtas
Quinta- feira (08/10)
9h - Meu Amigo Storm - GiacomoCampeotto
Dinamarca, 2009 | 86’
14h30, 16h- Zarafa - RémiBezançon e Jean-Christophr Lie
França e Bélgica, 2012 | 78’
19h às 20h – Exibição de Curtas
Sexta- feira (09/10)
9h - Meu Amigo Totoro - Hayao Miyazaki
Japão, 1988 | 88’
14h30, 16h - O Menino e o Mundo - AlêAbreu
Brasil, 2014 | 80’
19h às 20h – Exibição de Curtas

FELIS nas escolas
06/10/2015 (TERÇA-FEIRA)
Escola UEB Miguel Lins
19h - Roda de Conversa “Juventude Negra e
Violência”, com a escritora Rosane da Silva Borges.
Escola UI Sagarana II
19h - Palestra: “Ciência, tecnologia e inovação
africana e afrodescendente”, com o escritor Carlos
Machado.
07/10/2015 (QUARTA-FEIRA)
Escola UEB Rosália Freire
19h - Roda de Conversa “Literatura Popular”, com o
escritor Jessé Andarilho.
08/10/2015 (QUINTA-FEIRA)
Escola UEB Monsenhor Frederico Chaves
(Educação Infantil)
9h – Bate-papo literário com escritor Wilson
Marques.
Escola UI Maria Firmina
9h - Bate-papo literário sobre Maria Firmina, com a
escritora Luiza Lobo
Escola UEB Tancredo Neves.
19h - “Dedos de Prosa”, com o escritor Rogério
Almeida,
09/10/2015 (QUINTA-FEIRA)
Escola UEB Alberico Silva
9h – Bate-papo literário com escritor Daniel
Munduruku.

Atividades Infantis
ESPAÇO SESC DE LEITURAS
Local: Praça Nauro Machado
9h às 12h e das 14h às 20h (sábado e domingo)
14h às 20h (segunda a sexta)
Coquetel Sesc de Curiosidades
Atividades de Leituras
Jogos Educativos
Biblioteca Infantil Rosa Castro

Cidade Livre, Cidade do Livro #9FELIS Programação 3ª Parte Dias 8,9,10 e 11


E estamos na penúltima postagem!
Avisei que a programação estava rica. ^.^


DIA 8 - QUINTA-FEIRA

CAFÉ LITERÁRIO JOVEM
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
14h00 – RODA DE CONVERSA: ““A vida e a obra de
Rubem Almeida”
PARTICIPANTES: Profª Maria Quaresma,
ProfºEdomir Martins Oliveira/IHGM e
alunos do CE Rubem Almeida

ESPAÇO CAFÉ LITERÁRIO “Lourdinha
Lauande Lacroix”
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
17h00 – TEMA: “Maranhão sobrinho - maldito
ateniense”
DEBATEDORES: Kyissian Castro (Barra do
Corda/MA) / Paulo Melo Sousa (MA)
MEDIADOR: Antônio Ailton
18h30 – TEMA: “Lourdes Lacroix e o mito da
fundação francesa de São Luís”
DEBATEDORES: Flavio Reis e Flávio
Soares
MEDIADOR: Henrique Borralho

ESPAÇO “Mário Meireles”
Local: Teatro João do Vale – Rua da Estrela, 283
14h40 – Heróis da Natureza – Tapete Criacões
Cênicas
15h40 – OFICINA MUSICAL: (voz, violão e
percussão) / CE Margarida Pires Leal
16h40 – PROJETO MUSICAL: Concertos Didáticos
/ Banda da EMEM
20h – TEMA: “Prosa urbana brasileira: tendências”
DEBATEDORES: Clara Averbuck (SP) /
Michel Laub (SP)
MEDIADOR: Eduardo Júlio

CASA DO ESCRITOR “Alberico Carneiro” -
LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: Casa do Maranhão
15h00 – “Questão de Consciência", de Waldecy das
Dores Vieira Vale e Mestre Zumbi Bahia
16h00 – “Coronel Lopes “Uma experiência de vida””,
de Sebastião Bispo Lopes
17h00 – “Minha Trajetória de Leitura” e “A Trajetória
da Minha Vida na Leitura”, de Maria
Auxiliadora Gonçalves de Mesquita

CASA DO PROFESSOR “José Maria Paixão Filho”
Local: Rua Portugal – auditório Centro de Ensino
Tecnológico (CTT)
AUDITÓRIO 1: TÉRREO
08h00 – MESA REDONDA “A Educação Básica no
Maranhão: desafios e perspectivas”
• ”A política de alfabetização no Estado:
discutindo os rumos da educação
maranhense” - Janilma Maria Ramalho
Ferreira Santos
• “A educação no Maranhão: discutindo
os indicadores educacionais” - Luís
Alex Lopes Correa
• "Os temas socioeducacionais no
currículo da Educação Básica" - Luís
Câmara
Mediadora: Rita de Cássia
09h30 – PALESTRA: “As práticas de leitura e escrita
no contexto da Macropolítica / Programa
Escola Digna”
PALESTRANTE: Ana Champoudry
14h00 – PALESTRA: “Inclusão: que desafio é esse
para o ensino?” - SUESP
MINISTRANTE: Professora Rosane da
Silva Ferreira
16h15 – PALESTRA: “Educação Ambiental na
Escola”
PALESTRANTES: Técnicos do NEA/
SEMED:Francisca Chaves Marques dos
Santos Themis Viviane Oliveira Matos,
Denise Maria Ramalho Ferreira Bastos,
Keyton Kylson Fonseca Coelho, Michele
Cristiane Melo Costa, Margareth Nobre
Atta, Rosilda Rodrigues de Carvalho.
AUDITÓRIO 2: 3º ANDAR
08h00 – OFICINA DE LIBRA - SUESP
MINISTRANTE: Ana Zilda dos Santos
Cabral Figueiredo
14h30 – OFICINA:“Escrita de fragmentos literários
(caixinha de palavras sem pressa)”
MINISTRANTE: Rosaura Soligo
SALA 1: 3º ANDAR
08h00 – PALESTRA: “Língua portuguesa (brasileira):
uma discussão pertinente”
PALESTRANTE: Wanessa Danielle
Barbosa Soares
14h30 – PALESTRA: Xadrez para brasileiros
PALESTRANTE: Joaquim Costa de Souza
Filho
16h00 – PALESTRA: “Quando o galo canta e
as almas se levantam...” – Quilombo
Machadinha, (re) existência e autonomia
PALESTRANTE: Sálvio Fernandes de Oliveira Melo
SALA 2: 3º ANDAR
08h00 – OFICINA: “Tabuada mágica”
MINISTRANTE: Francisco de Assis Pereira
Ribeiro
14h00 – PALESTRA: “Olhares sobre o PNEM: a
experiência do pacto pelo ensino médio”
- SUEM
PALESTRANTE: Elionai Moura Araujo
Brasil
15h30 – PALESTRA “Demonstração do uso do
sistema de informação digital acessível -
MACDAISY” / SUESP
MINISTRANTE: Rosane da Silva Ferreira
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: TÉRREO
14h00 – OFICINA: “Construções geométricas bi e
tridimensionais com o software dinâmico
Geogebra”
MINISTRANTES: Pedro de Alcântara Lima
Filho, Marcos Santos Souza e Washington
Luís Parga Garrido Júnior.

AUDITÓRIO SEDUC
Local: Praça da Casa do Maranhão
08h30 – UI Nascimento de Moraes “Curta
Literatura: Poetas Maranhenses”
09h00 – CE São José Operário / Dramatização de
músicas de João do Vale
09h30 – CE Antonio Ribeiro / Poetas Timon – São
Luís
10h00 – UI Gomes de Souza/ RECITAL “Poesias
Ludovicenses”
14h30 – CE São Cristóvão / "ESPETAGULLAR"
e "Carcará: um tributo à
maranhensidade"
15h30 – UI Embaixador Araújo Castro -CAIC I :
Canto caro / Oficina de Libras cantadas
músicas de Roberto Carlos
16h00 – CE Jardim São Cristóvão / “Cadeira do
Leitor” e “O Mito de Themis”
19h30 – CE Rio Grande do Norte: Comunicação
Oral/Roda de Conversa: Professora
Dr. Heloise Reis Curvelo Matos
Apresentação do Livro Topônios
Maranhenses: testemunhos de um
passado ainda presente.

ESPAÇO JOVEM
Local: Praça dos Catraieiros
08h00 – OFICINA: “Poesia musicada”
EXPOSITOR: Preto Nando Clã Nordestino
10h00 – RODA DE CONVERSA: “Redução da
maioridade penal”
CONVIDADOS: Ministério Público Federal
– Drº Galtiênio da Cruz Paulino, Fórum
Estadual De Juventude Do Maranhão,
Conselho Municipal De Juventude
13h00 – CINE CLUBE JOVEM
14h00 – RODA DE CONVERSA: “Protagonismo
juvenil”
CONVIDADOS: Tatiana Pereira -
Secretária Estadual De Juventude/Seejuv;
Fmj; Rede Amiga Da Criança
15h00 – RODA DE CONVERSA:
“Empreendedorismo juvenil”
EXPOSITOR: André Lobão
16h10 – RODA DE CONVERSA: “Corpo e
sexualidade”
CONVIDADOS: SEMUS, SES, PLAN
INTERNACIONAL,FMJ
18h00 – RODA DE CONVERSA: “ENEM 2015”
FACILITADOR: Colégio Educallis
CONVIDADOS: SEDUC, Estudantes
19h30 – ESPETÁCULO: Espelho De Vênus - NAFEM
(Núcleo Artístico Feminista)
CONVIDADOS: SEDUC, SEMED
ESPAÇO DO DRAMATURGO
Local: Escola de Música Lilah Lisboa
15h00 às17h00
WORKSHOP: O Autor Brincante, com
Lauande Aires

TEATRO FELIS
Local: Teatro do Centro de Criatividade Odylo Costa,
filho
08h30 – ESPETÁCULO DE TEATRO: Doces poesias
de Ferreira Goulart - Colégio Militar 2 de
Julho (Bombeiro)
09h30 – ESPETÁCULO: Musicalidade Maranhense -
CE Barjonas Lobão
10h00 – ESPETÁCULO: “Modernismo na Leitura
Portuguesa: novos olhares” - CE CAIC-São
José de Ribamar
10h30 – ESPETÁCULO: “Liberdade: Memória em
Movimento” - UI Estado do Pará
15h00 – ESPETÁCULO: “O Livro Mágico”, Grupo
Gamar
20h00 – ESPETÁCULO TEATRAL: “Pão com Ovo” –
Companhia Santa Ignorância
AUDITÓRIO MULTIMÍDIAS
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho
20h00 – PALESTRA: "As formas escriturais da
contemporaneidade: o autor, o livro, o
leitor"
PALESTRANTE: Rosane da Silva Borges
ESTANDE INSTITUCIONAL SEDUC

Cidade Livre, Cidade do Livro #9FELIS Programação 2ª Parte Dias 5,6 e 7


DIA 5 - SEGUNDA-FEIRA


ESPAÇO CAFÉ LITERÁRIO “Lourdinha Lauande
Lacroix”
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho
17h00 – TEMA: “A rima viva do cordel”
DEBATEDORES: Raimunda Frazão (MA),
Aderaldo Luciano (PB) e Moisés Nobre
(MA)
MEDIADOR: Paulinho Nó Cego
18h30 – TEMA: “Poesia e canção popular no Brasil”
DEBATEDORES: Celso Borges (MA,
Fausto Nilo (CE) e Karina Buhr
MEDIADOR: Pedro Sobrinho

CAFÉ LITERÁRIO JOVEM
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho
14h30 – MESA REDONDA: “A Juventude Maranhense
no cenário da participação política e cidadã”
- Estudantes finalistas da 12ª Edição do PJB –
Parlamento Jovem Brasileiro/Projeto Jovem
Senador/Programa Jovens Embaixadores
MEDIADORA: Eliana Maria Pereira

ESPAÇO “Mário Meireles”
Local: Teatro João do Vale – Rua da Estrela
14h20 – ESPETÁCULO INFANTIL: “A Turma do Sítio do
Picapau Amarelo e uma convidada especial”,
com os estudantes da UEB Moranguinho
15h20 – APRESENTAÇÃO: Coral da UEB Prof.ªLuzenir
Mata Roma, com a regência do Prof. Cláudio
Roberto Campos Vieira e uma performance
sob a direção da Profª Cecília Cristina dos
Santos – Programa Mais Educação.
15h50 – APRESENTAÇÃO: Coral “Melodia com as Mãos”,
com estudantes da UEB Maria Alice Coutinho/
Regência: Prof.ª. Mariluce da Silva Goulart
Amorim
20h00 – PALESTRA: “Uma historiadora ludovicense: a figura e a obra de Lourdinha Lacroix”
PALESTRANTE: Flávio Soares (MA)
MEDIADOR: Zema Ribeiro

CASA DO ESCRITOR “Alberico Carneiro” - LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: Casa do Maranhão
15h00 – “A transformação de feijoca, a semente”, de José
Machado De Jesus
16h00 – “Lume” e “O pequeno poeta”, de Neurivan Sousa
17h00 – "O movimento estudantil acadêmico e a
imprensa estudantil no Maranhão (1930 -
1950), de Márcia Cordeiro
18h00 – “Pregoeiros e casarões” e “Entre becos e
casarões”, de Antônio Guimarães De Oliveira,
“Memórias do mel e do fel”, de Manoel
Guimarães
19h00 – “Rejuvenesça com beleza”, de Jurandy Leite
20h00 – “Grades virtuais”, de José Roberto Salles

ESPAÇO LIVRO, LEITURA E BIBLIOTECA “Profª Mary
Ferreira” Local: Auditório da Faculdade de História da UEMA – Rua da
Estrela
08h30 – ABERTURA DO VII SEMINÁRIO: Leitura,
Bibliotecas e Informação
CONFERENCISTA: Felipe Lindoso
09h30 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Livro e leitura
na construção de uma cidade livre”
MEDIADORA: Mary Ferreira (UFMA)
ORGANIZADORES: SEMED/ SEDUC / UEMA /
IFMA e Instituições convidadas
10h00 – DEBATE
14h00 – VIVÊNCIAS DE LEITURA NA ESCOLA E
COMUNIDADE, Ronald Campos Corrêa –
SEMED; UFMA/SEDUC/UEMA/ Marta Avelar
– FUNC; Maria Betânia Pinheiro – SESC; Ana
Maria - Biblioteca Pública Benedito Leite;
Claudileude de Jesus Silva – Rede Leitora

ESPAÇO RIMA VIVA “Raimunda Frazão”
Local: Praça da Faustina
15h00 – OFICINA: Literatura de cordel, com Moises
Nobre
17h00 – PROJETO E CORDESIAS SONORAS
apresenta : "O velho do Saco e outras
poesias", com Beto Scanssete
18h00 – LANÇAMENTO do folheto Cordel “O
velho do Saco e outras poesias”, com Beto
Scanssete
19h00 – BOCA DE FERRO: Microfone livre para
cordelistas
20h00 – SARAU CORDEL com Tibúrcio Bezerra

POESIA NO BECO
Local: Beco Catarina Mina
18h – A Palavra tem som – Celso Borges e Nosly
19h – Paulinho Nó Cego
19h30 – Narrativas Poéticas baseadas no poeta Manoel
de Barros – DRAO Teatro da ( In) Constância

CASA DO PROFESSOR “José Maria Paixão Filho”
Local: Rua Portugal – auditório Centro de Ensino
Tecnológico (CTT)
AUDITÓRIO 1: TÉRREO
08h00 – PALESTRA: “A importância da leitura no
processo de alfabetização matemática” //
SUEF
PALESTRANTE: Janilma Maria Ramalho
Ferreira Santos
09h00 – PALESTRA: “Laboratório de Ciências como
espaço de fortalecimento da prática educativa
// MACROPOLÍTICA
PALESTRANTE: Gaudino Gusmão
10h00 – PALESTRA: “Educação do campo: conquistas e
desafios”//SUPEC
PALESTRANTE: Joanyse de Fátima Guedes
da Silva
14h00 – MINICURSO: “História e patrimônio cultural de
São Luís (Credenciamento)
15h00 – MINICURSO: “História e patrimônio cultural de
São Luís” //NEC-SEMED
MINISTRANTES: Historiadores/as,
pesquisadores/as e técnicos de instituições
culturais locais.
COORDENADORES: Ananias Alves Martins e
Mauro Enéas Smith Frazão
OBS.: O minicurso tem, também, como proposta
metodológica passeios didáticos por alguns
pontos históricos e culturais de São Luís.
AUDITÓRIO 2: 2º ANDAR
08h00 – OFICINA: “Cartografia da nossa terra” //SUC
MINISTRANTES: Rita Iris P. Silva, Marinelma
Meireles e Luzia Alves de Carvalho Lindinalva
C. de Jesus
14h00 – OFICINA: “Água: nossa maior riqueza” //SUC
MINISTRANTES: Amélia Seguins e Dulcinéia
Santos
SALA 1: 3º ANDAR
08h00 – OFICINA: “Produção de livros com histórias em
quadrinhos”
MINISTRANTE: Iramir Araújo
14h00 – PALESTRA: “Fortalecimento do processo ensino
aprendizagem por meio da Pesquisa, Ciência
e Tecnologia na alfabetização científica”
PALESTRANTE: Gaudino Gusmão.
15h20 – RODA DE CONVERSA: “Interlocuções
necessárias na promoção da Educação
Integral: organizações da sociedade civil e a
educação pública
APRESENTAÇÃO: Alice Prazeres
SALA 2: 3º ANDAR
08h30 – OFICINA: Reaproveitamento de resíduo:
sacolinha de presente
MINISTRANTES: Francisca Chaves Marques
dos Santos / Denise Maria Ramalho Ferreira
Bastos / Margareth Nobre Atta / KeytonKylson
Fonseca Coelho / Michele Cristiane Melo
Costa / Themis Viviane Oliveira Matos / Rosilda
Rodrigues de Carvalho / Liana Oliveira dos
Santos
14h00 – OFICINA: “A organização do ambiente
pedagógico na educação infantil” //SUEI
MINISTRANTE: Sirley Sousa
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: TÉRREO
14h00 – OFICINA: “Portal BIBLON”: incentivo à leitura
digital
MINISTRANTE: Cássia Cordeiro Furtado

AUDITÓRIO SEDUC
Local: Praça da Casa do Maranhão
08h30 – ESPETÁCULO: “As mãos dos pretos”, UI Sagarana
II
09h00 – FILME: Cazuza, de Viriato Corrêa com CE
Barjonas Lobão - CAIC II
POESIA PERFORMÁTICA: CE Barjonas Lobão
- CAIC II
10h00 – ESPETÁCULO TEATRAL: “Por Elas” – 20', Banda
do CE Lúcia Chaves
APRESENTAÇÃO BANDA MUSICAL: Banda
do CE Lúcia Chaves
14h30 – ESPETÁCULO: “Quem matou Aparecida? -
Cordel de Ferreira Gullar sobre uma jovem
favelada”, com UE General Arthur Carvalho /
15h00 – ESPETÁCULO TEATRAL: “A mente: essa
ninguém pode escravizar”, Maria Firmino dos
Reis
15h30 – ESPETÁCULO MUSICAL: “O Viúvo”, UI Clarindo
Santiago
16h00 – ESPETÁCULO TEATRAL: “Estudo
epistemológico: um conto de fadas do
chapeuzinho vermelho “, UI Joaquim Gomes
de Souza
16h30 – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: Escolas do
Sistema Estadual de Ensino
19h30 – ESPETÁCULO TEATRAL: “O Mulato”, Aluízio de
Azevedo
20h00 – COMUNICAÇÃO ORAL: "O Ensino de Teatro na
contemporaneidade", com Prof. Maria Gislane
Braga

ESPAÇO JOVEM
Local: Praça dos Catraieiros
09h00 – RODA DE CONVERSA: “A fundação de São Luís”
FACILITADORA: Lurdinha Lauande Lacroix
10h00 – RODA DE CONVERSA: “Hip hop em São Luís:
história e intervenções culturais”
MEDIADOR: Centro de Integração Sócio
Cultural Aprendiz do Futuro – CISAF;
COMJOVEM
CONVIDADOS: Quilombo Raça e Classe,
Quilombo Urbano, Federação De Skatista
Maranhense, Cufa; Ed Bruzaca;
11h00 – PALESTRA: “Sexualidade”
FACILITADOR: PLAN INTERNACIONAL
13h00 – CINE CLUBE JOVEM
FACILITADOR: Coletivo Jovem do Meio
Ambiente
CONVIDADOS: Estudantes; Instituições de
juventude, Universidades
14h00 – RODA DE CONVERSA: “Drogas”
FACILITADORES: Major Mendes e Capitão
Araújo
15h30 – OFICINA: “Grafite” (Área externa)
FACILITADOR: PLAN INTERNACIONAL
CONVIDADOS: Central Única das Favelas
(CUFA); Nós na Comunidade; SEEJUV;
17h00 – MESA REDONDA: “Juventude da periferia:
análise do auto de resistência”
FACILITADOR: Quilombo Urbano
CONVIDADOS: COMJOVEM/COMJUV
19h00 – LANÇAMENTO: “Campanha jovem negro vivo”
FACILITADOR: Anistia Internacional
CONVIDADOS: Estudantes; Instituições
do movimento social e de juventude;
Professores/as, Gestores/as
19h30 – BATALHA B’ BOYS E B’ GIRLS: Rei da Ilha
RESPONSÁVEL: SEEJUV
20h00 – APRESENTAÇÃO CULTURAL: “Banda Abibimã
e Banda Os Vingadores”
RESPONSÁVEL: Centro de Integração Sócio
Cultural Aprendiz Do Futuro – CISAF
ESPAÇO DO DRAMATURGO
Local: Auditório da Escola de Música Lilah Lisboa
14h00 – LEITURA DRAMÁTICA
15h30 – CONVERSA: Tecendo dramaturgias,
o processo de composição do texto
dramático na Pequena Companhia com
Marcelo Flecha
16h00 – LEITURA DRAMÁTICA: “A bicicleta do
condenado” com Walquiria Solange
Almeida
16h30 – CONVERSA: Adaptação livre e suas
funções na nova dramaturgia
maranhense com Josué Costa

TEATRO FELIS
Local: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho
08h30 – APRESENTAÇÃO: “Coreografia do grupo
fazendo a diferença” (SAPE)

Cidade Livre, Cidade do Livro #9FELIS Programação 1ª Parte Dias 2, 3 e 4

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
E vai começar a nossa FELIS! |º/
Animados?
Conheçam agora a programação oficial! ^^
Vou fazer várias postagens, pois a programação é muito rica.



DIA 2 - SEXTA
19h00 – CERIMÔNIA DE ABERTURA: com a presença da patrona da 9ª Felis, Lourdinha Lacroix,
Homenageados e convidados
Local: Casa do Maranhão
APRESENTAÇÃO DA BANDA SINFÔNICA: Projeto Orquestrando a Vida - SESC/SEMED
APRESENTAÇÃO DO CORAL RENASCER: Juventude do Movimento Familiar Cristão da Divinéia
LANÇAMENTO DO LIVRO “ História da Medicina no Maranhão“, de Lourdinha Lacroix
Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design