19 de nov de 2015

Blogosfera Literária: Qual a importância do nome e layout de um blog?

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Hoje temos mais um tema da série #blogosferaliterária , que serve para todos que possuem blog, independentemente da área escolhida. ^^

Qual a importância do nome e layout de um blog?

Se você ainda não viu a série sobre a Blogosfera literária, peço que olhe rapidamente as primeiras portagens, para entender o texto de hoje:  Criar um blogSer colunista de um blogCriar um Clube do livroPolêmicas na blogosferaPor que temos preconceito?,  União de Mídias ou Exclusão do blog , Como ser mediadora de leitura e eventos e Clubes de Assinatura.

O nome e o layout são itens que irão formar a identidade do blog, fazendo com que o leitor saiba que além do conteúdo, determinado nome e imagem são itens pertencentes daquele blog em especial.

Por isso que tanta gente começa a utilizar de forma leviana nomes já existentes, mas isso caro amigos é algo que não atrapalha quem iniciou e sim aquele que está começando.

Um exemplo:
Nesse ano recebi várias mensagens de pessoas que me informavam que em algumas redes sociais há pessoas utilizando variações do meu blog:

cacadoradelivros
cacadoresdelivros
etc.

Entrei em contato com as pessoas e não sei se mudaram o nome. Enfim, há todo tipo de gente nesse mundo. Poderia processar? Poderia! Seria algo que a outra parte iria rebolar para justificar? Claro! Afinal, eu como criadora do blog, tenho direito em relação ao nome, imagem e conteúdo do mesmo. Mas, até o presente momento não senti a necessidade e explico o porquê:

Apesar de ser chato e convenhamos, ser algo desleal, até o presente momento  o meu blog continua no ranking de buscas do google e em primeiro lugar.

Isso ocorre, pois além do domínio próprio, o blog já é antigo e os robôs do google identificam o CDL como pioneiro. Então quem repete o nome de um blog já existente, já começa errado, pois além de não ser incluído em uma boa posição no ranking dos buscadores, com toda certeza ainda vai ser desconsiderado. Ou seja, daqui um tempinho, acredito que a ficha vai cair e irão ou excluir o blog/rede social ou irão mudar o nome.



Por isso, antes de tudo procurem saber se aquele nome que você tanto quer já não é usado por outra pessoa. Faça uma busca rápida no google e depois no uolhost. Não custa nada e você não vai se arrepender.

E o layout?
Enquanto o nome é a porta de entrada, o layout é a casa que é preenchida pelo conteúdo.
E ninguém quer uma casa igual a de todo mundo ou ridícula não é mesmo?

Pois bem, nesses anos de blogosfera, eu comecei com um layout do blogger, depois procurei um layout gratuito, que logo em seguida trocentos blogs tinham o mesmo e depois de um calote, consegui encomendar um layout bacana para o blog. Já fiz três vezes encomendas de layout e o atual ficou do jeito que eu queria. <3

Por isso, seja criativo! A pessoa que você for contratar deve perguntar todos os detalhes que você pensa em colocar no seu blog. Então detalhe o máximo o que deseja e sempre fuja do que já existe. Não seja uma cópia, coloque a sua visão no seu projeto. Isso já é um diferencial enorme!

E tenha em mente sempre a navegação de quem não tem uma internet rápida, por isso o seu layout não pode ser pesado.

Importante  dizer que há vários preços no mercado, mas para um bom layout você em média vai gastar de R$ 100 a R$ 300 reais. 

Uma dica para layout é a empresa da Luisa.
Além de vários pacotes e preços, o pagamento pode ser feito por transferência bancária, boleto ou cartão de crédito. 

Mas, há várias pessoas no mercado e você fazendo uma busca rápida no google, você consegue vários nomes. Só não esqueça de pesquisar o pré e o pós venda, por isso fale com quem já contratou a pessoa, para não receber um calote. ^^

Gostaram?
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design