25 de out de 2015

Prometo falhar (Pedro Chagas Freitas) @Novo_Conceito

Boa noite leitores!

Sabe aquela sensação que você se identifica demais em uma leitura que parece que aquelas palavras impressas estão contando coisas suas?  Será que o autor fuçou minha vida(risos)? 

Mas nada se compara a jogada de Freitas em fazer o leitor achar que é um romance narrativo e descobrir que não é!? 

Editora Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 400
Skoob
Classificação no Skoob: 4.4
Compare e Compre
Classificação do Blog: 5 lupinhas

Prometo falhar é um livro de crônicas que conta a vida de muitas pessoas, cada qual com suas perdas, ganhos, amores, falhas, amizades, declarações, etc, é uma séries de histórias narradas em primeira pessoa, retratando o amor de diversas formas.

Confesso que não conhecia o autor antes dessa leitura e fiquei fascinada o quanto ele é admirado por quem o conhece, por quem lê suas obras.

Prometo falhar é como um caderno de poemas que passou por várias mãos, várias vidas com "vidas" inacabadas, outras completas, outras por se realizar. É apaixonante como a leitura consegue fazer o leitor ler o drama de outrem e se infiltrar no poema como se ele estivesse naquela história e acabar por se sensibilizar por tudo aquilo.

"De que são feitas as palavras senão do material do que te amo"

O amor em sua maioria como é delineado no livro de Freitas, vem com a compreensão de que esse sentimento não poderia ser conceituado tão unicamente, se cada um o vivencia de proporções completamente diferentes mesmo que sua essência seja pura e simples.


A verdade é que o ser humano na sua mais complexa vida no qual deveria ser tão simples, pede por um amor que sorria todas as manhãs, que aperte com força sua mão, que dê um olhar diferenciado, uma palavra doce, que faça sorrir ou irrite nos momentos inapropriados, ou até chore pedindo sua atenção. Em outros casos, se pede ao menos a oportunidade de ser feliz novamente, depois de uma vida tão árdua e sofrida, ou mesmo a busca por uma razão de viver.




Foi agradável e emocionante ler todas essas crônicas, outras me fizeram rir pela forma como foram retratadas, é simplesmente incrível como Freitas escreve lindas histórias como se ele fosse tantas pessoas juntas. Mas sim, deu para perceber um pouco do escritor em cada uma delas, mas ainda sim, é profundamente envolvente e trabalhado.



Confesso que já virei fã do autor, nem preciso dizer que ele (foto acima) é bem charmoso (não virei fã por sua beleza, que fique bem claro, rs) e espero ler outras obras e me apaixonar mais ainda por sua escrita tão delirante e doce. E foi um pouco difícil encontrar as palavras certas para descrever o sentimento que tive do livro, porque cada história tinha suas situações diferenciadas, e me passaram sentimentos diversos e inexplicáveis.

A capa é linda e inquietante, como mencionei no início, faz o leitor achar ser um romance narrativo, mas na verdade são várias crônicas, então olhar para todas elas juntamente com a imagem da capa, o que pensar? Ser diferente? A garota estar no contrário faz todo sentido, não acham? Não ser perfeito... quem precisa ser perfeito para ser feliz? Eu não preciso.

Os capítulos não existem porque não há necessidade quando a intenção é enganar o leitor (risos), são crônicas, então no meu parecer, no modo geral é simples e engenhoso, sem precisão de ilustração, só as histórias por si só já mexem com o leitor. Simples assim. Por tudo o que disse, merece 5 lupinhas.


Quem leu, o que achou? E quem não leu, leia, vai se apaixonar <3


Até a próxima! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design