27 de ago de 2015

Blogosfera Literária: União de mídias ou exclusão do blog?

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Vamos para mais um episódio da série blogosfera literária.
O tema de hoje foi sugerido pela Miaka do blog Um Sofá à Lareira.

Se você ainda não viu a série sobre a Blogosfera literária, peço que olhe rapidamente as primeiras portagens, para entender o texto de hoje:  Criar um blogSer colunista de um blogCriar um Clube do livropolêmicas na blogosfera e por que temos preconceito?



Diante de tantas mudanças na blogosfera, hoje conseguimos ver: vlogs literários, instaliterários e todas as redes sociais possíveis sobre literatura, mas será que essas redes irão exterminar os blogs?


Claro que não pessoal. As redes sociais atuais não irão acabar com os blogs. Pare e pense:

1- A postagem do snapchat pode ser pesquisada em 2018?
2- Aquela resenha no instagram pode ser facilmente encontrada em 2020?

E a resposta é não.

As redes sociais são ótimas para a interação entre os leitores, para colocar assuntos não tão explorados no blog ou até mesmo para dividir a sua vida normal, fora da blogosfera, mas centralizar postagens, resenhas e assuntos pertinentes sobre a blogosfera literária ainda cabe ao blog. Afinal o nome é blogosfera literária, não é mesmo? Aqui, se você for organizado e usar corretamente as marcações, você vai facilitar e muito a vida do seu público, além do conteúdo ser facilmente acessado no futuro.

E outra, você vai ter essa energia toda para alimentar todas as redes sociais que existem e que virão a existir? Se sim, parabéns! Caso contrário, você assim como a maioria das pessoas, vai priorizar 80% do trabalho em um lugar (blog) e utilizar as redes para compartilhar esse conteúdo.

Um estudo realizado já constatou que as pessoas utilizam mais as redes móveis em relação aos notebooks e desktops. Eu tiro por mim, adoro ver a netflix no celular, navegar pelo youtube e ler blogs literários, mas mesmo acompanhando as redes sociais, vou no blog ou site, para verificar todo o conteúdo daquele dia ou semana. Sem falar, que sempre tem uma surpresa no local centralizador de conteúdo: um sorteio, uma entrevista, uma dica, etc.

Portanto queridos, acalmem os corações de vocês. Os blogs não irão acabar, o que está acontecendo é a necessidade do administrador do blog saber utilizar a força das redes sociais para impulsionar ainda mais o conteúdo do blog. Além, lógico, de interagir com o seu público e diversificar um pouco, do seu conteúdo habitual.

Gostaram do tema de hoje?
Até a próxima!
Fonte da foto.
Fonte da 2ª foto.

Update: O publishnews fala sobre uma parte do tema de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design