21 de ago de 2015

Blogosfera Literária: Por que temos preconceito?

Antes de iniciar a postagem, eu peço desculpas por não ter conseguido postar ontem.
Para quem não sabe, toda semana eu enfrento a BR e ontem cheguei muito cansada e com a internet oscilando, ficou impossível.

Se você ainda não viu a série sobre a Blogosfera literária, peço que olhe rapidamente as primeiras portagens, para entender o texto de hoje:  Criar um blogSer colunista de um blogCriar um Clube do livro e polêmicas na blogosfera.

Mas, vamos ao tema de hoje:

Por que temos preconceito?

E aqui, vamos analisar o porquê do brasileiro ter preconceito com a literatura nacional.

Todo mundo sabe que, a nossa formação cultural foi bem peculiar, ainda mais com a mistura de raças, credos, fazendo de nós um povo sem igual. Isso é fato já aclamado, por isso temos tantos artistas e mentes brilhantes como exemplares dessa miscigenação. 

Porém, até hoje esse tema é colocado em pauta: Qual o motivo do brasileiro não aceitar o autor nacional? A literatura nacional? E comprar alucinadamente livros/filmes de fora?

O tema foi recentemente abordado pela escritora Laisa Couto, que escreveu a sua experiência e a experiência de amigos em uma feira. Achei válido o texto, pois temos que analisar sempre a visão do outro e parar de achar que tudo é teoria da conspiração.


Bom, na minha opinião, (o debate está aberto e desejo a participação de vocês) o brasileiro desde o início teve a consciência de colonia, só agora começou a mudar, por isso é super natural receber o que vem de fora como algo tão maravilhoso, que não teria chance de ter algo assim aqui. 

Para vocês terem uma ideia, a maioria dos brasileiros hoje não é nacionalista (não sabe o hino nacional, não tem amor pela bandeira e só relata as tragédias do país) e isso é refletido em todos os setores. TODOS!


Pare e pense: Você sabe o hino nacional completo? O hino da bandeira? O hino do seu estado? O hino da sua cidade? Sabe de cor um filme brasileiro que tenha ganhado prêmios? Ou uma obra nacional? 

Se sim, parabéns! Você é um dos poucos atentos a cultura nacional.
Agora se não, você inconscientemente foi enquadrado no público alvo.
E não fique revoltado com essa constatação. Nós agimos assim sem termos noção do direcionamento.

Voltando para o ramo da literatura, para um autor nacional publicar é muito mais complicado que um americano, apesar de hoje já ter melhorado e muito com a amazon e wattpad. Mas, o gasto com feiras, material publicitário e até com marketing é bem alto. Para quem está começando então, algo que até assusta. 

Já nós blogueiros, conseguimos parcerias com editoras, através de uma seleção (na maioria das vezes bem concorrida) e quando vamos solicitar livros, solicitamos aqueles de fora, que são bem cotados por blogueiras americanas, inglesas, etc. Mas, cabe a nós fazermos como elas, analisar o que é daqui também. Vamos parar com esse preconceito contra a literatura nacional.

Mas, você pode até me dizer:
- Não gosto de fazer parceria com autor nacional, pois a maioria não aceita bem as críticas.

E eu vou dizer:
- Não faça parceria!
Compre o livro, leia, faça a sua resenha. 

Se aquele autor não sabe ler críticas, ele demonstra que não está preparado para o meio e que deve sair dele e com urgência. 

E você pode me dizer novamente:
- Eu não tenho dinheiro para comprar livro.

E eu vou responder:

- Analise no wattpad e amazon, você pode ler de graça várias obras nacionais. Participar de sorteios nas redes sociais, blogs e skoob. As opções são diversas.

E você pode até teimar:

- Ah, mas eu não gosto de ebook. Prefiro pedir livro para o autor.

Eu vou responder:
- A escolha é sua! 

Agora, dizer que não gosta por ter problemas com o formato é uma coisa, já dizer que não gosta porque quer filar livro de graça, é algo completamente diferente. 

E aqui vou escrever o que acontece na realidade. 
Muitos (que não são blogueiros literários) entram na blogosfera com o intuito de conseguir livro de graça e isso minha gente é completamente errado e acaba com o blogueiro literário. Sério mesmo! 
Se você ainda não resenhou nem os livros que você já tem em casa, você está fazendo isso errado.

Não estou dizendo que você falar com o escritor e informar a proposta do blog para uma possível parceria seja errado, mas parceria é uma mão dupla. O problema é só pedir e não divulgar, não resenhar, virando um verdadeiro acumulador de livro.

Você deve usar na sua vida a prudência, equilíbrio e a visão crítica.
Não se deixe levar por nada. Analise as coisas sempre!
Essa série de temas pode ser um pontapé para você entender como tudo acontece.

Essa é a minha visão, você pode ter uma diferente, mas assim como vou respeitar a sua, você deve respeitar a minha também. Assim é a vida em sociedade, seja real ou virtual. O seu direito começa, quando o meu termina. Cada um tem o seu espaço. 

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design