13 de ago de 2015

Blogosfera Literária: Polêmicas e sua posição enquanto formador de opinião

Boa tarde, caçadores!
Mais uma postagem sobre a blogosfera literária, que é muito mais que blogs literários, booktubers e redes sociais.

Se você ainda não viu a série sobre a Blogosfera literária, peço que olhe rapidamente as primeiras portagens, para entender o texto de hoje:  Criar um blog, Ser colunista de um blog, Criar um Clube do livro.

Durante quatro anos e cinco meses de blog, eu já vi tanta confusão sem necessidade, que diante das redes sociais, toma proporções meteóricas. Alguns conflitos em decorrência de crimes e outros por conflitos de opiniões.




Até hoje temos conflitos recorrentes como:

- plágio
- spoiler
- blogueiro x blogueiro
- blogueiro x autor
- autor x autor
- autor x editora
- editora x editora

E por aí vai.

Se você parar para analisar, as polêmicas não vão deixar de existir, pois há público para isso, mas cabe a você saber o seu papel diante disso tudo.

Você como blogueiro literário, quer queira quer não, é um formador de opinião. E você deve sempre ter o cuidado ao se pronunciar, seja no seu blog, seja em uma rede social, email, etc.

Além do ordenamento jurídico, o qual todos nós, enquanto cidadãos somos submetidos, você como formador de opinião não deve se deixar levar pela onda de conflitos, os quais, muitas vezes são cheios de problemáticas, que só irão fazer com que você fique taxado.

Hoje, diante da rapidez da informação, antes de se pronunciar sobre tudo, procure pesquisar, ver os dois lados do tópico e se algum amigo seu estiver envolvido em um problema, chame ele no reservado e tente ajudar como pode.

Assim conseguiremos reduzir os conflitos e povoar a rede com cultura, principal foco (ao menos deveria ser) dos blogs literários.

Perceberam como as mesmas pessoas que compartilham os conflitos são as mesmas pessoas que detonam a ou b por terem iniciado o conflito em questão?

E não estou falando para você ter sangue de barata (que na minha opinião, é um dos insetos mais espertos e resistentes do reino animal), não é isso. Mas, estou dizendo para você ser inteligente e não ser massa de manobra de ninguém. Saber se pronunciar e se defender de forma correta é algo que além de ajudar a sua imagem, faz com que você conquiste apoio.

Pare e pense: Em todos os conflitos que você já presenciou, quem teve apoio? Aquele que só sabia gritar, xingar e aumentar o conflito sem raciocínio lógico ou aquele que conseguiu explanar o seu posicionamento de forma clara e coerente? 

A maioria das pessoas (não todas, graças a Deus) adora ver o circo pegando fogo, mas depois critica aquele que iniciou a fagulha. Pense nisso.

Por isso, tenha foco sempre. O seu foco é ser o melhor blog da atualidade? Atenha-se a esse objetivo. O seu foco é realizar um projeto na sua cidade? Atenha-se a esse objetivo. 

A postagem de hoje é geral, pois senti a necessidade de escrever sobre esse tema, que nos dias atuais anda muito recorrente.

E você? O que acha disso tudo? Aguardo os comentários.

Até a próxima!


6 comentários:

Joe Almeida disse...

A maioria das pessoas gostam de uma confusão a mais. Vejo alguns blogueiros com raiva das editoras porque não foram escolhidos como parceiros. Só que as editoras escolhem quem elas querem e, até mesmo, quem realmente quer ser parceiro, terá paciência e se dedicará para melhorar seu trabalho e assim conseguir sua tão sonhada parceria. Gostei do post. Continue a falar sobre a blogosfera.

Caçadora de Livros disse...

Obrigada pela presença e comentário Joe! ^^
Realmente, as pessoas estão intolerantes, não sabendo lidar com frustrações. Espero que essa onda de raiva seja superada.

Kleris disse...

Polêmica a gente vê quase todos os dias, estou até estranhando que anda muito calmo esses tempos... A gente não sabe mais o que esperar, porque às vezes começa de algo tão pequeno e vai bater em algo que não tem nada a ver, funcionando como um pontapé pra outras questões. O blogueiro tem que saber se informar antes de expressar qualquer coisa, porque aí, como eu disse, uma mínima desconsideração vai levar a discussão pra outros lados e estourar coisas que nada tem relacionado com a primeira causa. É preciso também saber como e quando se manifestar, pois, por mais que seja bem-intencionado, uma má hora e uma má argumentação pode fazer tudo ruir abaixo. Existe, afinal, a tal black list.

livrosevitrolas disse...

Olá, Fernanda!
Confesso que estou um pouco assustada com seu post, criei a pouco um blog ( semana passada). Porém o fiz com a intenção de transmitir minhas impressões sobre livros e melhorar minha forma de escrever no dia a dia, espero não ter problemas.
Caso queira conhece-lo e deixar sua opinião https://livrosevitrolas.wordpress.com/

Abraços, Luh.

Caçadora de Livros disse...

Kleris, realmente o mundo anda bem estranho, ainda mais na blogosfera.
Já vi até comunidades só para falar mal de alguém ou blog.
Enfim, super triste isso.

Caçadora de Livros disse...

Luh, obrigada pela presença aqui.
Olha, não fique com medo não. Saiba que tem muita coisa na blogosfera e você tem que estar preparada para tudo. E seja bem-vinda!

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design