19 de jul de 2015

Top School! - Seleção Natural (Toni Brandão) @EditoraNacional

Boa tarde caçadores!!

Nesta tarde tão exímia, venho com uma agitação muita boa:

Companhia Editora Nacional
Ano: 2014
Páginas: 303
Skoob
Classificação no Skoob: 3.5
Compare e Compre
Classificação do Blog: 3 lupinhas

Seleção Natural é o volume 1 da série Top School! no qual o segundo volume é Beleza Roubada (em breve farei resenha dele) e o terceiro volume Código Secreto ainda será lançado. 

A série Top School! é  Literatura  Juvenil  escrito por Toni Brandão, autor brasileiro no qual tem outros livros juvenis lançados como Cuidado: Garoto Apaixonado, O Garoto Verde, Os Recicláveis! e Perdido na Amazônia.

Mas o que é toda essa agitação? "Assistir ao novo filme do vampiro? Comprar ingressos para um show? Fazer testes para dançar na turnê da Rainha do Pop?" 
Não, apenas... fazer teste para ingressar na Top School!! 

São 20 jovens belos, espontâneos, radicais, cheios de talentos e paixão que deverão passar por vários testes e ser definidos dentre aproximadamente 2.000 candidatos para entrar na escola de modelos mais bem sucedida de Antônia. E pensa na confusão? Todos esses jovens juntos em filas aguardando ansiosamente sua vez para entrevistas, fotos, passarelas, vídeos e contando com suas belezas e talentos para serem selecionados! 


Existe um grupo de jovens - Mia, Alice, Ben, Guel, Malu, Indira, Ivan, Klau, Ingrid e alguns outros - que se conhecem no decorrer dos testes e têm suas características bem distintas, tirando as jovens Mia e Alice que além de aparecerem com roupas idênticas, são parecidas em tantas coisas que faz questionar a ligação de ambas.  Esses jovens acabam criando um laço de amizade e outros de inveja e ódio competitivo como a Malu que implica com tudo e todos só para conseguir sua tão desejada vaga.

Apesar todos serem altamente gatos e gatas buscando uma vaga em uma escola de modelos promissora, a dona da instituição Antônia busca/faz uma seleção natural desses jovens para mostrar que ser modelo vai muito além da beleza superficial, requer esforço, dedicação para realizar seus sonhos com competência. Será que esses jovens com suas confusões vão compreender o que Antônia quer deles? Quem serão os 20 candidatos selecionados? O que acontece afinal na cabeça de Ben em relação a Mia e Alice? E quem são essas duas garotas afinal? Será que a presunçosa Malu vai conseguir ingressar na escola de modelos?

***

A história é contada em 3º pessoa, relatando a vida desses  jovens conhecendo-os no decorrer da trama. No começo fiquei um pouca confusa em relação aos personagens, porque são muitos gente!! Fiquei confusa até se Mia era Alice ou se Alice era Mia, uma confusão. Mas, no decorrer da história você vai se acostumando.

Achei a linguagem que Toni Brandão usou bem dinâmica e curta, fazendo com que o leitor se prenda na imaginação das narrações. A diagramação é muita boa, com essa linguagem que mencionei, curta e o espaçamento entre as linhas bem maiores que o normal com fonte grande. As folhas são de cor marrom claro (um colírio para os olhos eu diria!) com algumas ilustrações, lisinhas e sua capa me faz lembrar o meu jeans, você toca e sente a textura. 



Enfim, é uma leitura que com certeza recomendaria para os jovens lerem, dá para ler rápido e aproveitar as mensagens de aprendizagem que o autor deixa, como preconceito, diferença, amizade, sonhos, e tantas outros temas que devemos analisar e levar para a prática no dia-a-dia.


Espero que tenham gostado, e quem já leu, o que acharam?

Até a resenha de Beleza Roubada! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design