30 de jul de 2015

Blogosfera Literária: Participar de um blog ou fazer o meu? 2ª parte

Bom dia caçadores!
Tudo bem com vocês?
Preparados para a segunda parte?
Bom, antes de começar a segunda parte, vou escrever sobre tópicos elencados por Almiceia e por Joe, em relação a 1ª parte dessa série.
Para quem não sabe o que estou falando, na primeira parte eu falei o que há de bom e ruim em ser dono de um blog literário.

O tempo pode ser incluído no tópico conteúdo próprio: 

O Joe perguntou como é o meu cronograma de postagens. E Almiceia perguntou como eu faço para organizar o meu tempo. Respondendo ao dois, graças a Deus que hoje tenho colunistas e cada colunista tem o seu dia, porém se houver algum problema eu tenho que ir e postar uma matéria, por isso a importância de postagens programadas. O blogger tem esse recurso. Você faz a postagem e programa para um determinado dia ou horário e se houver algum problema na postagem de algum colunista, eu coloco aquela matéria naquele dia. 

Mas, geralmente eu produzo textos nas segundas, terças e domingos. Volta e meia produzo e publico no dia, mas hoje trabalho com a programação de postagens, assim o blog não fica desorganizado e vocês conseguem  informações durante a semana.
Acredito que consegui responder tudo. E agora vamos para o tema de hoje:



Vantagens e desvantagens de ser colunista de um blog.

Desvantagens:

1- Você vai participar de uma seleção antes de ser colunista.
Você viu um blog e gostou dele. Quer escrever e já sabe até o tema, porém antes de tudo isso, você vai ter que passar por uma seleção. Geralmente os donos de blog pedem para você falar um pouco de si, o que gosta e qual a ideia para a coluna. 
Lembrando que aqui, o português é fundamental, afinal você vai participar de um blog que já existe e não pode destoar dele. Você precisa ter mais cuidado, afinal você vai fazer parte de um blog e deve aceitar as sugestões que o dono do blog vai te passar, pois assim você vai melhorar mais e mais. 
Como tudo na vida, seja ético, seja simpático e aprenda com as dicas que serão passadas.

2- Você vai ter um dia na semana para mostrar quem você é.
Como colunista, você vai precisar mostrar quem você é para o público do blog, que já é acostumado com o administrador. Para conquistar esse público, você deve mostrar quem você é. Seja no conteúdo, seja no modo de escrever, no modo de falar (vídeo), você precisa deixar a sua marca. Seja um integrante da equipe do blog e não apenas um enfeite. Você vai precisar seguir o formato do blog (uso de tags e links), para não fugir do padrão do blog, porém você deve sim fazer com que aquele texto tenha a sua cara.

Vantagens:

1- Livros para resenha.
Você vai receber livros para resenha de acordo com o seu gênero preferido. O administrador entra em contato com os colunistas e apresenta as opções de livros para solicitação. O colunista escolhe e aguarda o livro para resenha, porém se o livro não chegar (em decorrência da entrega "rápida" dos correios), você vai precisar colocar conteúdo no lugar. Tem livro em casa que já leu e ainda não resenhou? Resenha ele no blog. Você é um colunista, aceitou o papel de ajudar o blog e a falta de livro não é desculpa.

2- Você já entrou em um blog estruturado.
Preocupações com entrega de brindes e parcerias é algo que nem vai passar pela sua cabeça.
Essa parte administrativa é responsabilidade do administrador do blog.
Você entrou em um blog que já tem parcerias, já tem público e já é conhecido, por isso, você só vai ter que postar o seu conteúdo e se quiser ajudar o blog, divulgar as postagens e cuidar das divulgações das editoras que toma de conta. 

3- Possibilidade de criar o seu próprio blog.
Quando você é um colunista, você automaticamente consegue com o tempo pegar o jeito da blogosfera e tão logo pode criar o próprio blog. Muitos podem achar que isso seria uma traição para o blog "mãe", mas não é. Existem blogueiros que são colunistas e que possuem o próprio blog. Eles possuem mais trabalho, claro! Mas, eles possuem consciência disso. A possibilidade de ser colunista faz com que você seja conhecido pelas pessoas, o que torna muito mais fácil o seu futuro blog ser conhecido rapidamente.

Existem vários estilos de colaboração pela blogosfera, mas eu tenho em mente a que faço com meus colunistas. Se você perceber que está sendo prejudicado de alguma forma, seja sincero e procure algo melhor para você. Seja sincero com todos inclusive consigo mesmo.

Gostaram?
Aguardo os comentários de vocês.
Até próxima semana com mais um tema sobre a Blogosfera Literária.


2 comentários:

Joe Almeida disse...

Olá!
Obrigado por me responder. Essas suas postagens sobre a Blogosfera Literária estão muito boas. Elas servem para tirar muitas dúvidas. Continue com elas. Gosto de ler resenhas que deixam transparecer a verdade de quem as escreveu. Você já foi colunista em um outro blog?

Caçadora de Livros disse...

Joe obrigada pela visita! ^^
Eu fui colunista em uma coluna de jornal, mas isso depois do blog.
Comecei com o meu blog mesmo, mas eu fiquei cerca de dois anos acompanhando vários blogs, sendo leitora. ^^

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design