17 de mai de 2015

As cores, o tempo e nós (Beatriz D'Oliveira e Manu Veloso) @EditoraLumos

Boa noite caçadores!!

Tudo bem, como estão?

Bem, quando imaginamos um romance ideal, o que imaginamos? Um romance liberal? Uma tentativa de fugir dos padrões como Romeu e Julieta? Ou um romance que apostou o presente de forma natural?

Editora Lumos
Compre o Ebook
Skoob
Classificação pelo Skoob: 4.7
Minha Classificação: 3 lupinhas


As cores, o tempo e nós é uma trama que levei um tempo para entender que é um Romance, porque a história fluiu tão natural e tão cheia de cumplicidade entre as protagonistas, o que é tão diferente daquelas paixões enlouquecedoras à primeira vista que lemos, que só depois parei para analisar como seria na vida real um romance verdadeiro.

A história se passa na década de 60 no encantador Rio de Janeiro e conta a vida de duas garotas com personalidades distintas que se esbarram no primeiro dia de aula no Internato Feminino Barão de Mauá. 

Helena, "a morena", é uma garota de 17 anos muito inteligente e pró-ativa, diria também um tanto ousada quando quer as coisas do seu jeito e pessoas assim enfrentam seus desafios com mais perspicácia e facilidade.

Rebecca, "a ruiva",  é uma garota dissocial que tem um dom muito especial e incrível, claro que só para os outros, por ela, se pudesse, não teria nada disso. Isso porque ela prevê o futuro e nada pode fazer para controlar...não da forma como queria.  

A partir do momento que Helena entra na vida de Rebecca, de alguma forma inexplicável, todas suas visões são voltadas para "a morena" agitadamente e ela monta estratégias de ficar bem longe da morena para evitar essas visões que se misturam ao seu presente impedindo-a de viver a vida real.

                           "Eu preciso ter um bebê. Vovó disse que parou de ter visões quando teve meu                                                            pai. Eu preciso ter um bebê..."

À primeira vista, poderia dizer que a vida de Rebecca é bem problemática, para começar com esse dom que é passado de geração em geração pelas mulheres de sua família. Mas não, a verdade é que ambas vidas das meninas são problemáticas, mas cada uma encara de forma diferente, e agora unidas, vivem uma vida mais cheia de expectativa e colorida.

O que achei legal no livro, é que a história segue em datas, fazendo o leitor acompanhar desde o início das aulas seguindo o semestre e ano. E cada dia que elas vivenciam, suas dores, seus passados confidenciados,  suas paixões, suas amizades, noites no terraço, céu estrelar, finais de semana, estudo... cada qual com sua cor, seu sentimento nunca antes compartilhado. 

Enfim, é um sentimento que talvez passe uma vez na vida...o amor... e se não souber agarra-lo ou percebe-lo, passará tão despercebido quanto uma vida monótona pode passar. E sabe, não dá para prever o que pode acontecer na vida de ambas, apesar de Rebecca ser vidente, mas não garante seus futuros, porque a vida é feita de escolhas e escolhas estas podem mudar tudo.

E claro, um relacionamento que para muitos não poderia existir, que poderiam achar fora do "padrão", ainda mais numa década como a que passa na história, onde tudo era muito tradicional. O tempo mudou, mas o preconceito existe até hoje ou mesmo o fato não aceitar o que é natural, inevitável... amar.



Sobre os personagens, tem um que daria um chocolate para conhecer na vida real: o pai de Rebecca. O cara deve ser podre de lindo, pense... alto, forte, olhos azuis, gentil, sozinho...haha. Eu me simpatizei pela Antônia, amiga inquestionável de Rebecca, uma garota que amaaaaa ler literatura (como eu, haha), mas é muito na dela, tem medo de falar o que pensa sobre as pessoas e cede tudo para manter amizade com Rebecca, não é uma garota de atitude. 

 Não dá para pautar a diagramação porque o livro em si é em ebook, mas posso imaginar como seria o livro impresso, garanto que seria muito bom. A escrita de Oliveira e Veloso é bem gostosa de ler, mas recebi o ebook com falhas em várias palavras, o que pode prejudicar a leitura.

A capa é muito fofa, dá um toque suave comparado com um futuro aparentemente previsível mas cheia de turbulência e confusão assim como é a fase adolescente. 

Merece 3 lupinhas. :3

Espero atiçar a curiosidade dos leitores, porque falei só um pedaço da história, muita coisa boa tem para descobrir.

Até a próxima! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design