7 de fev de 2015

Drácula: Uma história de mistério (Bram Stoker) @Landmark

Bom dia caçadores!
Tudo bem?

As duas últimas semanas resenhei o filme de 1992 e a série deTV sobre Drácula de Bram Stoker e hoje a resenha é do tão famoso livro deste sedutor ser das trevas e confesso que andei comparando com o filme de 1992 e logicamente percebe-se que a história original é sempre melhor né, rsrs. Então vamos lá!


Editora Landmark
Edição Bilíngue Português Inglês
Média do Skoob: 4.2
Classificação: 4 lupinhas

A obra Drácula foi publicada por Bram Stoker em 1897 e como o autor sempre escreveu histórias, ela veio como um romance epistolar, baseado em contos, cartas, reportagens de jornais, folclore da Transilvânia com um personagem real (o rei Vlad, o Empalador), etc, o que deixou a história bem real. 

A edição da editora Landmark dispõe além da história integral de Drácula, o primeiro capítulo de uma coletânea de nove contos de autoria de Bram Stoker, publicada dois anos após sua morte em 1912 pela editora "George Routledge and Sons Ltd" e editada pela viúva de Stoker, Florence Bram Stoker intitulado O convidado de Drácula. 


A história de Stoker se passa integralmente através de relatos, diários, cartas, correspondências dos personagens Jonathan Harker, Mina Murray, Lucy Westenra, Dr. Seward, Van Hellsing, Quincey P Morris, Arthur Holmood e jornais locais, e ela vai sendo encaixada a medida que o terror toma conta dos personagens quando relatam suas experiencias com o sobrenatural. Drácula vai sendo contado através desses relatos, bem como suas ações, quando este chega em Londres.

A trama inicia com o viajante Jonathan Harker indo se encontrar com Conde Drácula em seu Castelo na Transilvânia à pedido do Sr. Hawkins(seu chefe) para fechar negócio da compra de uma residência em Londres. Harker relata em seu diário toda a viagem até chegar no castelo e os acontecimentos estranhos que ocorreram durante a mesma.

Durante sua estadia no Castelo do Conde, Harker conhece a biblioteca particular de Drácula repleta de obras relacionadas a Inglaterra, então percebe que o Conde já estudava o país inglês e sua língua há muito tempo. Harker passa por situações bem complicadas no Castelo, pois percebe que se torna prisioneiro do Conde quando este pede que fique por mais um mês, manipulando suas ações para fazer com que Harker seja sua presa até o final e ninguém notar seu desaparecimento. Entretanto Harker traça um plano de fuga. 

Durante o período de desaparecimento de Harker, o Conde Drácula chega a Londres através de um navio (tudo planejado) como foi reportado pelo jornal "The Dailygraph" durante uma enorme tempestade. O navio bate no litoral e um "cão" sai de dentro do convés e desaparece. Há um cadáver amarrado ao timão do navio. A partir dessa tempestade muitos acontecimentos de horror iniciam na Londres Vitoriana. 

Através da troca de cartas entre Lucy Westenra e Mina Murray (são melhores amigas) são detalhadas as suas aflições com o desaparecimento de Harker (noivo de Mina), as propostas de casamento de Dr. Seward,  Quincey P Morris e Arthur Holmood para com Lucy, que resulta no noivado de Lucy com Arthur. 

Lucy Westenra passa por uma situação aterrorizante: é mordida por Drácula e Van Hellsing surge na história para tentar salvá-la juntamente com Dr. Seward,  Quincey P Morris e Arthur Holmood seu noivo.

Quando Harker aparece através de uma carta da irmã Agatha do Hospital de São José e Santa Maria em Budapeste, relatando seu estado, Mina vai a seu encontro e se casa com Harker. 

Durante a trama através dos relatos, ocorrem diversos desaparecimentos na grande Londres. Van Hellsing, Harker, Mina, Dr. Seward,  Morris e Arthur  investigam ligando os fatos a Drácula e começam uma caçada insana para encontrar o paradeiro do Conde e matá-lo. Só que Mina é mordida durante uma dessas investidas. O grupo continua buscando a destruição de Drácula afim de salvar Mina da maldição.

A obra em si difere das diversas versões produzidas como a série de tv e o filme que resenhei, Drácula é um ser das trevas sem um pingo de sentimento que se transforma em diversos animais e manipula os elementos naturais para dominar o mundo como relata Van Helling na obra. E também não existe um romance entre ele e Mina e sim o desejo de transformá-la em sua serva. 

Eu particularmente amei a obra, porque ela mostra o mais profundo medo que o ser humano sente por pequenas coisas e como ele faz para combatê-lo.


E agora a classificação:


Capa: 5, só pela capa dura, mas não é atrativa.



Conteúdo: 10,o relato através de epístolas foi ótimo, envolve o leitor na trama. 



Diagramação: 10, o papel é excelente e as letras muito bem ajustadas conforme o andamento da história, o que não cansa a vista.



Até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design