22 de dez de 2014

[Divulgação] Blogs de Letras News, toda a Blogosfera Literária reunida em um mesmo lugar @blogsdeletras

A internet é tão diversificada e capaz de abordar tantos assuntos ao mesmo tempo, que as vezes ficamos perdidos diante a tantos compartilhamentos nas redes sociais, tornando difícil filtrar o que realmente julgamos relevante, interessante, útil, ou simplesmente do nosso interesse. O que normalmente constitui uma porcentagem bem pequena de toda essa informação aleatória jogada em nossas telas.

Perante tantas notícias, pelo menos os amantes da literatura já podem contar com um lugar construído especificamente pra suas esferas de interesse, o 'Blogs de Letras News', um site colaborativo que reúne os melhores blogs literários em um mesmo lugar. Ainda funcionando em uma versão beta, mas já cumprindo o seu papel, este agregador literário, o primeiro que se tem notícia na internet, agrupa as postagens mais fomentadas da blogosfera literária e disponibiliza em uma edição diária seguindo o clássico formato de um jornal.

'Blogs de Letras News' é fruto do evento homônimo idealizado pelo  site do Publishnews e o Pavablog. Algo que iniciou como um simples encontro de blogueiros literários para discutir suas relações com as editoras, e acabou tomando proporções gigantescas, expandindo suas fronteiras e agora rendendo espólios aos seus leitores. No site você encontrará resenhas, dicas de leitura, notícias de lançamentos, novidades das editoras e todo tipo de abordagem exclusiva sobre o universo dos livros. Não precisa mais perder tempo procurando o assunto pela internet.

17 de dez de 2014

Um Presente Animal ;D @Novo_Conceito

Ivan Natal

Gossip Girl: Só Podia Ser Você - O Início (Cecily von Ziegesar)


Bom dia, Caçadores!


Ed. Galera Record
420 páginas

Outras resenhas da série:

Vol. 03 - Eu Quero Tudo!
Vol. 04 - Eu Mereço!
Vol. 08 - Nunca Mais
Vol. 09 - Vai Sonhando
Vol. 11 - Não me Esqueça


Todos sabem pelos livros ou pela série de TV que tudo começa com Serena van der Woodsen voltando do colégio interno para qual foi misteriosamente, certo? Errado! Em Gossip Girl o Início, a fofoqueira mais badalada e bem informada nos conta como tudo aconteceu antes do furacão loiro voltar para o Upper East Side.

Serena, Nate e Blair são amigos desde a infância e ambas são apaixonadas pelo maconheiro de quinze anos. Entretanto Serena esconde os seus sentimentos enquanto Blair ataca o garoto. Nate é aquele típico garoto que não sabe ainda o que quer, então ele fica dividido entre as duas, mas acaba entrando num relacionamento com Blair.

Nesse livro sabemos mais sobre como Dan, o garoto solitário e viciado em café e cigarros, conheceu Vanessa, que antes não era uma gótica careca e estranha. Descobrimos como os peitos de Jenny cresceram tao rápido e o quanto ela era infeliz quando eles ainda eram pequenos. 

De todos os livros da série esse foi muito ruim. Não é uma leitura não recomendada, mas simplesmente acho os outros livros mais interessantes e divertidos. "E lá vão eles de novo, fazendo história" - página 403.



14 de dez de 2014

#RetrospectivaCDL2014 Clube de Leitura Penguin @ciadasletras @c_delivros @ClubedoLivroMA

Boa tarde, caçadores!
Ao final de dezembro irei fazer uma retrospectiva com tudo o que aconteceu em 2014. |º/
E para começar com o pé direito, irei falar um pouco do Clube de LeituraPenguin, afinal no próximo sábado (20), vou mediar a última edição de 2014.

O Clube de Leitura Penguin é um projeto da Companhia das Letras.
Baseado nas experiências norte-americana e inglesa,  o projeto ganhou dimensão nacional pela parceria firmada em 2010 entre a Editora Companhia das Letras e a Penguin.

Nesses lugares (Estados-Unidos e Inglaterra) os clubes de leitura têm historicamente contribuído não apenas para a consolidação de um mercado editorial forte, mas também para a formação de um público leitor amplo. Na Inglaterra, por exemplo, estima-se que hoje aproximadamente 500 mil pessoas participam de clubes de leitura, reunindo-se esporadicamente em livrarias, bibliotecas, escolas e na casa dos integrantes do grupo para discutir e compartilhar suas leituras dos mais diversos títulos. Este referencial, aliado à pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que nos mostra que o brasileiro em idade escolar lê em média 3,7 livros por ano e que esta média cai após o término dos estudos, motivou a criação de um projeto de incentivo à leitura e formação de leitores.

O projeto no Maranhão, mediado por esta Caçadora que vos fala, começou em 18 de outubro de 2014, com o livro Clarissa de Érico Veríssimo, entretanto, a minha conversa com a Maria (linda, muito obrigada!) da Companhia das Letras havia começado bem antes, em agosto de 2014.


12 de dez de 2014

[Divulgação] Lançamentos @sextante


11 de dez de 2014

Ranking de Leitores - Novembro 2014

Boa noite, caçadores!
O Ranking de Leitores demorou um pouquinho, mas hoje temos o resultado. |º/


Momento do suspense...

[Divulgação] Kipling Shoes para personagens literárias @KiplingBR

Boa noite, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Vocês sabem que nesse mundo literário de meu Deus, muita coisa acontece.


Agora, já parou para pensar se as nossas personagens preferidas ganhassem vida e fossem viver conosco em 2014? Tantos estilos, personalidades e jeitos diferentes, mas todas estilosas, claro. ;D

Pensando nisso, semana passada, passei por duas lojas em São Luís, que revendem sapatos da Kipling e ao saber sobre a nova coleção Kipling Shoes, criada para as mulheres de verdade, em todas as suas fases, selecionei os sapatos de acordo com os estilos das personagens (e com os das caçadoras que acessam o blog), que assim como nós, merecem um mimo. ;D



Anita Blake, é uma personagem criada pela escritora Laurell K Hamilton. Ela é a personagem principal da série "Anita Blake: Vampire Hunter. Por ser uma mulher forte, corajosa, necromante e agente especial, ela precisa de sapatos confortáveis, para se locomover e até para correr (lidando com monstros, ou você enfrenta ou corre). 


O sapato escolhido atende justamente a característica firme da personagem, mas sem deixar de lado o estilo:

[Divulgação] LUÍS CARLOS PRESTES @ciadasletras

LUÍS CARLOS PRESTES -
Um revolucionário entre dois mundos

O longo percurso de vitórias, contradições e derrotas de Luís Carlos Prestes, um dos líderes políticos mais influentes do Brasil no século XX.

Brilhante estrategista militar, comandante da lendária marcha guerrilheira que leva seu nome, alto dirigente comunista e ideólogo da esquerda durante várias décadas, Luís Carlos Prestes é de um protagonismo inquestionável na história política do Brasil entre os anos 1920 e 1980. 
A bibliografia sobre o “Velho” e sua longa trajetória de lutas sempre se ressentiu, entretanto, da ausência de um relato biográfico equilibrado e completo, à altura de suas grandezas e contradições. Amparado em documentos e depoimentos de primeira mão, muitos deles inéditos, Daniel Aarão Reis - professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e respeitado historiador das esquerdas brasileiras - agora preenche essa lacuna com uma ambiciosa investigação sobre o homem por trás do mito do “Cavaleiro da Esperança”.

[Divulgação] Oficina Recreativa @sextante

Bom dia, caçadores!
A dica de hoje vai para os caçadores do Rio de Janeiro:

Youtube Twitter Facebook

10 de dez de 2014

[Divulgação] Livros para o Natal @VREditorasBR


Livros são sempre ótimas opções para presentear quem se gosta, principalmente no Natal, data marcada pela troca de presentes entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Para celebrar esta data sem errar, as Editoras Peirópolis, V&R e Berlendis & Vertecchia prepararam uma seleção especial dedicada aos amantes da literatura. Com temas variados, a seleção traz obras voltadas para o público feminino, masculino, família, jovem e infantil/adolescente.

A lista de livros sugeridos pela Editora Peirópolis conta com os títulos“Desequilibristas”, Fases da Lua e outros segredos” e “A Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil”. As obras da V&R Editoras são: “Vou lá buscar a noite e já volto” e “Preta, Parda e Pintada”. Já a Berlendis & Vertecchia Editores sugere as obras “Você, meu presente de Natal”, “Box Maze Runner” e “Diário de um banana – Maré de azar”.

Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse das opções de presente para o Natal: 


Desequilibritas – Editora Peirópolis: Escrito e ilustrado pelo músico, desenhista, escultor e poeta performático Manu Maltez. A obra reúne desenhos e gravuras sobre o universo do skate e descreve de maneira poética os embates entre o skatista e a cidade. O artista põe traço e verbo sobre as rodas deste que é um dos movimentos culturais mais interessantes do espaço urbano contemporâneo.

Título: Desequilibristas
Autor: Manu Maltez
Ilustrador: Manu Maltez
Páginas: 112 


Fases da Lua e outros segredos – Editora Peirópolis: Com trinta e dois segredos, a escritora Marilda Castanha narra, em delicados microcontos, conversas entre irmãos e ternos diálogos entre pais e filhos. Alinhando e harmonizando textos e imagens, a autora transforma crianças em protagonistas, convida os pequenos leitores a se identificarem com as frases engraçadas, sérias e surpreendentes presentes na narrativa, e os adultos a redescobrirem a linguagem, a espontaneidade, o humor e, principalmente, a poesia que existe na percepção de mundo das crianças. Escritos a partir de epifanias dos filhos da autora com o ilustrador Nelson Cruz, Cecília e Nino, os contos combinam uma série de surpresas com uma linguagem poética. 

Título: Fases da Lua e outros segredos
Autora: Marilda Castanha
Ilustradora: Marilda Castanha
Páginas: 48

A Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil – Editora Peirópolis: O livro, de autoria de Magda Pucci e Berenice de Almeida, traz uma grande viagem pela riqueza musical cultivada por tribos indígenas em diferentes regiões do país. Com ilustrações de Joana Resek, a publicação percorre um longo caminho para explicar cada detalhe dos sons retirados das florestas, as tradições culturais e a linguagem utilizada para transformar elementos da natureza em canções.

Título: Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil
Autoras: Magda Pucci e Berenice de Almeida
Ilustradora: Joana Resek
Páginas: 72

Vou lá buscar a noite e já volto - Editora Berlendis: Em Vou lá buscar a noite e já volto, a escritora Susana Ventura recria literariamente nove narrativas orais indígenas baseadas no grupo de línguas Kayapó (do tronco lingüístico Jê), que também é o nome geral que se costuma dar aos índios que falam essas línguas. Há muitas tribos Kayapó diferentes e hoje elas são difundidas por boa parte do Brasil, com diversas tradições e particularidades.

Título: Vou lá buscar a noite e já volto
Autora: Susana Ventura
Ilustradora: Vanina Starkoff
Páginas: 48

Preta, Parda e Pintada – Editora Berlendis: Preta, Parda e Pintada, de autoria de Helena Gomes, reúne nove recontos inspirados na tradição oral dos índios Bororos. Ela recria lendas e mitos, onde é possível encontrar narrativas que exploram a relação do homem com as plantas e os bichos, as origens do mundo e da cultura, histórias que fundam rituais.

Título: Preta, parda e pintada
Autora: Helena Gomes
Ilustrador: Luciano Tasso
Páginas: 64

Você, meu presente de Natal - V&R Editoras: Para tornar o significado da data ainda mais especial, a obra de Natália Chagas Máximo narra uma divertida e carinhosa homenagem oferecida como forma de presentear um grande amigo. Com ilustrações de Ariel Fajtlowicz, a publicação relembra grandes momentos do ano combinando imagens coloridas e mensagens emocionantes.
  
Título: Você, meu presente de Natal
Autora: Natália Chagas Máximo
Ilustradora: Ariel Fajtlowicz
Páginas: 56


Box Maze Runner - V&R Editoras: Esta edição especial conta com os cinco volumes da coleção: Maze Runner – Correr ou Morrer, Maze Runner – Prova de Fogo, Maze Runner – A Cura Mortal, Maze Runner – Ordem de Extermínio, e Maze Runner – Arquivos. A saga conta a história de Thomas, que é enviado, junto a outros jovens, sem memória para a Clareira, um espaço aberto cercado por um labirinto gigantesco. Thomas não sabe como ou por que foi parar ali. Os atuais clareanos não sabem muito do lugar. A única certeza é que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. 

Título: Box Maze Runner
Autor: James Dashner 


Diário de um banana – Maré de azar – V&R Editoras: Em Diário de um Banana – Maré de azar, oitavo volume da série best-seller internacional do escritor norte-americano Jeff Kinney narra as aventuras de Greg Heffley que está incomodado com as mudanças que o novo ano escolar lhe trouxe. E, nessa história, tudo pode acontecer. A obra, que foi lançada nos Estados Unidos com tiragem de 5,5 milhões de exemplares e no Brasil já é recorde de vendas.

Título: Diário de um Banana – Maré de azar
Título original: Diary of a Wimpy Kid: Hard Luck
Autor: Jeff Kinney
Tradutor: Alexandre Boide
Páginas: 224

[Divulgação] “Meninos gostam de azul, meninas gostam de rosa. Ou não?” @CallisEditora

Novo livro “Meninos gostam de azul, meninas gostam de rosa. Ou não?” amplia o diálogo sobre o respeito às diferenças para o público infantil


A obra de Nívea Salgado é colorida, bem-humorada e com texto que promete encorajar os pequenos a fugir dos estereótipos e ideias pré-concebidas de gênero

Lançamento com autógrafos será realizado no dia 13/12, das 15h às 18h, na livraria Saraiva, do shopping Ibirapuera

A editora Callis vai lançar no próximo dia 13 de dezembro, das 15h às 18h, na livraria Saraiva do shopping Ibirapuera, o livro “Meninos gostam de azul, meninas gostam de rosa. Ou não?”, da escritora e ilustradora Nível Salgado. A obra reforça a importância de conversar com os pequenos leitores sobre a aceitação, o respeito às diferenças, a origem e a quebra de preconceitos.

“Meninos gostam de azul e meninas gostam de rosa. Meninas gostam de azul e meninos gostam de rosa também”.  É assim que começa o livro colorido e bem-humorado, cujo texto – simples e muito sincero – encoraja os pequenos a fugir de estereótipos e ideias pré-concebidas de gênero. As ilustrações de traços infantis adicionam graça e simpatia ao texto, e reforçam que o importante é se divertir e brincar todos juntos. Afinal, meninas gostam de jogar bola e meninos também gostam de dançar!

SAIBA MAIS SOBRE QUEM ESCREVEU:
Autor/ilustrador: Nívea Salgado é uma geminiana paulista que adora conversar com as pessoas. Formou-se em Odontologia e achou que havia descoberto uma carreira para toda a vida – fez mestrado, doutorado e publicou diversos artigos no Brasil e no exterior. Até que sua pequena Catarina nasceu, mostrando que sempre é tempo de mudar... para melhor! Hoje é autora do blog Mil Dicas de Mãe e brinca de bonecas e de carrinhos com sua filha.

TEMAS QUE O LIVRO ABORDA

·         Ao mostrar situações rotineiras e conhecidas, o texto permite às crianças uma agradável identificação com os conceitos de convivência, tolerância, solidariedade e respeito.
·         O final do livro é um convite respeitoso da autora ao imaginário e à imaginação infantil, fazendo dos pequenos leitores de hoje adultos menos preconceituosos e mais tolerantes amanhã!

Serviço:
Brochura, colado e costurado e inteiramente colorido
Indicação: a partir dos 5 anos
Formato: 22 x 22 cm
Páginas: 24
Editora: Callis
Preço: R$ 24,90

Mentes Perigosas (Ana Beatriz Barbosa Silva) @Fontanar_BR


Bom dia, Caçadores!


Ed. Fontanar
227 páginas


“Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem.”

O que eu peço agora é que vocês levem em consideração o que está escrito acima. Caso você leia Mentes Perigosas logo, terá acesso a informações interessantíssimas sobre como são e como agem os psicopatas. Essa ideia de que as pessoas más tem esteriótipo de uma pessoa realmente maldosa está por fora. Grandes psicopatas estão no meio de nós como a própria autora diz inúmeras vezes ao longo do livro.

Os psicopatas não são somente aqueles assassinos em série frios e perversos, não são somente os Seriais Killers. Muitos psicopatas ocupam posições de poder hoje. Se quatro por cento da população é psicopata, apenas um por cento mata, os outros três cometem variáveis crimes como assaltos, golpes e outros. São esses os psicopatas que podem morar ao seu lado, são políticos, empresários, executivos, o cara da padaria, aquela garota que faz pré vestibular e muitas outras pessoas que você jamais imaginaria que fosse possível cometer algum delito, já que detectar um psicopata é uma tarefa difícil e muitas vezes só possível quando o indivíduo está na cadeia ou na fundação Casa (antiga FEBEM).

Mas calma, não saia por ai denunciando todos os seus vizinhos e conhecidos. Além de você não ter certeza e ser capaz de identificar psicopatas, você pode correr riscos com isso. O que sugiro é a leitura do Mentes Perigosas. Nele você encontrará várias dicas, além de saber mais profundamente como são e como agem os psicopatas na sociedade e de ter acesso a casos famosos brasileiros e alguns estrangeiros

A leitura está super recomendada e espero que, assim como eu, vocês possam ter uma leitura rica e interessante.

[Divulgação] Norma Bengell @nVersosEditora

Norma Bengell

Vida e história de uma das atrizes mais polêmicas do Brasil, é retratada em biografia lançada pela nVersos Editora

  
 “O que eu quero é não morrer muda”.
Norma Bengell
  



Carioca de Copacabana, nascida em 1935, Norma Bengell começou sua carreira artística como manequim na Casa Canadá, até que seu charme e carisma a levaram aos palcos do Teatro de Revista. Num espetáculo, quando ainda dançava nas últimas fileiras, foi assistida por Carmen Miranda, que prenunciou: “Menina, desta turma toda, você é quem vai ser uma grande estrela”.
Lutando contra a ditadura, acabou no exílio, em Paris. Na França, encenou Marivaux, marcou presença no Théâtre National Populaire e foi condecorada pelo então presidente François Mitterrand. Mas Norma gostava mesmo era do Brasil. De volta ao país de origem, deixou para trás o papel de sex symbol e, nos anos 1980, reivindicou o posto de diretora de cinema também para mulheres ao lançar seu primeiro longa, Eternamente Pagu.

Nos anos 1990, tomou a dianteira no processo de retomada do cinema brasileiro, que agonizava, ao bater na porta do gabinete dos presidentes Fernando Collor e Itamar Franco para brigar por financiamentos e pela aprovação da Lei Rouanet.


FICHA TÉCNICA
Editora: nVersos
Páginas:
366 páginas
ISBN:
978-85-64013-68-1
Formato:
16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90


SOBRE NORMA BENGELL

Norma Bengell nasceu em 1935, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como modelo e vedete, depois se tornou atriz, atuou em filmes como Os Cafajestes (1962) e O Pagador de Promessas (1962), no Brasil, e em Il Mafioso (1962), La Constanza Della Ragione (1964), entre muitos outros, na Europa, e também no teatro francês. Cantou, lançou o disco Ooooooh! Norma, em 1959, e fez minisséries na TV Globo, como Partido Alto (1984). Foi ainda diretora de filmes como Eternamente Pagu (1988) e O Guarani (1996). Norma teve papel decisivo para o Cinema Novo brasileiro no início dos anos 1990. Faleceu em 2013, vítima de câncer de pulmão.

SOBRE A EDITORA

Criada em 2011, em São Paulo, a nVersos Editora surgiu para explorar novos processos e segmentos de produção de conhecimento não alinhados ao mercado convencional, além de divulgar a pluralidade. Segundo seus fundadores, Julio César Batista e Raimundo Araújo Gama, nessa sua proposta de atuar à luz de uma literatura multifacetada, a empresa dirige seu foco tanto para os textos tradicionais como para os resultantes de distintas convergências. Ao contemplar este universo, a nVersos não apenas valoriza, mas também leva ao mercado uma linha editorial sem fronteiras e sem abordagens preestabelecidas. Graças a esse largo espectro de busca e identificação de autores com as mais diversas propostas, a editora reafirma, constantemente, sua disposição de participar da formação de um imaginário capaz de contribuir para a compreensão da complexidade do mundo contemporâneo a partir de diferentes análises e leituras.


Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design