14 de dez de 2014

#RetrospectivaCDL2014 Clube de Leitura Penguin @ciadasletras @c_delivros @ClubedoLivroMA

Boa tarde, caçadores!
Ao final de dezembro irei fazer uma retrospectiva com tudo o que aconteceu em 2014. |º/
E para começar com o pé direito, irei falar um pouco do Clube de LeituraPenguin, afinal no próximo sábado (20), vou mediar a última edição de 2014.

O Clube de Leitura Penguin é um projeto da Companhia das Letras.
Baseado nas experiências norte-americana e inglesa,  o projeto ganhou dimensão nacional pela parceria firmada em 2010 entre a Editora Companhia das Letras e a Penguin.

Nesses lugares (Estados-Unidos e Inglaterra) os clubes de leitura têm historicamente contribuído não apenas para a consolidação de um mercado editorial forte, mas também para a formação de um público leitor amplo. Na Inglaterra, por exemplo, estima-se que hoje aproximadamente 500 mil pessoas participam de clubes de leitura, reunindo-se esporadicamente em livrarias, bibliotecas, escolas e na casa dos integrantes do grupo para discutir e compartilhar suas leituras dos mais diversos títulos. Este referencial, aliado à pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que nos mostra que o brasileiro em idade escolar lê em média 3,7 livros por ano e que esta média cai após o término dos estudos, motivou a criação de um projeto de incentivo à leitura e formação de leitores.

O projeto no Maranhão, mediado por esta Caçadora que vos fala, começou em 18 de outubro de 2014, com o livro Clarissa de Érico Veríssimo, entretanto, a minha conversa com a Maria (linda, muito obrigada!) da Companhia das Letras havia começado bem antes, em agosto de 2014.




Quando recebi a notícia de implantação do Clube de Leitura em São Luís, fiquei muito feliz, pois sei que aqui tem um ótimo público leitor, inclusive em todos os debates, extraímos diversos assuntos, todos retirados da obra, que para quem olha de fora, causa espanto e admiração.  Nada como várias mentes leitoras juntas para termos um encontro literário de peso, não é mesmo?




Agradeço e muito a Livraria Leitura (Rafael, Diego, Adgelson, Gilberto, Clisse e todos os colaboradores da Leitura) que cedeu espaço para o Clube de Leitura Penguin e para os eventos literários mediados por mim, fazendo do ano de 2014, um ano marcado pela animação literária em São Luís/MA.

Agradeço o Antonio da página Pra quem não sabe, pois ele sempre divulgou os eventos do Clube de Leitura Penguin.

A Thamyris (editora do Caderno Na Mira) que sempre disponibilizou espaço para a divulgação de eventos literários e topava as minhas ideias malucas, bem como ao Jornal O Estado do Maranhão.

Agradeço a presença, a alegria e a amizade de todos os integrantes do Clube de Leitura Penguin, pois o sucesso do Projeto depende da presença de vocês, que sempre são animados e carinhosos. Agradeço e muito, pois vocês acreditaram e confiaram no meu sonho e hoje, podemos destacar São Luís/MA na rota de encontros e eventos literários!

Muito Obrigada!

E se você ainda não participa, basta enviar nome completo, email, data de nascimento para o email c.delivros@gmail.com , ler o livro do mês e comparecer na data do Clube. ;D

E para janeiro de 2015 já temos data marcada e livro escolhido. Ficou interessado (a) ? Acesse a página do encontro: https://www.facebook.com/events/803940959644532/?ref_dashboard_filter=upcoming

2 comentários:

Anônimo disse...

Este clube é maraviihosooo.

Ana Lícia. *---*

Caçadora de Livros disse...

Obrigada Ana!
O nosso Clube é Show!!! ^^

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design