30 de nov de 2014

[Divulgação] FLIP 2015 SERÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE JULHO


Realizadora da festa literária ainda promoverá, em dezembro de 2014, exposição e ciclo de debates sobre Paraty, com base na memória oral da velha guarda da cidade

Em 2015, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – acontecerá entre os dias 1º e 5 de julho, voltando a coincidir com as férias escolares. Em 2014, em razão da Copa do Mundo, a Flip foi realizada entre o final de julho e o início de agosto e levou cerca de 25 mil pessoas a Paraty, para assistir a debates entre os 49 autores convidados.
A 13a. edição da festa, que é realizada pela Associação Casa Azul e pela segunda vez tem curadoria do editor Paulo Werneck, vai manter duas das principais novidades de 2014: a gratuidade no show de abertura e nos telões externos.



Museu do Território

Entre 4 e 6 de dezembro de 2014, a Associação Casa Azul inaugura com um ciclo de debates a primeira ação pública do recém-implantado Museu do Território de Paraty: a exposição audiovisual Histórias e Ofícios do Território. As conversas constituem um pequeno festival dedicado aos ofícios tradicionais de Paraty, e terão intelectuais, cientistas, artistas e professores do Rio e de São Paulo debatendo suas especialidades com seus correspondentes locais.
Composta por vídeos, uma oficina de fotografia, dois espaços expositivos e quinze placas comemorativas espalhadas por muros da cidade fluminense, a mostra busca reconstituir a vida em Paraty antes da construção da rodovia Rio-Santos, nos 1970, mudando irreversivelmente o destino da cidade.
A exposição tem como fonte depoimentos de antigos moradores da cidade, que rememoram suas histórias e seus segredos de ofício. Com patrocínio do BNDES e curadoria de Paulo Werneck, Histórias e Ofícios do Território ficará em cartaz no Espaço Experimental de Cultura Cinema da Praça e na Casa da Cultura de Paraty até o início de março de 2015.


Residência de tradução

Para 2015, a Flip anuncia ainda a realização, em parceria com o British Council, de um intercâmbio de residências literárias para tradutores do Brasil e do Reino Unido em início de carreira, com até cinco traduções publicadas.

O tradutor brasileiro selecionado passará três semanas na Inglaterra, em Norwich, selecionada entre as sete “cidades da literatura” pelo programa de cidades criativas da UNESCO. Além disso, poderá participar de debates e fazer contatos profissionais na London Book Fair, em abril.
 Por sua vez, o tradutor britânico passará três semanas no Brasil, em Paraty, entre junho e julho, podendo participar das programações da Flip. A curadoria da Flip, em conjunto com o British Council, vai promover encontros ligados à tradução literária no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design