5 de mai de 2014

A arte de produzir efeito sem causa (Lourenço Mutarelli)

A arte de produzir efeito sem causa (2008)
Ed. Companhia das Letras (livro enviado pela editora)
208 Páginas
Preço sugerido: R$ 42

O mundo pode desmoronar a qualquer momento. Só depende de você e das pessoas que estão ao seu redor. Ao menos essa é a ideia do livro A arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli.

No livro, o protagonista Júnior, ex-funcionário de uma loja de autopeças, vive o caos. Após descobrir que a esposa o traiu, abandona a casa e o emprego e vai viver com o pai.

Ninguém entende por que ele abandonou o emprego. Se o problema é a mulher, por que deixar de trabalhar?  A resposta, somente Júnior sabe e não quer comentar com ninguém.

Na casa do pai vive Bruna. Uma jovem estudante de Artes que desperta o instinto selvagem de Júnior e de seu pai.

Bruna, que não tem nada a ver com os problemas familiares dos outros dois, acaba envolvida na trama a partir de uma correspondência contendo uma mensagem enigmática, que também muda a vida de Júnior e do pai dele.

Drogas, bebidas, roubos e mentiram compõem o enredo  de Lourenço Mutarelli. O leitor, portanto, deve estar preparado. O livro tem fortes retratos psicológicos e devaneios da loucura do protagonista, que, por uma causa, começa a produzir um efeito.

Na história, não há remédios e não há paz para os protagonistas. O que existe é um revólver calibre 38 com duas balas. E, sobretudo, um nome: William Bouroughs.



De fato, me surpreendi muito com o livro. Li criticas negativas quanto a obra, mas, no todo, é um bom livro.  Não diria genial, mas acima da média. Foge da bundamolice  de alguns autores brasileiros.

Além do mais, Mutarelli é loucura. O livro mais aclamado dele, O cheiro do ralo, é, também, complexo no sentido de retratar as relações e o comportamento humano.

Vale ressaltar que o autor conhece bem a cultura do submundo, digamos assim. Ele também é fã da geração beat, que mudou a literatura americana e, por que não?, a mundial.

Lançado em 2008, o livro, neste ano, ganhou uma nova reimpressão, com design muito bonito.

Vale a pena compra-lo e lê-lo.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design