30 de set de 2013

Rastros de verão (João Gilberto Noll)






Rastros de verão
Ed. Record
ISBN: 9788501080356
80 páginas
Preço sugerido: R$ 30


João Gilberto Noll é um autor do qual já ouvi falar muito, mas nunca havia lido. Nunca, até ser presenteado com Rastros de verão (1986). E realmente gostei da leitura.


É um romance bem simples. De poucas páginas, inclusive.  A história é a de um personagem, que também é o narrador, de aproximadamente  40 anos, que sai do Rio de Janeiro e vai até Porto Alegre de ônibus numa terça-feira gorda, véspera de quarta-feira de cinzas.

Ao chegar lá, sem bagagem e sem nada, nos da à impressão de ser um errante na vida. A única coisa que carrega são as lembranças, principalmente da velha Porto Alegre. Durante sua estadia na cidade, conhece um jovem e bebe com ele. Esse jovem quer ser marinheiro e se prepara para partir no outro dia.

Entre cervejas e conversas, vai até a casa onde o garoto vive.  Lá, ouve rock and roll, usa drogas e tem uma rápida relação com ele. Ao final, conhece a dona da casa e se relaciona com ela também.

Entre uma relação e outra, o personagem vai procurar o pai  dele em um hospital, caminha por diversos lugares da capital gaúcha e reflete sobre a vida. Sobre o sentido dela.

João Gilberto Noll constrói uma narrativa direta que nos mostra o vazio de um ser humano e os esforços que o mesmo faz para encontrar um sentido no viver. Um livro, no mínimo, interessante.  


E aí, se interessaram pelo livro?


Um comentário:

Gata Autora disse...

Olá! Como vai?
Parece que o livro é bem legal, apesar de não ser meu gênero. Também gosto de livros com poucas páginas, apesar de ser apaixonada pelos mais "gordos". Quem sabe, um dia, eu não me interesse mais?
Beijos,
Karol.
http://heykarol.blogspot.com.br/ (Comenta lá)

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design