17 de jul de 2013

Big Sur (Jack Kerouac)




Ao som de Fito Paez
Editora: L&PM Pocket
Numero de paginas: 191
Isbn: 9788525419279


 Bom dia caçadores

Receber um livro de presente sempre será  algo muito bom. É o caso de Big Sur, de Jack Kerouac. Neste relato vemos a fuga do já considerado Rei dos Beat. Um Jack que já andou bastante na estrada e que o cansaço começa  se fazer notar.


Fugindo da popularidade e do assédio dos jovens e impetuosos  poetas que querem viver a vida a fundo, Jack viaja a casa do seu amigo Monsato para poder estar tranquilo e escrever em paz.

O livro é o relato dessa viagem, a estadia, as visitas e as reflexões místicas de Jack. Nosso Rei Beat está cansado de pegar estrada, já paga trem ou ônibus; se cansa, maldice, quer sossego e não a eterna festa etílica.
Enfrenta o passar dos anos, relembra os bons tempos em que tudo era alegria; dialoga com seus amigos reais e imaginários; viaja, imagina, descobre, ama, cala.

Mas vamos por parte:

O bom: Com a sonoridade de sempre, o sincero relato de Kerouac nos leva ao Canyon, onde escreve, se encontra consigo mesmo; retoma certa espiritualidade, muito além da sua tradição cristã católica.

O ruim: Não consigo ver nada de ruim nele.

Estética:  Gosto das versões pocket. As colocas onde queres, sem importar o tamanha da bolsa, te podem acompanhar a tudo lugar:  Kerouac na nossa viagem.
A capa está em preto e branco. Uma estrada e um carro em direção norte. O nome do livro em amarelo. Linda e sóbria.

Resgatável: O livro é super sincero  e nos mostra que, infelizmente, até o Rei dos Beat se cansa. O tempo voa, a melancolia pelo passado é uma constante. De fato, melancolia é justamente isso; dor pelo passado que não voltará. O tempo passa, caros caçadores; a tal fonte da eterna juventude é o que almejamos e nunca teremos. E, se bem ainda podemos dizer com Renato Russo “somos tão jovens”; chegará um dia em que esse ditado será uma lembrança de um dos tantos pronunciados.

Tipo de caçada:


Bom caçadores, Carpe diem!

Daniela Vidal Ruiz.




2 comentários:

Gata Autora disse...

Olá!
O livro parece bastante interessante. Admito que, se não tivesse lido essa resenha, nunca acharia interesse. E parece que mostra uma lição, não?
Amei a resenha!
Beijinhos,
Karol
http://heykarol.blogspot.com.br/

Sw e Su Bem pra Mente disse...

Oi, Dani. Gostei de sua resenha, mas mesmo assim não me senti atraída pelo livro. )= Não sei se foi mais pela capa ou pelo tema. Quem sabe daqui um tempo não mude de opinião ;)

Bjos
Suellen
Bem pra Mente

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design