6 de mai de 2013

O Filho de Ester - Jean Sasson

Olá Caçadores,

Quero iniciar a resenha declarando meu amor por esse que foi o meu primeiro cantinho, o primeiro lugar onde pude falar sobre livros na blogosfera literária. Que saudades! O bom filho a casa torna e vim falar para vocês de um livro que há muito esteve comigo.

Vamos à caçada de hoje?

o-filho-de-ester

 

 

  Skoob (:

 

  Compare & Compre

 

 

 

 

 

Um fato engraçado: sempre achei que Jean P. Sasson fosse homem. Um fato curioso: desejei conhece-lo[la] durante anos e depois de ler seu livro em janeiro desse ano, só agora consegui resenha-lo. Talvez seja por um misto de embevecimento e decepção.

O Filho de Ester consegue ser lindo e ao mesmo tempo sangrento. A leitura em alguns momentos se tornou arrastada pelo previsibilidade que tomou conta do livro no final, mas o valor histórico é incomparável.

A autora consegue aliar o conflito entre Israelenses e Palestinos, o período do Holocausto e falar dos dramas de guerras ao descrever a vida de três famílias tão diferentes entre si. O prólogo já é instigante ao tratar de acontecimentos de um mesmo dia em três localizações: Jerusalém, com o nascimento de um lindo bebê, filho dos judeus erradicados Joseph e Ester Gale; Palestina, quando George Antoun perdeu entes queridos e alquebrado recebe a notícia do atentado ao Portão de Jaffa, em Jerusalém; e um soldado da SS (organização nazista criada por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial)que não consegue conviver com as atrocidades que presenciou e até ajudou a executar.

O livro conta com três momentos, entre 1938 e 1983, quando essas famílias vão passar por muitos horrores e a autora aborda tudo isso de forma bastante séria e até um pouco desgastante para a leitura. O livro se torna um intrincado tão grande e rico em detalhes, mas é complicado dizer o que faltou sem parecer injusta ou excessivamente exigente. Infelizmente a realidade é esta, o sentimento que ficou é que a história é riquíssima, mas gostaria que fosse melhor contada.

Judeus, Palestinos e Israelenses têm seus representantes fortes e, na garra de Ester e outras mulheres, mostra como se deu a luta ao longo de tantos anos desse povo pelos direitos básicos como cidadania e um lugar para chamar de seu.

O livro tem uma diagramação simples, mas muito funcional e perfeita para meu gosto de leitora. As listas de personagens no inicio de cada parte são o complemente ideal para os mais afoitos poderem se situar na história e papel amarelo ajuda na leitura das mais de 450 páginas do livro.

2013-05-04_20-45-05_399

 

A autora viveu no Oriente Médio por mais de 10 anos a trabalho, e depois de tudo o que observou pôde ter inspiração para escrever sobre mulheres fortes em um período e regime político/religioso castrador. Reconhecida por seus romances históricos, escreveu até mesmo sobre a história contada pela esposa e filho de Osama Bin Laden.

 

lupinhas_4

3 comentários:

Caçadora de Livros disse...

Fiquei super feliz com a sua volta.
Saudade da sua escrita e da sua forma pessoal de retratar uma obra.
Saiba que o CDL fica mais feliz e mais colorido com a sua participação.
Linda resenha, como sempre.
Abs,

Anônimo disse...

Sempre acompanho as publicações do blog.
E gostei do nível das resenhas e das obras aqui, apresentadas.
Parabéns pelo envolvimento e pela seriedade no trabalho. Os jovens de hoje precisam se espelhar em pessoas como vocês.

Ana Alves disse...

Como eu não gosto muito do mundo Oriente Médio, eu não comecei nem a pensar em ler este livro!
Ana.
http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design