3 de abr de 2013

Resposta Certa (David Nicholls)

Bom dia, Caçadores!

“Engraçado, sem duvida. Mas não se assuste ao pensar que é o mesmo autor de Um Dia.” – Alair Lemes.  

Ed. Intrínseca


Quando comecei a ler Resposta Certa eu sentia que o que estava por vir era muito diferente de Um dia, livro lido anteriormente. Resposta Certa parecia um fracasso, um rascunho do escritor para algo mais grandioso no futuro. Talvez eu tenha pecado lendo ele após ter terminado Um Dia e por isso essas impressões, mas o fato é que apesar do livro ser bem mais fraco, eu não me arrependo da leitura engraçada e rápida.

Brian Jackson é um jovem de 19 anos e sem atrativos físicos que entra para a universidade para cursas Literatura Inglesa. Ele perdeu ainda criança, mas guarda lembranças de quando os dois assistiam juntos ao programa Desafio Universitário. Não era difícil Brian errar as perguntas, mas os anos foram passando e ele se aperfeiçoando.

Na  universidade Brian tem a oportunidade de participar de uma seleção para participar do programa. É claro que o capitão do time é um ex-participante do Desafio Universitário e é extremamente chato. Além de Brian outras três pessoas se inscrevem para a seleção.

Alice Harbinson é uma linda garota popular com amigos esnobes que só se sai bem no teste porque Brian responde algumas respostas para ela quando a garota lhe envia um bilhete escrito:

“Ei, nerd! Me ajude! Sou muito BURRA e estou BÊBADA. Por favor, me salve de uma humilhação TOTAL. Quais são as respostas da 6, 11, 18 e 22? E a 4 é Bizânco, certo? Desde já, agradeço, colega. Ass.: A lesada atrás de você. P.S.: Se me dedurar para o professor, eu te mato.” – página 60.


O restante dos integrantes são: Luc Chang cursa o segundo ano de Medicina e é de longe a garota que tem mais potencial na equipe. Colin Pagett que está no terceiro ano de Política. Colin acaba ficando doente e por isso Brian é convocado para o time, já que sua pontuação foi a pior de todas por fica o tempo inteiro pensando em Alice e imaginando que as perguntas dos testes são sobre ela.

Cursando Literatura Inglesa, Brian se demonstra completamente desinteressado em participar das aulas. Ele vive na pindaíba danada e mesmo assim vive enfiado nos pubs bebendo cerveja e tentando impressionar Alice.

Logo quando Brian chega à universidade ele vai a uma festa e é lá que ele conhece Alice. Mas é nessa mesma festa que ele conhece também a incrível Rebecca que cursa Direito e é diferente de todas as outras garotas. Ela é completamente apaixonada por Brian e pirada. Os dois se tornam, aos poucos, grandes amigos.

Surpreso e com raiva no final. Claro que não vou contar sobre as últimas páginas, mas fiquem sabendo que Brian não muda muito em relação ao que sentia antes, infelizmente. E uma dica rápida antes de concluir essa resenha: se você for ler o livro, preste muita atenção em todos os detalhes, pois eles são de extrema importância para que no final você saiba quem...

 Bom, na minha humilde opinião Brian não é carismático. Alice é bem fútil às vezes. Rebeca é realmente a melhor. Três personagens tão distintos e que compõem Resposta Certa. Levando as considerações acima no início, o livro é bem legal, mas fraco para ter sido escrito por Nicholls. É como se ele nunca mais fosse escrever algo tão bom quanto Um Dia.

Classificação:

Gostaram?
Comentem!
Até semana que vem (:


Um comentário:

Lorêça Jamyla Favacho disse...

Adorei sua resenha! A Rebeca é mesmo a melhor! Muitas vezes quis socar o Bri... e a Alice foi exatamente como previ.
a verdade é que acho q nunca mais o David vai escrever algo tão bom como "Um dia", pq ele é quase inigualável, na minha humilde opinião! rsrsrs

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design