25 de fev de 2013

Às Armas, Cidadãos (José Murilo, Lúcia Bastos e Marcello Basile)




Livro encaminhado pela Companhia das Letras
ISBN: 9788535921960
240 Páginas


Como vós, caçadores, estais? Opa, desculpem-me, ainda estou no português do Brasil Monarca. Isso por culpa do livro de hoje, que se passa entre 1820 e 1823, época da independência de nossa Nação (Brasil, sil, sil!).

No livro de hoje, cuja resenha seria publicada na próxima semana, e, ao invés dele, hoje seria sobre um guerrilheiro comunista, que eu até havia citado na resenha da semana passada, sem entregar que seria sobre um guerrilheiro comunista, na resenha que você pode ler aqui, são exibidos materiais históricos.

Panfletos em prol da Monarquia. Panfletos contra a Monarquia. Panfletos para cidadãos letrados. Panfletos para cidadãos menos capacitados pela leitura.

Todos estes tipos de manuscritos, ao todo são 32, estão reunidos nesta pequena obra. Às Armas, Cidadãos, livro organizado por três doutores,  que é simples, mas muito, muito interessante.

O conteúdo histórico que ele apresenta é riquíssimo, mostrando um Brasil diferente dos estudados, ou melhor, mais aprofundado, das aulas de história, que, em vários momentos, você dormiu, caro caçador.

O livro é dividido em quatro partes. As partes remetem a origem e distribuição dos panfletos, sendo na Bahia, Rio de Janeiro, Portugal, e aqueles não identificados.

A introdução do livro traz um resumo da época em que foram recolhidos. E conta também um pouco sobre a pesquisa feita, o que é muito interessante.

Apesar de a língua portuguesa ser diferente naquela época, o pessoal já errava – e bastante – o idioma. É possível ver erros grotescos em alguns folhetos, corrigidos pelos autores, é claro.

O que enriquece o livro são os próprios manuscritos. Eles estão nas páginas amareladas, que dão uma sensação de passado ao leitor.

Os manuscritos são os mais variados. Críticas diretas, chamadas aos cidadãos e até poemas críticos.

Detalhe. Para um livro desse tipo ser bom, os organizadores, no mínimo, devem ser competentes. E, no caso desta obra, não há dúvida. Os três autores, José Murilo de Carvalho, Lúcia Bastos e Marcello Basile, são doutores no assunto. Parabéns pelo trabalho.

Em suma: livro muito interessante.

Capa: 8 - Misturando um laranja com letras de um dos manuscritos logo "de cara", e um pequeno quadro com as informações da obra, a capa chama a atenção.
Conteúdo: 9 - Realmente muito bom. Principalmente para amantes de história assim como eu.
Diagramação: 10 - O livro é muito bem feito. A cor da folha (amarela), as letras e o espaçamento dado a elas, os manuscritos impressos, enfim, muito bom.

Aguardo o comentário de vocês.

Até a próxima, caçadores!








Um comentário:

Sonia disse...

Gosto muito de ler livros sobre a nossa história, tentar entender o que aconteceu. Parabéns aos doutores.

soniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design