5 de nov de 2012

Resenha: Se eu fechar os olhos agora (Edney Silvestre)


  

Ed. Record
ISBN: 850-1088-010-2
304 Páginas


Olá, caçadores e caçadoras,  como vocês estão? Espero que estejam bem, e que tenham tido uma ótima semana desde o nosso último encontro – que na verdade foi o primeiro, já que foi a minha estreia aqui no blog.

Se você não viu minha primeira resenha, não tem problema. É só clicar aqui, e você será redirecionado para o texto que fala sobre o prêmio Jabuti de Literatura na categoria romance de 2011, “Nihonjin”, de Oscar Nakasato.

Mas chega de papo furado vamos ao que interessa. Como de costume, pegue um café, estique bem suas costas em sua cadeira, sorria, e vamos à resenha.


Na Semana passada, eu falei – ou melhor, escrevi -  sobre um livro que está envolvido em uma polêmica com alguns outros autores. Nesta semana, vou falar de um livro que também se envolveu em polêmicas. E que, por coincidência ou não, levou o Jabuti de literatura na categoria romance de 2010.

* A polêmica em que “Se eu fechar os olhos agora” se envolveu, foi com “Leite Derramado”, de Chico Buarque. Falarei mais dela no final do texto.

“Se eu fechar os olhos agora”  foi escrito pelo jornalista Edney Silvestre. Sim. Aquele que foi o primeiro repórter brasileiro a cobrir a tragédia das torres gêmeas no  dia 11 de setembro de 2011.

 Ele que, além de ser repórter especial da Globo, apresenta na Globo News um programa que todos vocês, caros amantes da literatura e do blog, deveriam assistir. O programa se chama “Globo News Literatura”, e fala sobre lançamentos, eventos literários, e muitas outras coisas com relação ao mundo dos livros no Brasil e no mundo.

A história de “Se eu fechar os olhos agora” envolve  dois garotos, Paulo e Eduardo, de apenas 12 anos,  que encontraram o corpo de uma mulher jogado às margens de um lago. Tudo aconteceu por mera coincidência, já que Paulo e Eduardo haviam sido expulsos da sala de aula por levarem uma revista de mulher pelada, e decidiram pegar suas bicicletas e foram mergulhar em um lago próximo, para poderem aguardar o  tempo de suas aulas e voltarem para suas casas, como nos dias comuns.

Entretanto, algo inesperado aconteceu. Eles encontraram um corpo de uma mulher jogado na beira do rio. Uma mulher loira e muito bonita. Uma mulher que, mais tarde, descobriram que se chamava Anita, ou melhor, Aparecida.

Mas espere aí! Você deve estar se perguntando o  porquê dela ter primeiramente um nome e depois outro. Pois bem. Essa resposta, o livro poderá te dar. Achou que eu ia te dar essa de mão beijada, né?! Se enganou (risos).

Paulo e Eduardo, então, vão até a polícia e são interrogados. Seriam presos se o marido da mulher, o dentista da cidade, não tivesse confessado o crime.

Os garotos acham aquilo muito estranho. Acham que o marido não tem culpa. Acham que há algo por trás do crime. Decidem, então, como gente grande, investigar o caso.  É durante as madrugadas de investigação que conhecem Ubiratan, um idoso comunista, ex-preso político na ditadura de Vargas, que também está interessado em averiguar o acontecido.

Durante a investigação, Ubiratan, Eduardo e Paulo descobrem coisas que não poderiam imaginar. Se envolvem com pessoas que nunca antes pensaram em se envolver, conhecem histórias que jamais pensariam em ouvir.

O clímax do livro é garantia de emoções fortes. "Haja coração", já diria um locutor esportivo popularmente conhecido por sua chatice se lesse o livro.

 Outra certeza que posso lhe dar, caçadore (a), é que  você não conseguirá parar de ler enquanto não devorar todas as páginas e souber o que Ubiratan, Eduardo e Paulo descobrem.

 Com seu romance de estreia, Edney Silvestre mostra o porquê foi considerado pelo jornal “O Globo”, uma das revelações da literatura nacional, levo o prêmio São Paulo de Literatura, além do Jabuti.


Vamos às notas
Capa: 8 – Gostei do estilo diferente que a Record deu para o livro. A foto em preto e branco já relaciona ao passado, ou seja, a época do livro.
Conteúdo: 9,5 – A história é brilhante. Para um romance de estreia, Edney fez um belo trabalho, misturando fatos históricos com ficção.
Diagramação: 8 – Páginas amareladas e letras em tamanho médio. O livro que eu tenho veio com um sério problema: muitas letras apagadas.

* A polêmica foi a seguinte: “Se eu fechar os olhos agora” ficou em primeiro lugar na categoria romance. “Leite Derramado” ficou em segundo lugar. Na disputa para o melhor livro de ficção do ano, “Leite Derramado” levou a melhor, causando discussão e polêmica em relação ao prêmio.

Em minha opinião, “Leite Derramado” é... Bom, eu falarei sobre esse livro em uma próxima resenha. Fique de olho!

Para saber mais sobre a polêmica, acesse os links:


Então, caro caçador (a), deixe tudo de lado e reserve um tempo para ler o livro.
Aguardo o comentário de vocês.


Até!

16 comentários:

Caçadora de livros disse...

Adoro o seu estilo, não sei se é um papo em um café ou uma resenha solta. Simplesmente é fantástico. Gostei da polêmica, ainda mais que poucos sabem retratar uma polêmica com integridade. Abs,

Ana Lúcia disse...

Olá, João.

Estou acompanhando suas resenhas e tenho gostado muito.

Eu já li esse livro, e concordo com tudo que você disse.

Só a capa que não acho isso que você disse, rs.

bjão

Ana

Ana Lúcia disse...

João, já acompanhei a sua primeira resenha e gostei muito.

Você escreve como se nós, leitoras, fossemos suas amigas. Eu gosto disso, rsrs.

Eu já li o livro e concordo com você. Menos com o que diz respeito à capa, que eu não achei lá essas coisas...

Continue postando. Virei sua fã já. kkk

bjão

Ana

Livroterapia disse...

Oi!
Adorei conhecer seu blog!
Estou te seguindo!

Gostei do livro, vou ler com certeza!
Beijos

MOonika Monteiro disse...

Sempre jornalistico, sempre um jornalismo literário. Concordo com a Fer e com a Ana quanto a sua maneira de escrita, é intimista, faz parecer que somos suas amigas e que você está contando sobre o livro lido. Já pesquisei sobre o autor só que continuo fugindo de livros nacionais por enquanto! Ótima resenha!

Jordana Broering disse...

O livro parece ser muito bom, com bastante msitério. Eu não gostei da capa.

Beijinhos

Vanilda disse...

Mais uma excelente resenha, fácil e gostosa de ler. E eu nem sabia que o Edney Silvestre era escritor! Super por fora. Gostei do enredo do livro e fiquei com vontade de ler. Parece ter um bom desenvolvimento.

João Victor disse...

Valeu, gente!

Até a próxima!

Kayla Alves disse...

Não tinha ouvido falar desses livros e do autor, apesar de de vez em quando eu assistir esse espaço no Globo News, bom saber agora estou curiosa pra saber o que eles vão descobrir (mistériooo) !! :D

Kayla Alves disse...

esqueci @kayla_lves, Kayla Alves

Jordana Broering disse...

@Jordanabroering

Douglas Fernandes disse...

quero demais ler esse livro... *_*
estilo Agatha Christie, o cara confessa o crime, mas tem gente que tem um faro e diz que tem algo errado e vai investigar, "haja coração" mesmo!!!!
@doug_fo

Debyh disse...

Confesso que leio pouca coisa nacional, já ouvi falar de "Leite Derramado" mas nada muito positivo, um livro nacional, de um livro que aliás ganhou o prêmio jabuti de 2001, que indico é "Inferno" da Patricia Melo, fora esse não li muita coisa mais 'atual' no quesito nacional.

Debyh disse...

esqueci: @debyhsama

Paula Camargo disse...

Como sempre você adora uma polêmica né? adoooro haha!

Bom a capa não é nada linda né?Mas acho que me agradaria a estória,adoro esse clima de suspense e investigação!



paulacamargo@comp.ufu.br
@paula__camargo
http://llivroseletras.blogspot.com.br/

Unknown disse...

esse livro é otimo estou lendo ele, e cada dia me surpreendo mas!!! #amando

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design