9 de out de 2012

#12 Dica da Caçadora: Reclame na Anatel


Boa noite, caçadores.
Tudo bem com vocês?
Hoje a dica da caçadora serve para um problema, que se você não teve, vai ter!

Você já teve problemas com a sua linha móvel? Não conseguia fazer chamadas e nem receber?
Já teve aquele aviso de caixa postal direto ou que você não estava autorizado a realizar a ligação, mesmo que sua linha estivesse ativa e tudo estivesse normal?

Pois é, as operadoras de celular ultimamente possuem um serviço que não é de tanta qualidade assim e quando você precisa ir para o interior, a situação piora consideravelmente.
Para vocês terem uma ideia, eu fiquei incomunicável nesse final de semana. Na cidade que fiquei (Axixá), oi e tim não funcionavam, ou seja, eu fiquei impossibilitada até de reclamar pela falta do serviço.
E é aqui que entra a dica de hoje.

Vocês sabem o que é a Anatel e o que ela faz?

Criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT) –, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil, em 5 de novembro daquele mesmo ano.

Regulamentar, outorgar e fiscalizar. Assim podem ser resumidas as principais atribuições da Anatel, desenvolvidas para cumprir a missão de “promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional”[1].




Quando a situação está um caos e você não consegue nem reclamar com a operadora, basta você fazer a reclamação na Anatel.
E particularmente, eu acho bem mais benéfica e rápida, pois assim é a operadora que vai entrar em contato com você e resolver o seu problema.
Chega de esperar mais de 1h no call center, chega de funcionários que nunca entendem o que vocês está explicando. Reclamando na anatel é fácil, prático e logo logo seu problema é resolvido.

A postagem de hoje é justamente pra isso, pra mostrar passo a passo como fazer a reclamação na anatel.

1º Você pode ter contato com a Anatel de três formas: telefone, internet ou atendimento pessoal. Por telefone, você liga 1331. Pela internet, basta você acessar logo no início do site da Anatel o link Reclamações e Denúncias.


Para o atendimento pessoal, em toda capital do Brasil há um posto de atendimento, para saber o endereço do posto no seu estado, clique aqui.

2º Se você optou por fazer a reclamação pelo site, após clicar no link, você vai ter essa janela:



Assim, clique em serviço de auto-atendimento.
Vai abrir outra página, uma página de identificação. E é aqui que começa a sua "reclamação.

Você vai clicar em não cadastrado e informar seus dados, após o cadastro você volta nessa página e coloca CPF e senha.

3º Após a identificação, você encontra essa página:


É o termo de responsabilidade. Concorde e vá para a outra página.

4º Após essa etapa, vai aparecer os contatos das operadoras, mas como você quer reclamar para anatel, você clica em seguir.

Como eu tenho três reclamações abertas, vou colocar a fase após a etapa acima citada.
Nessa imagem, aparece as reclamações em aberto e há a possibilidade de você fazer nova reclamação, basta você clicar em cadastrar solicitação.


Após a reclamação, você recebe um protocolo. Guarde ele, pois é através dele que a operadora vai entrar em contato com você para eventual conserto na linha e caso a situação não se resolva, é com ele que você pode acionar as vias judicias.

Espero que com essa dica, vocês consigam que as operadoras melhorem o atendimento pessoal, pois só com consumidores atuantes é que a situação pode melhorar.

Conhecimento é poder!

Beijos e até a próxima! 


6 comentários:

Paula Camargo disse...

Muito legal esse post! Realmente a TIM esta péssima! Eu tenho cel da OI,e não tenho muito oq reclamar não,o sinal é ótimo,só é uma pena que a OI não faça tantas promoções ;(! Achei legal o post,muita gente nao sabe sobre Anatel e os direitos de consumidores.

Rissia Ribeiro disse...

Valeu pela dica ! Sou da Oi e de vez em quando ela vive fora de area o que é um saco porque preciso ligar e não tem como ¬¬

GLAUCILENEHORUS disse...

Parabéns pelo post gostei,uma ótima dica agora sei como agir obrigada.

Jordana Broering disse...

Também vivo tendo promblemas com operadora. Nunca v tantas ligações cairem ou não conseguir completar a ligação. Eu não sabia, adorei a dica.

Beijinhos

Vanilda disse...

Infelizmente esses problemas com operadoras estão mais comuns do que deveriam! É uma vergonha, porque o que pagamos não é nada barato! Excelente dica! Tem que divulgar mesmo!

Suellen disse...

Puxa! Sofri o pão que o diabo amasso com a Oi Agora anotei tudo e cuidado operadoras.

Adorei!

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design