29 de set de 2012

Resenha: Filha da Floresta (Juliet Marillier)

Filha da floresta é uma fantasia medieval baseada na obra germânica dos Irmãos Grimm, o conto  Os seis cisnes.

Trilogia Sevenwaters

A Filha da Floresta

O Filho das Sombras

A Filha da Profecia


Resenha dupla: Valery e Fernanda



Editora:  Butterfly
616 Páginas


No instante em que vi a capa deste livro, eu já fiquei maravilhada pois é linda e não me arrependi de escolher pela capa, pois se trata de um conto de fadas dos mais lindos que já li. 

Já ao contrário da Val, eu já havia lido o início do livro alguns anos atrás, porém não havia terminado. E olha, se naquela época eu sofri, imagina agora lendo o livro todo. O livro é lindo, porém sofrido, já que a personagem principal sofre demais.


Ele conta a história de Sorcha e do amor incondicional que ela tem por seus seis irmãos ( Padriac, Finbar, Connor, Liam, Diarmid, e Comack). Este conto de fadas tem todos os ingredientes de um livro maravilhoso, mocinha, mocinhos, madrasta má, vilões etc... mas, o que conta mesmo é o amor que a mocinha carrega e o que ela é capaz de fazer em nome dele. 

Acredito que não é só amor, mas coragem, bravura e objetivo. Sorcha é uma garota, que apesar da forma pela qual foi criada, nunca se desestruturou e nem abandonou os seus ideais. Justa, alegre e até guerreira quando necessário, ela foi uma personagem que eu guardei comigo, pois a evolução dela diante das páginas,  foi gritante.

Quando Finbar terminou, eles envolveram minha mão com a faixa improvisada e algumas pétalas de marigod. Na manhã seguinte já estava bem melhor. E nenhum dos três comentou com meus irmãos mais velhos a bobagem que eu havia feito. P. 18

Os irmãos, apesar das lutas que eram típicas (guerras contantes com os Bretões), viviam em harmonia e em felicidade, porém o pai deles (Lorde Collum) foi enfeitiçado e para a tristeza deles e de todos que viviam sob o manto de proteção do Lorde, apareceu Lady Oonagh, para confirmar que a Irlanda possui sim mistérios e magia como nunca vistos.
A floresta protegia a si mesma melhor que qualquer fortaleza.
P.63

Uma vez que seus irmãos são vitimas de um encantamento, Sorcha arrisca tudo para tentar liberta-los e inclusive arrisca seu coração, pois no meio disso tudo ela se apaixona perdidamente por um mocinho, que lhe é proibido. 

O que gostei no livro foi o desenvolvimento da história, pois além da magia, aventuras, lutas e conflitos, o romance começou de forma gradual, sem pressa e sem desatino, o que hoje é tão comum vermos em livros. Gosto quando o romance começa com uma fagulha e vira uma fogueira intensa, sabe? Pois, na vida real ninguém declara amor eterno pra alguém que conheceu em segundos.


A partir do momento em que Sorcha se propõe a ajudar seus irmãos, e de quebra lutar contra Lady Oonagh, ela embarca em uma aventura, que testará seus limites e sua lealdade com o que foi designada a fazer (seus irmãos e inclusive seu coração). 


Senti sua energia sombria em meu coração durante todo o percurso. Ela estava nos esperando e eu sabia que sua mão pousaria sobre todos nós. Sentia nitidamente o perigo. Mas senti-lo não era suficiente para eu me preparar.P. 119

No início, quando eu disse que há dor e sofrimento, eu não menti. Sorcha sofre a fornada (do pão que o  diabo amassou) que Judas (que perdeu as botas) jogou em direção ao Fogo Eterno. Sentiram o drama? Pois é, ela sofre tudo o que uma mulher pode suportar...


- Você vai descobrir, filha da floresta. Através de dor e sofrimento, de grandes obstáculos, de traição e perda, você seguirá seu caminho.  P. 78

O livro nos envolve do começo ao fim, e nos faz sofrer, torcer e querer ajudar Sorcha neste caminho cheio de intrigas e perigos, sonhos e pesadelos, e acima de tudo uma força de vontade incrível, em nome do que ela acredita. 

Chorei horrores acompanhando os passos de Sorcha, desde o início quando era uma menina até a mulher de fibra que se tornou. Senti raiva, medo, carinho e proteção, como se Sorcha fosse a minha filha também. Senti ódio mortal do pai dela, pois um homem forte para lutas, porém fraco para a família deveria ter sido morto diante de uma doença mortal e mágica (de preferência pra não ter cura). Sei, que a autora prega fazer o bem, mas nesse ponto eu não me segurei e o outro lado aflorou.

A jornada de Sorcha, nos mostra coisas fascinantes como os seres das florestas, druidas e um  mundo cheio de encantamentos que irão fascinar o leitor do inicio ao fim, pois fará com que usem a imaginação para criar o ambiente mágico da Irlanda. 


Não cheguei a ver, mas senti intensamente a presença da Dama da Floresta naquela noite e de uma grande força mágica ao meu redor.P. 218

Em relação ao mundo mágico, eu particularmente só fui com a cara da Dama da Floresta e alguns animais (ambas cadelas fofas, que vocês vão amar), pois o mundo dos seres das florestas parece mais uma corte com enigmas, disputas e jogos de poder, sendo as peças do tabuleiro, os simples humanos.

Os irmãos de Sorcha são os irmãos que toda garota queria ter ou toda mocinha queria como namorado ( vocês escolhem), pois são fascinantes, assim como todo rapaz desejaria ter como amigo, pois são fieis em seus sentimentos e propósitos.

Nesse sentido, eu vou discordar um pouco, pois um dos irmãos não foi tão fiel assim e deu muito trabalho pra Sorcha, Finbar e Connor, mas como ele se arrependeu, digamos que eu esqueci o deslize.

Vou contar uma coisa, se você é daqueles que acredita que todos os contos de fadas tem que ter um final feliz, vai se surpreender com este, mas se quiser saber o porquê da necessidade de ler o livro, além de se encantar, vai ficar torcendo assim como eu, para o lançamento do segundo livro. Pois, este livro faz parte de uma série e juro pra você que não irá se arrepender de acompanhar e torcer.

Encantador é pouco, Filha da Floresta passa várias lições de vida, que assim como eu, quem ler deve aprender e utilizar o que foi ensinado na própria vida. E quem sabe assim, a Dama da Floresta não vista você? =D


A capa do livro é um encanto e tem tudo a ver com nossa heroína.
Gostei da capa e a mesma já diz traz um spoiler, mas pela sutileza, só lendo pra entender.

A diagramação esta perfeita. 
As folhas do livro são amareladas e a leitura é em primeira pessoa (já estou me acostumando com isso).
A diagramação está boa, as páginas são amareladas, as letras médias e há detalhes em todos os capítulos.  Porém não sei se foi só no meu, pois encontrei alguns erros de digitação (três no máximo), mas nada que atrapalhe a leitura.


A leitura é fácil e apesar de ser um livro longo, prende tanto a atenção que a leitura se torna rápida, pois queremos chegar logo ao final para saber o que vai acontecer com Sorcha.
A leitura é rápida, simples e bem envolvente. Você para um pouco pra analisar tudo o que acontece, pois a narrativa é pautada em ações o livro inteiro, o que achei o máximo, pois sempre há movimento e conflito no livro.





 &  

23 comentários:

André Zen disse...

Tenho um leve preconceito com capas deste tipo mas depois de ler sua resenha fiquei curioso gosto muito dessa onda de novos pontos de vista para os contos de fadas, e provavelmente minha namorada vão adorar, obrigado pela dica.
@advark

Dani disse...

Interessante, vou ler

@dani_1873

Sabrina Miranda disse...

A capa e realmente linda e a história também, agora ele já esta entrando para a minha lista de desejados.. Rsrsrs

Thais Vianna disse...

Nossa, esse livro parece ser o máximo.

Adorei a capa e como amo livros de fantasia acho que vai ser uma leitura deliciosa.

com muita vontade de ler esse livro, parece bem escrito e interessante.

Thais Vianna
@dathais
dathais@hotmail.com

Carolina Moreira disse...

Não sabia que é uma trilogia. No começo não tinha gostado da capa, mas olhando melhor gostei mais. Agora fiquei curiosa pra ler esse livro.

Beijos

@cs_moreira

@EueLivros disse...

Oii que saudades daqui...
a capa do livro em si é bonita, mas a fonte usada eu não gostei.
essa historia por ser inspirada nos contos dos Grimm me chamou a atenção.
mas mesmo assim continuo na ideia se devo ler. mas por que nao dar uma chance? não tenho nada a perder.
Um beijo
Rian Bicalho

@thitrisltz disse...

O livro parece ser ótimo pela sua resenha...mas trilogia??? Não é pra mim por enquanto...

@NandaMoon1 disse...

Fiquei maluca quando a Butterfly colocou o kit no Facebook.
Estava esperando uma resenha para decidir comprar ou não.
Sem dúvida eu quero!!
@NandaMoon1

@LeLeLiMaS disse...

Gente quando vim ler a resenha levei um baita susto com a capa do livro kkkk sério vou explicar: quando não tenho nada de interessante para fazer e nenhum livro para ler no final da tarde, assisto Malhação, e tem uma personagem lá que tava na ultima vez que vi com esse livro na mão, sério a capa é igualzinha e eu dizendo para a minha prima que era para ela assistir todos os dias e me dizer o nome se um dia finalmente desse para ler kkkk coisa que não aconteceu...
@LeLeLiMaS

@Julyana_Fashion disse...

Adorei a resenha dupla meninas, foi bom saber as opinioes de vocês sobre um livro que ainda não li e não tinha lido nenhuma resenha.
Confesso que pra primeira resenha o livro ja tá bem encaminhado pra ser adicionado na lista de leituras, pois além da capa ser linda a estória também aparenta ser, e sem falar da protagonista que, pelo que vocês falaram, tem as caractrísticas que eu sempre aprecio, ser corajosa, determinada, decidida entre outros.
E o fato da leitura ser leve e fluída também contribue bastante pra estória ter uma estrela mais. Fiquei super curiosa pra ler esse livro, vocês despertaram essa curiosidade,sério rs!

Beijos,
Em sintonia com os livros
@Julyana_Fashion

Paula Camargo disse...

Realmente a capa é maravilhosa,adoro livros com páginas recheadas de aventuras,nunca li nada sobre fadas,mas sério,me apaixonei por essa resenha,pela diagramação,vou procurar saber o preço desse livro para adquirir!

@paula__camargo

@Jordanabroering disse...

Achei a capa do livro maravilhosa. A história parece ser muito boa, adoro contos de fada e com romances claro :) A personagem parece, além de amar muito seus irmãos, ser muito forte e corajosa.

Beijinhos
@Jordanabroering

@patysfer22 disse...

Adorei a capa do livro!!!! Acho lindo capas assim e a sua resenha #MeuDeus... Fiquei curiosíssima. Parabéns Linda Resenha.

Letícia Andrade disse...

Fiqueei com muita vontade de ler esse livro! amei a capa e a história!!

beeijo
Letícia - umceudeletras.blogspot.com

@Cheefee disse...

Não é uma capa muito bonita e que chama atenção, mas essa história de justiça e amor fraternal sempre ganha .Adorei mesmo esse diferencial de resenha dupla. Beijos

@AlineCFelizardo disse...

Eu adoro contos baseados nos irmãos Grimm!
@AlineCFelizardo

Vanessa disse...

Parabéns pela resenha Valery! Estou ansiosa para ler A Filha da Floresta! Beijo!
www.newsnessa.com

Hanna Farias disse...

Muito boa resenha , a historia parece ser tudo de bom fora que a capa é muito linda!! Ansiosa pra ler!!

Viviane de Andrade disse...

O livro deve ser muito bom mesmo para ter recebido nota máxima, espero ter a oportunidade de ler, mesmo não gostando da capa, mas já que o conteúdo é tão bom assim vale a pena.

Vanessa disse...

Estou lendo este livro no momento, estou na página 157, mais ou menos quando surge a nova moradora de Sevenwaters. O que posso falar é que esta história vicia e que eu não consigo largar o livro, é mesmo muito bom!

Vanessa - Blog do Balaio

Rissia Ribeiro disse...

Nossa recebeu nota maxima ! Parabens a escritora ! Eu aodrei a história e espero poder ler este livro e ter essa maravilhosa esperiencia de me diverti lendo ele como você teve ! ^^

Virginia de Oliveira disse...

Ao contrário de você não gostei da capa desse livro, mais depois que li sua resenha fiquei com muita vontade de lê-lo. a história parece ser maravilhosa.

Sonhos em Tinta [Brenda S.] disse...

Eu PRECISO ler esse livro!!!! Quanta perfeição! A resenha dupka ficou perfeita, com o típico e querido toque da Fer e a diversão da Valery, adorei a combinação.

Beeijos.
Brenda (SemT)

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design