20 de set de 2012

Belle (Lesley Pearse)


Bom dia, caçadores.
Tudo bem com vocês?
Hoje o livro resenhado é:

Ed. Novo Conceito
ISBN:  9788563219879
560 Páginas

Uma garota, que mesmo vivendo em um local, onde a profissão mais antiga do mundo era reconhecida, era inocente e ingênua, porém reviravoltas acontecem e a garota é obrigada a crescer com as dificuldades da vida.
Belle é um livro que envolve o leitor, principalmente, o leitor do sexo feminino, entretanto, apesar das cenas de grande impacto, há esperança de que a personagem principal vá superar todos os atos e fatos terríveis que sofreu.

Belle, filha de Annie, era uma linda garota de 15 anos que vivia em Seven Dial. Volta e meia, ela estava na companhia do seu amigo, Jimmy Reilly, um garoto de 17 anos, que apesar da idade, era mais tímido que Belle. Ele era sobrinho de Garth Franklin (dono do bar Ram’s Head).
Até então o cenário é bem simples, apesar do que acontece a noite na casa de Annie.

Quando Belle era apenas uma criança, a Condessa ficou doente e Annie cuidou dela por mais de um ano. Antes de morrer, fez um testamento e deixou tudo o que tinha para Annie.
P.19

Annie era uma mulher bonita, mas fria com Belle. Tudo isso no início do livro é algo assustador, pois você não acredita na atitude de Annie como mãe. Ela é fria demais, séria demais, severa demais e distante demais. O “demais” não é exagero, você fica surpreso pelo distanciamento de Annie, mas como dizem mãe não é aquela que faz e sim a que cria, por isso Belle contava com uma mãe super carinhosa, Mog.
Mog era uma mulher endurecida pela vida, porém isso não significava que ela tinha o coração de pedra, muito pelo contrário, Mog era a mãe de Belle por direito e só não entro em detalhes, pois seria um mega spoiler.
O dia-a-dia de Belle muda, quando um fato violento acontece com Millie (Ela era uma das meninas que trabalhavam para Annie), e por incrível que pareça a situação muda para pior.

- Ele se apresentava como Sr. Kent, mas sei que é conhecido em outros círculos como “o Falcão”.
P. 49

Kent, ou melhor,  Frank John Waldegrave era um nobre, porém suas atitudes em nada condiziam com o seu título. O jovem Kent não conseguia amigos e nem mulheres e logo pensou que tudo era obtido por meio do dinheiro, porém ele não contava que mesmo pagando, não tinha o controle da outra pessoa e assim o seu caráter (ou a falta dele) foi formado.
Após o que aconteceu com Millie, Belle conhece as piores facetas do ser humano e com isso é forçada a viver fora da sua casa, da sua cidade e do seu País.
A trágica situação de Belle serviu para mudar padrões. A polícia que antes não se dava conta da quantidade de sequestros de garotas, com a ajuda do jornalista Noah Byliss, começou a fazer o seu trabalho.

- Se você mantiver sua cabeça, aja doce e boa, enquanto observa as pessoas em sua volta. Você acha as fraquezas delas, e use-as – Lisette acrescentou.
P. 163

Lisette, apesar de personagem secundário, foi de grande ajuda no início da vida de Belle e no seu resgate.

Etienne Carrera é uma homem envolvido com sequestro de garotas, porém após  contato com Belle descobriu que a sua vida não estava no caminho correto. Ele é o típico personagem com crises existenciais, porém ao final, consegue tomar as atitudes corretas.

Inglaterra, França e Nova York, em especial New Orleans, apesar da rapidez, em cada lugar Belle aprendeu, amadureceu e sofreu, porém mesmo enfrentando dificuldades, ela decidiu lutar pela sua sobrevivência e pelo futuro retorno a sua cidade natal.

Apesar dos percalços, Belle conseguiu voltar para a França e já estava planejando o seu retorno para a Inglaterra, porém ela não contava com a perseguição de um maníaco, que decidiu que ela era sua próxima vítima.

Atos de violência eram conhecidos de Belle, porém atos de um maníaco não, e assim ela simplesmente pensou que tudo estava acabado, porém um homem (que até então foi a sua primeira paixão) conseguiu encontrar o seu cativeiro e apesar de uma luta corporal, conseguiu a sua libertação. 

Belle estava pronta pra retornar, mas retornar pra onde, pra quem e o que as pessoas da cidade (que já conheciam o seu passado e presente) iriam pensar? Todas essas dúvidas passaram na cabeça de Belle e sugiro que você leia o livro pra saber todos os detalhes dessa história.

Comovente é pouco, apesar do roteiro, Belle é um livro atual e que trata de uma temática importante, o sequestro de mulheres (trafico humano). Tal fato é realidade no Brasil e muitas crianças desaparecidas se encontram em situação igual ou pior do que Belle sofreu.

Aconselho todos lerem, pois apesar de ser uma narração, a história de Belle demonstra parcialmente a vida de jovens que antes eram inocentes e que foram forçadas a mudar a sua história, sem chance de final feliz.

A classificação geral do livro é 10, pois apesar do final (feliz) ter sido morno, o livro em si é importante pela temática e pelo desenvolvimento da autora, que descreveu cenas com propriedade e com segurança. Acredito que Lesley deve ter pesquisado muito bem sobre o tema, pois apesar de apresentar nuances do que realmente ocorre, após o sequestro, ela não se deixou levar pela necessidade de felicidade da sua personagem principal e demonstrou que quando a vida é ruim, ela pode piorar, mas você pode lutar contra a sua realidade, quando possui ajuda e vencer.

Por é hoje é só caçadores, demorei um pouquinho para resenhar o livro, pois o mesmo possui uma carga poderosa de emoções.

Aguardo os comentários.
Até a próxima!






10 comentários:

Tatiana disse...

Quando vai vir ao Brasil The Promise( a continuação de Belle)?

@blamethegenes disse...

Todo mundo fala muito desse livro. Não consegui sacar bem a temática pela resenha, mas me encheu de curiosidade! Espero ter a oportunidade de ler :)
Beijo

Tatiana disse...

Queria q a Belle terminasse com o Etienne..=/

Virginia de Oliveira disse...

Não li este livro mais tenho muito vontade, a história aborda um tema muito forte. Já li um livro dessa autora e gostei muito e acho que quando ler Belle não será diferente.

Vanessa disse...

Parabéns pela resenha Fernanda! Estou ansiosa para ler Belle! Beijos! www.newsnessa.com

@Maryahtw disse...

Quero tanto ler esse livro. quero ganhar alguém me dar ?*-*

Viviane de Andrade disse...

Quero muito ler esse livro, a Novo Conceito sempre arrasa nos lançamentos . Gostei bastante da resenha, sucesso.
http://devaneioselivros.blogspot.com
@DevaneiosLivros
Viviane de Andrade

Rissia Ribeiro disse...

Eu ainda vou ler esse livro mas há ganhei ele e estou doida para le-lo ! Espero que ele chegue logo na minha casa ^^ otima resenha !

Tamires Cipriano disse...

Eu ja li e gostei muito.No inicio fiquei com raiva pelo que aconteceu com ela,mas o fim foi bom mas esperava mais coisas acontecer,mas muito boa a resenha!

Ana Paula Ramos disse...

Eu li e adorei o livro!

Também achei o final morno! Poderia ser um pouco mais, mas mesmo assim recomendo e muito!

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design