24 de jul de 2012

Resenha: A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)

Bom dia, caçadores.
Tudo bem com vocês?
Fiquem agora com a resenha do IPH:


Ed. Leya
ISBN: 9788562936524
587 Páginas


A Guerra dos Tronos é um livro grande. Sério, o livro é enorme. Além de ter 587 páginas, ainda tem um formato grande e é escrito em letras bem miúdas, o que deixa claro que o autor tem mesmo muita história pra contar.

Resumindo tudo, O livro se passa na Era Medieval, então, se você gosta daquele ambiente de castelos e senhores feudais, esse livro é bem indicado. Nessa Era Medieval, existe uma grande luta pela posse do Trono de Ferro, pois o senhor que ocupa esse cargo é soberano sobre todos os senhores dos antigos Sete Reinos. Então, ser o Rei do Trono de Ferro é ser foda (excuse the expression). Por isso mesmo que existem vários, vários senhores desejam esse cargo, e como é costume desse período, eles vão resolver essa questão com uma Guerra. Antes que alguns pensem que o livro é só guerra, guerra e guerra, não é bem assim, mas é quase isso.
O livro não tem nada de romance, pelo menos não nos termos em que conhecemos, com amor não correspondido, montanha russa amorosa e tal, e essa é uma boa notícia pros rapazes que não suportam mais ler outro chick-lit. Também não espere um final feliz, com tudo dando certo e os reis virando amigos, porque senão você irá se decepcionar – e muito.
A narrativa do Georginho (somos íntimos) é bem conhecida, com um personagem narrando cada capítulo, então acho que não é bem isso que torna o livro tão instigante. Juro pra vocês, pensei em parar de ler ele no meio diversas vezes, só que não dá. Não dá pra enganar vocês com aquele papo de “leitura relâmpago” porque não vai colar, mas se você der uma chance ao livro, vai gostar.
A linguagem e alguns termos que são usados também são bem antiquados, a maioria a gente nem conhece, e isso leva algum tempo até se acostumar, mas, juro pra vocês, perto do fim do livro eu já estava com “Será como você diz” fazendo parte do meu vocabulário.
A pegada de ação e suspense é o que nos guia até o fim do livro, afinal, se o livro além de enorme fosse boring não teria se tornado best-seller nem teria ganhado uma série adaptada, não é mesmo?
Ah, outra coisa que eu queria comentar: Achei a leitura bem adulta, se é que me entendem. Mas mesmo essas partes da estória são diferentes, porque todo o contexto de sexo e sexualidade da Idade Média eram diferentes. Só pra vocês terem uma noção, o cara descobre que a uma mulher teve filhos com o próprio irmão dela e nem liga (muito).
O livro tem também uma pegada meio sobrenatural, com toda aquela coisa de “espíritos da floresta” e dragões que saem de ovos milênios depois de terem sido extintos, as acho que isso faz parte de toda a temática Medievalista e etc., então não assusta muito.
Se vocês me perguntarem, o que mais eu gostei no livro foram os personagens. Não entendi porquê o livro tinha se tornado uma série ao invés de um filme, como é comum hoje em dia, mas depois de ler o livro entendi. Cada personagem merecia um livro inteiro para contar sua história, tamanha é a riqueza de detalhes da personalidade de cada um deles. Os meus favoritos são o Jon, a Arya e, inegavelmente, a perversa Cersei Lannister.

Quanto a Classificação:
10 para a Capa, pois ela é bonita e mostra a muralha *-*
          11 para o Conteúdo, porque sinceramente, foi um dos melhores livros que já li.
        10 para a diagramação, pois também, imagino o trabalhão que deve ter sido traduzir esse livro do idioma original e ainda assim manter a integridade da estória intacta, e também porque, lá no fim do livro, tem um apêndice descrevendo cada uma das famílias que vemos no livro, com seus brasões e tudo mais, e eu achei isso perfeito (haha).

Até a próxima!




Um comentário:

Javier Silva Castro disse...

Todas as temporadas estão sendo incríveis. Espero ansiosamente, Guerra dos Tronos serie, tem uma grande história. O vestuário é o que eu mais gostei de Serie GoT A boa notícia é que, desde a estréia Game of Thrones, intriga me mata saber o que vai acontecer agora como o acabamento.

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design