10 de jul de 2012

Caça Autores: Lorena Macedo


 




“Para escrever bem é preciso ler muito. Expandir a mente para novas ideias e experiências. Somente assim é possível criar personagens interessantes e com uma dose de originalidade [...]”, diz a autora de Essência, Lorena Macedo.

Lorena Macedo
"Atualmente os blogs literários são imprescindíveis para a divulgação do trabalho do escritor e isso já foi percebido pelas grandes editoras".

Mineira do Triângulo, jurista por formação acadêmica e escritora por pura intuição e transpiração. Filha, esposa, neta, irmã e prima mais velha. Escreve suas melhores páginas em dias cinzentos e chuvosos. Atualmente Lorena está trabalhando na sequência de Essência Encontro de Almas e em um novo romance ainda sem previsão de lançamento. É também cronista e contista, publicando seus textos em revistas e na web.
Caçador - Você  sempre sonhou em ser escritora, ou  foi algo que surgiu ao acaso?
Lorena Macedo - O Desejo de escrever começou quando a leitura se tornou parte da minha vida. Sempre me envolvi emocionalmente com as minhas histórias preferidas e o anseio de que as mesmas fossem reais e que, de alguma forma, eu pudesse fazer partes delas, me fez querer criar minhas próprias histórias.

Caçador - Quando você escreve um livro, você baseia alguns de seus personagens em alguém? Como é o processo de escolha dos nomes dos personagens?
Lorena Macedo - Acredito que o processo criativo está intimamente associado ao universo do escritor. Ou seja, frequentemente me inspiro em pessoas que conheço ou experiências já vividas. Com relação aos nomes dos personagens, a escolha está diretamente ligada à personalidade do mesmo, mas considero também a sonoridade do nome e meu gosto pessoal. Por exemplo, um dos protagonistas da trilogia Essência se chama Gabriel que é o nome do meu irmão caçula.
Caçador - Tem algo em sua personagem principal que lembra você  ou  alguém do seu convívio, ou ela é completamente fictícia?
Lorena Macedo - Em relação ao livro Essência, a personagem Sara Lins é um misto de personalidades próximas a mim, mas posso apontar a timidez de que Sara se vale para se esquivar de algumas situações como uma característica que também possuo.

Caçador - Quando escreveu Essência, imaginou como seria sua recepção no meio literário?
Lorena Macedo - Durante o processo criativo, frequentemente me flagrei imaginando como seria quando os leitores conhecessem a história e as diversas reações que faltamente aparecem. E agora que o livro já está no mercado, estou á espera das resenhas e opiniões.
Caçador - Qual é a sua rotina diária ao escrever?
Lorena Macedo - Infelizmente não disponho de tempo suficiente para escrever como gostaria. Portanto, torna-se complicado estabelecer uma rotina, mas tento me dedicar diariamente à escrita.

Caçador - Tem algumas dicas para que queira se tornar escritor?
Lorena Macedo - Para escrever bem é preciso ler muito. Expandir a mente para novas ideias e experiências. Somente assim é possível criar personagens interessantes e com uma dose de originalidade. É importante também ter autocrítica e perseverança.

Caçador - Você pode nos adiantar um pouquinho sobre o que são as suas outras histórias?
Lorena Macedo - Atualmente estou trabalhando na sequência de Essência Encontro de Almas-Vol I e em outro romance completamente diverso da trilogia e que está me dando muita alegria, pois exige uma maturidade literária que me instiga a melhorar meu trabalho. Escrevo crônicas mensais para uma revista de variedades e publico meus textos (crônicas e contos) em meu site pessoal.

Caçador - Lançar um livro no Brasil não é nada fácil e todos sabem disso. Quais foram as dificuldades desse processo e como foi  essa experiência vivida por você?
Lorena Macedo - O mercado literário brasileiro ainda é muito relutante com os escritores nacionais. Nós, escritores nacionais, produzimos uma literatura de qualidade que se expande por vários gêneros, e estamos galgando nosso espaço. Costumo apontar como uma das maiores dificuldades a falta de divulgação de nosso trabalho atrelada a uma prática de algumas editoras  no que se refere ao envio de originais para análise. Muitas editoras concordam em receber originais, mas não cumprimem o compromisso de analisar e responder ao autor. Enviamos o material e aguardamos de seis meses a 1 ano para receber uma resposta, quando recebemos alguma. Acredito que, se uma editora séria se dispõe a analisar um original para publicação, o correto é que o material seja lido realmente e que o autor receba uma resposta em um intervalo de tempo razoável. 

Caçador - Usando novas palavras, nos fale um pouquinho mais de Essência.
Lorena Macedo - A trilogia Essência nos fala de amor. Mas não somente do amor entre um homem e uma mulher, mas do amor entre pais e filhos, amigos e irmãos. O livro nos conta também a história de criaturas que se alimentam da energia vital de outros seres humanos a fim de se fortalecerem e viverem por séculos. Trata-se de uma história que aborda o tema alma gêmeas de uma forma diferente da qual estamos acostumados, mas infelizmente não posso comentar muito sobre isso para não correr o risco de comprometer a leitura.
Caçador - Você acredita que os blogs/sites literários são importantes para a divulgação da literatura nacional e internacional?
Lorena Macedo - Atualmente os blogs literários são imprescindíveis para a divulgação do trabalho do escritor e isso já foi percebido pelas grandes editoras que firmam parcerias com os blogueiros. Esses sites estão fazendo um trabalho sério e de qualidade, trabalhando com redes sociais e parceiros nas mais variadas áreas da literatura. Contudo, acredito que os mesmos deveriam voltar à atenção um pouco mais para obras nacionais.
 
Gostei!
E vocês?
Comentem =D
Até semana que vem.
;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design