14 de mar de 2012

Resenha: Jogos Vorazes (Suzanne Collins)


Editora Rocco
ISBN: 9788579800245


Classificação
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 9

Sinopse: Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Quem nesse mundo literário não ouviu o burburinho gerado pela trilogia Jogos Vorazes? Só estando mesmo escondido bem fundo numa caverna, para não perceber o quanto tem sido comentado sobre esses livros. Apesar de ter me interessado, afinal todo mundo estava falando tão bem desses livros, dei uma larga prioridade para outras trilogias e livros que queria ler antes de finalmente ganhar o box (pois é, divo ao eXtremo) de presente de aniversário! E, digo pra vocês, foi um baita choque.

Primeiro porque, mesmo ouvindo muito falar sobre os livros, nunca me interessei em saber sobre o que realmente eles tratavam. E por esse mesmo motivo me surpreendi com o que encontrei. Agora imaginem a cena: 2h da manhã, uma pessoa que tem plena consciência de que tem que estar de pé exatamente em  quatro horas, e este livro. Tudo que eu conseguia pensar era “Ai meu Deus, Peeta!”,“Cuidado, Katniss, cuidado!”, “Coitada da Rue!!!”. O livro te compele de uma forma tão avassaladora, que é praticamente impossível parar antes de termina-lo. E para aqueles que, como eu, tem o esquema de “Ah, é só mais um capítulo!” É bom tomar cuidado, porque foi nessa que eu praticamente tive que me obrigar a dormir as 3 e meia da manhã, já passando do capítulo 20. A autora consegue balancear a história de uma forma muito interessante, o que acaba ajudando a causar esse efeito que eu chamei de “leitura compulsiva”.
Acho que a maioria de vocês que é bookaholic, como eu, vai achar que é exagero, e que nós sempre nos sentimos presos a um livro, seja ele bom ou ruim, mas com Jogos Vorazes essa sensação se elava à 522652 potência. Desde a narrativa (que é em primeira pessoa), o enredo, os personagens, tudo! Não consigo encontrar nenhum defeito, mesmo que tente. Agora, para aqueles, que como eu ainda estão boiando nesse mar, vou dar uma pequena introduzida na estória (Ps: Podem se jogar de cabeça, não contém nenhum spoiler ^^):
Como vemos na sinopse, o livro é contado numa espécie de futuro alternativo, aonde toda a América do Norte desapareceu e o que sobrou foi uma nação ditatória chamada de Panem. Panem inicialmente é divida em 13 Distritos, mas depois de certos fatores (sacaram a maquiagem no spoiler? Pois é kk) o número de Distritos é reduzido a 12. E por causa também desses fatores, todos os Distritos agora devem se submeter, anualmente, a um evento chamado de Jogos Vorazes. Os Jogos são uma forma dos governantes de Panem manterem a população sob rédeas curtas, e também servem para evitar que os tais “fatores” se repitam. Os Jogos consistem em 24 jovens entre 12 e 18 anos, um casal de cada Distrito, chamados de Tributos, se digladiando até a morte num evento tido como “forma de entretenimento” para todos que assistem. É nesse contexto que estão inseridos nossos herois, Katniss Everdeen e Peeta Mellark. Por outros “fatores” muito relevantes, os dois são “escolhidos” como os Tributos do Distrito em que vivem, o 12. E o resto eu não posso contar sem encher o texto de “fatores” haahah.
Então, um último tópico que gostaria de acrescentar. Gostei muito da forma como o romance é introduzido – e finalizado. Estou até agora tentando decifrar aqueles momentos finais, e mesmo tendo os outros livros em mãos, acho que não posso ler tão rapidamente quanto gostaria.
Agora vejamos a Classificação:
A Capa é 10, mesmo não pingando luxo ainda é bonita, e eu adoro o Lordo (o nome do pássaro) representado.
O Conteúdo é 10 porque não existe uma nota maior pra dar!!! Haha
E a diagramação é 9, gostei do design de início dos capítulos e tudo mais, mas além disso, o livro é meio econômico em enfeites e penduricalhos. Ah, e para os que se interessam em saber, as páginas são amareladas ;)
Hmm, e antes de terminar, para aqueles que gostam de ler o livro antes de ver o filme: CORRAM! A adaptação de Jogos Vorazes para o Cinema estreia no próximo 23 de Março!
xoxo

12 comentários:

Mireliinha disse...

E o povo tá enlouquecido por esse livro né?! Preciso ler pra ver o que vou achar! :]
Parabéns pela resenha!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Caçadora de Livros disse...

IpH, vc conseguiu impactar sem soltar os spoilers e isso é muito válido!
O primeiro livro é empolgante, apesar de algumas cenas..., a Kat é uma danada, rs. ^^
Bjs,

Lilian Sinfronio disse...

=O
já disse pro Ismael que PRECISO ler esses livros logo ^^
E essa resenha, que esperei tanto, me deixou mais interessada ainda. Sua empolgação pulou aqui na minha tela, e vc é um fofo *.*

E obrigada, odeio Spoilers =/

Alair Lemes, disse...

Que orgulho do meu irmão!!!
Ph, mandou muito bem u.u

Agda disse...

Ismael caramba aconteceu comigo a mesma coisa quando li o livro tinha que levantar as 6 da manhã e 3 horas eu ainda tava com o livro na mão tipo surtando pq tinha ir dormir rsrs.
Eu amei a resenha ficou incrível sem soltar spoiler nenhum kkkkkkkk ótima solução os seus "fatores".No momento estou lendo A Esperança e estou tão vidrada tanto quando em JV.
Parabéns amei a resenha e super indico o livro pq é demais!

@Agda01

João disse...

Parabéns pela resenha.
O livro é ótimo, pena que com o lançamento do filme, o box ficou terrivelmente caro.

Lucas disse...

Demorei, mas voltei.
Ótima resenha e sem spoilers.
Parabéns caçador!
Agora, cadê a caçadora?

*Sa* disse...

Eu devorei o livro em dois dias, porque eu tinha de dormir também... kkkkkkk Simplesmente não conseguia parar!!! Eu me forcei a parar porque minha cabeça já não aguentava de dor...

O livro é maravilhoso demais! E confesso que ainda não comecei a ler o segundo pois eu estou tão sem tempo que simplesmente não conseguiria deixar pra depois kkk

Bela resenha!!! Parabéns!

Jordana Broering disse...

Ainda não li essa série, mas a história parece ser muito boa.
Adorei a resenha.

Beijinhos

A leitora disse...

Olá!!

Li Jogos Vorazes no final do mês passado, e concordo com tudo o que você disse ^^.
tenho o habito de não ler séries (trilogia no caso) se modo corrido, sempre intercalo um livro diferente entre as leituras, e isso aconteceu depois que li este livro... mas a questão é que depois que o segundo, não ocnsegui parar e tive que terminar a trilogia! O.O
Acabei de comentar no twitter sobrei isso... eu meio que estou em choque...
Enfim, ótima resenha! Também escrevi sobre JV mas ainda não postei, contudo, não sei se vou conseguir escrever sobre os outros, mas espero ler suas próximas para ver se pensou o mesmo que eu ^.^

Até mais!!
:*
www.aoleitor.blogspot.com

Vivi disse...

Este livro é mara, não vejo a hora de conferir como ficou a adaptação.

Beijocas

Marco Antonio disse...

Boa noite!!

Quero muito ler essa série, boa resenha...abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com/

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design