27 de fev de 2012

Caçadores Kids: Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (Cressida Cowell)

Ed. Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-061-8
254 Páginas

Classificação:
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10

Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, Soluço está prestes a completar doze anos, mas as comemorações do seu aniversário, é claro, não serão muito tranquilas: nosso herói se perde no labirinto do bibliotecário Cabelo Assustado e, à espreita, estão os perigosos Dragões-brocas e o terrível Insensato, o Assassino, prontos para atacar.Com ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão permanece seguida à risca nesse sexto lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

O que mais gosto na Série Como Treinar Seu Dragão é que a autora não deixa todas as surpresas para o fim, para a última página. Na verdade, algumas vezes fica bem implícito como vai terminar a aventura de Soluço, mas sem tirar a vontade de saber como ele passou por tantas provas mortais e conseguiu sair de lá vivo. Um verdadeiro Herói Viking.

Com toda a expectativa do último livro (veja aqui), eu peguei o sexto volume da série cheia de vontade de saber o que Soluço iria inventar a seguir e como a Tribo dos Hooligans Cabeludos ainda não o respeita, mesmo depois de ele ter salvado suas vidas tantas vezes. Por esse ser o último da série que tenho comigo, acabei fazendo uma leitura mais lenta, cheia de má vontade que acabasse, saudosa mesmo. Passei duas semanas conhecendo as histórias da juventude do esperto narrador, isso deixa uma sensação de vazio quando acaba.

A sensação que tive foi que esse livro foi mais “rápido” do que os outros, nessa aventura as coisas acontecem de forma excessivamente veloz com Soluço, nosso herdeiro e herói está mais esperto e corajoso do que nunca. É seu aniversário de 12 anos, mas por ter nascido no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto, é apenas o terceiro aniversário que Soluço comemora. E qual a melhor forma de celebrar a data para um viking? Claro que é quase morrendo devorado por Dragões-brocas, morto de forma muito dolorosa por Insensato, o Assassino ou pela espada do Bibliotecário Cabelo Assustado – a Fatiadora de Corações.

Nosso querido Dragão Comum ou de Jardim, Banguela, vai mais uma vez fazer besteira e se fazer de santo... Ele vai devorar o único livro que os guerreiros vikings permitem que seja lido – Como Treinar o Seu Dragão – e meter Soluço na maior enroscada.
Os livros eram desprezados pelas Tribos Vikings, pois eram vistos como uma péssima influência civilizadora e uma ameaça à cultura bárbara. Como eram proibidos, foram trancados na grande, sombria Biblioteca Pública dos Cabeças-ocas, guardada pelo horripilante Bibliotecário Cabelo Assustado e seu temível exército de Guerreiros Cabeças-ocas e Dragões-brocas (Página 58) .

Para encontrar a segunda edição do livro, Soluço vai enfrentar grandes desafios e –  ao lado de Perna-de-peixe e Camicazi – viver mais uma aventura de quase-morte e descoberta de grandes feitos dos seus antepassados. De quebra ele irá mudar nos vikings a forma de ver os livros, e isso me encheu de felicidade e orgulho. Achei muito lindo a Cowell tratar com tanto valor a leitura, principalmente com o significado que isso terá para o público alvo.
Estou certo de que você, caro leitor, não pode imaginar como é viver em um mundo do qual os livros tenham sido banidos (Página 200)

Por se tratar de um “Guia” o livro possui um pequeno dicionário de dragonês e a descrição de várias espécies de dragão que Soluço já teve contato ou mesmo que tentaram matá-lo. Gostei muito disso, mas ao mesmo tempo aumentou minha sensação que as coisas aconteceram rápido demais e que quando percebi o livro já tinha acabado.
Já estou saudosa dos seis livros e indico DEMAIS todos eles para o público infantojuvenil e também para os adultos que gostam de uma boa aventura e querem conhecer o mundo em que os dragões são os melhores amigos dos homens.

Os livros da série já lançados:
1 - Como Treinar Seu Dragão (Resenha)

2 - Como Ser Um Pirata (Resenha)
3 - Como Falar Dragonês (Resenha)
4 - Como Quebrar a Maldição de um Dragão  (Resenha)
5 - Como Mudar uma História de Dragão (Resenha)
6 - Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais 
7 - Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (Skoob)
8 – How to Break a Dragon’s Heart (Skoob)
9 – How to Steal a Dragon’s Sword (Skoob) 
 

A Classificação?
A Capa é 10. As cores são lindas, os detalhes contam muito da estória.
O Conteúdo é 10. Apesar de ser corridinha, Cowell é maravilhosa escrevendo sobre Soluço Spantosicus Strondus III.
A Diagramação é 10. Amei a autora ter desenhado como os livros que os personagens tem contato seriam, ao serem encontrados na Biblioteca pública dos Cabeças-ocas.



Gostou? Comenta e me faz feliz =)


4 comentários:

Andresa Dias disse...

Ainda não li nenhum livro da série =(
Mas ela parece ótima! Assisti ao filme baseado no primeiro livro e ameiiiii, é lindo! O livro deve ser melhor ainda.
Espero ter oportunidade de ler um dia.

Andresa Dias
---- Leituras & Fofuras ----
http://www.leiturasefofuras.com.br

Sora Seishin disse...

Oi!!
De novo eu aqui, lendo a resenha sem ter lido nenhum livro da série. Mas quero ler!!
Eu adorei a capa do livro, com o dragãozinho lendo *-*

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Milena Liebe disse...

Está bem, você me convenceu.
Vou ler a série. Depois, te digo o que achei.
Abraços,
Denir.

Jordana Broering disse...

É uma resenha melhor que a outra. Quero muito ler essa série, ela é muito boa.

Beijinhos

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design