2 de ago de 2011

#14 Caça Novidades

Bom dia, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Hoje é dia do Caça Novidades!
Aproveitem:




A Editora Peirópolis lança no dia 6 de agosto, às 19h30, na Livraria HQMIX, em São Paulo, o sétimo volume da série “Clássicos em HQ”, Auto da barca do inferno em quadrinhos, clássico do dramaturgo português Gil Vicente, ressurge neste álbum pelas mãos do cartunista Laudo Ferreira. Seguindo a proposta da série, a editora manteve o texto original de 1517, recriando em quadrinhos os memoráveis diálogos entre os mais diversos tipos representantes da sociedade medieval, o Diabo e o Anjo no dia do juízo final. As cores são do arte-finalista Omar Viñole, parceiro de Laudo Ferreira neste e em outros trabalhos.


Auto da barca do inferno é uma das peças mais famosas de Gil Vicente, considerado por muitos como o autor que inaugurou a modalidade teatral em Portugal. Valendo-se da temática religiosa, muito forte na época, Gil Vicente critica os costumes da sociedade sem fazer distinção entre as classes sociais, mostrando que todos, sem exceção, serão julgados por suas palavras e ações no juízo final. A obra tornou-se um clássico e um marco na literatura e, atualmente, é uma leitura obrigatória nos principais vestibulares.

Para trabalhar na transposição do texto para os quadrinhos Laudo recorreu aos conhecimentos que adquiriu ao acompanhar as encenações de sua mulher e atriz Romana Vasconcellos, que durante anos, encenou o Auto da barca do inferno. “Foi quando tomei contato com este texto incrível, conhecendo suas métricas e rimas, admirando seu humor, mergulhando em suas intenções”, comenta o quadrinista.

O texto vicentino é repleto de ironias e trocadilhos próprios do estilo do autor que, por meio de alegorias, faz um retrato crítico da sociedade de sua época.  “As imagens ajudam a embarcar plenamente neste genial texto, pois conduzem os leitores neste emaranhado de tipos vicentinos, levando-os a perceber que, embora sejam personagens que representam uma época, identificam-se com tipos que habitam nossa sociedade atual. Por termos optado em usar o português arcaico, a junção imagem e texto facilita uma melhor compreensão da obra em si”, explica Ferreira.

Laudo Ferreira acredita que a versão em quadrinhos é uma forma de aumentar o interesse dos jovens por obras clássicas. “Às vezes, um texto de determinada obra é muito rebuscado com uma escrita arcaica e isso, com certeza, gera um desinteresse. O quadrinho faz uma ponte entre o clássico e imagens modernas, despertando no leitor a curiosidade pela obra e por seu contexto”.

Foram quase sete meses de trabalho e criação para a versão em HQ do Auto da barca e Laudo Ferreira se preocupou em dar sutileza às ilustrações para que elas complementassem o texto original, sem ofuscá-lo. “É importante que haja o interesse pela obra. No meu caso, trabalhei como se Gil fosse um roteirista que desenvolveu um texto para eu desenhar. E, nesse processo, consegui manter a originalidade da obra e ilustrá-la de forma que os desenhos também contem a história sem ser necessário o leitor ler o que está nos balões para entender o que acontece na cena”, destaca Ferreira.

Quem também reforça a importância dos traços do quadrinista é Maurício Soares Filho, autor do prefácio do livro. “Os desenhos de Laudo Ferreira fazem com que muitas vezes nos sintamos no meio da cena. Ele apresenta praticamente um storyboard do texto, que aparece pronto para ser ‘assistido’ pelo leitor”, completa.

Sobre Laudo Ferreira:
Laudo Ferreira iniciou sua carreira como ilustrador na década de 80 e atuou na área publicitária, desenvolvendo storyboards e ilustrações. Nos anos 80, participou do Movimento de Quadrinhos Independentes. Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios como HQMIX, de melhor Graphic Novel, melhor desenhista de 2007, dado pela Associação de Cartunistas e Caricaturistas de São Paulo e de melhor roteirista em 2010. Além da produção autoral, Laudo atua como ilustrador para o mercado publicitário, editorial e de eventos e mantém o estúdio Banda Desenhada em parceria com o colorista e arte-finalista Omar Viñole. Para saber mais visite o site www.estudiobandadesenhada.com.br.

Sobre a editora
Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br


Apresenta:

Centenário de Maria Bonita





Editoras DCL e Farol Literário participam da 1ª Festa Literária de São Bernardo do Campo


As Editoras DCL e Farol Literário estarão presentes na primeira edição da Festa Literária de São Bernardo do Campo – a FELIT, que acontece entre os dias 1º e 14 de agosto no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP). A FELIT acontece em parceria com a Fundação Nacional do Livro (FNLIJ) e é um evento pioneiro na região, que tem como objetivo contribuir para o incentivo e a valorização da leitura, além de garantir a formação de cidadãos críticos com suas próprias visões e escolhas literárias.



Na primeira edição do evento, os participantes terão a oportunidade de entrar no mundo dos livros, ampliando seus conhecimentos sobre Literatura, Cultura e Entretenimento. Durante o encontro, autores, ilustradores e editores estarão em contato com o público compartilhando suas experiências.


As editoras DCL e Farol Literário terão lançamentos no evento. Da DCL, serão lançados os títulos Os Três Mosqueteiros, do escritor Alexandre Dumas, recontado pela escritora Silvana Salerno, com ilustrações de Laurent Cardon; Cartão-postal, de autoria de Luiz Raul Machado com ilustrações de André Neves; A visita, de Lúcia Hiratsuka; e Jura?, de Cláudio Fragata, com ilustrações de Eugênia Nobati.


Já a Farol Literário terá o lançamento de Hamlet, de William Shakespeare, em versão em Quadrinhos, uma adaptação de Bruno S.R e ilustrações de Sam Hart. Além do autor e do ilustrador, estarão presentes, na FELIT, o arte-finalista Juliano Oliveira e o colorista Tarsis Cruz.


As Editoras DCL e Farol Literário participam do evento porque acreditam na divulgação e democratização da leitura e da Literatura.

Confira os lançamentos das Editoras:

Data: 05/08/11                                                            
Título: Cartão Postal
Autor e ilustrador: Luiz Raul Machado e André Neves
Horário:  10h30
Local: Espaço FNLIJ de Leitura


Data: 06/08/11                                                            
Título: Jura?
Autor e ilustrador: Cláudio Fragata e Eugênia Nobati
Horário:  16h
Local: Espaço FNLIJ de Leitura


Data: 07/08/11                                                            
Título: Hamlet HQ
Autor e ilustrador: Bruno S.R e Sam Hart
Horário:  16h
Local: Espaço FNLIJ de Leitura


Data: 07/08/11                                                            
Título: Os Três Mosqueteiros
Autor e ilustrador: Silvana Salerno e Laurent Cardon
Horário:  17h
Local: Espaço FNLIJ de Leitura


Data: 12/08/11                                                            
Título: A visita
Autor e ilustrador: Lúcia Hiratsuka
Horário:  14h40
Local: Espaço FNLIJ de Leitura








EDITORA PEIRÓPOLIS PARTICIPA DA 1° EDIÇÃO
DA FEIRA LITERÁRIA DE SÃO BERNARDO

Evento, que acontece de 01 a 14 de agosto, em São Bernardo, tem como objetivo promover ações de incentivo ao ato da leitura para crianças e jovens

A Editora Peirópolis será uma das participantes da 1° edição da Feira Literária de São Bernardo do Campo (FELIT), que acontece de 01 a 14 de agosto, no Pavilhão Vera Cruz, estande 11, em São Bernardo do Campo. O evento, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), tem como objetivo promover ações de incentivo ao ato da leitura, permitindo o acesso ao mundo do livro, da literatura e cultura para crianças e jovens.

Dentre as atividades programadas para o evento, estão lançamentos de livros, leituras de obras premiadas, além de encontro com autores e performance de ilustradores. Da Editora Peirópolis, serão lançados os livros Vestido de menina, da Tatiana Filinto, e Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos da cidade, da arte-educadora Selma Maria. Os dois lançamentos acontecem no dia 8 de agosto, no Espaço FNILJ de Leitura, às 10h30 e 16h, respectivamente.


Confira os lançamentos da Editora Peirópolis:
Data: 08 de agosto
Título: Vestido de menina
Autora: Tatiana Filinto
Horário: 10h30
Local: Espaço FNLIJ de Leitura



Data: 08 de agosto
Título: Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos da cidade
Autora: Selma Maria
Horário: 16h
Local: Espaço FNLIJ de Leitura






Feira Literária de São Bernardo do Campo (FELIT)
Endereço: Pavilhão Vera Cruz - Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro – São Bernardo do Campo - SP






No próximo dia 03 de agosto de 2011, às 16 horas, ocorrerá a terceira edição do Bate-papo “Ler está na moda”. 

No momento de um  encontro literário, o que se espera é alegria e a troca de experiências entre escritores e estudantes é enriquecedora. Os textos servem para divertir, despertar a criatividade, a emoção e o pensamento crítico por meio de palavras e esta interação é uma excelente maneira de incentivar a leitura.

O PROJETO "LER ESTÁ NA MODA"

Centrado no desenvolvimento de atividade de incentivo à leitura de modo integrado e lúdico ao processo de entretenimento e aprendizagem, oferencendo diversas atividades, como bate-papos, palestras, coleta de livros, oficinas literárias, desfiles de livros e muito mais.

O BATE-PAPO

 O evento iniciará com um bate-papo com o tema “Ler está na moda”, no auditório da Livraria Cultura do shopping CASAPARK. A apresentação é da escritora Janaina Rico, que receberá como convidados os escritores Ana Paula Bergamasco, Carolina Estrella, Fábio Guolo, Luana Cupini e Marcos Bulzara.


Durante 30 minutos os artistas debaterão e o evento será transmitido em tempo real pela internet, no site de relacionamentos “twitter”, utilizando o perfil da apresentadora (@Janaina_Rico). Terá sorteio de brindes.


 Seguirá com uma sessão de autógrafos e fotos, onde os presentes poderão interagir com os escritores e adquirir os livros deles caso queiram. 





RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: 



Gacy Simas - Educadora, escritora, membro da ALB/DF - Academia de Letras do Brasil  

Janaina Rico - Escritora, roteirista, membro do Sindescritores/DF
Roberta Von Doellinger - Produtora cultural, membro do Sindescritores/DF

Informações adicionais: (61) 3543-1792/8211-7368





O Ponto do Autor
O grupo Ponto do Autor é formado por um voluntariado entre autores, editores, produtores culturais, jornalistas e outros participantes que têm interesse em promover a literatura em nosso país.
Antes de qualquer outra coisa, somos um movimento focado naquele que é o elemento primeiro para a existência da literatura: o autor; um baluarte para os autores trocarem experiências entre si, promoverem o seu trabalho e fornecerem, ao mesmo tempo, um referencial aos demais integrantes do mundo literário, tais como leitores, críticos, demais autores e editores. O Ponto do Autor é... Onde a literatura começa!
Acreditamos que todos os estilos literários são interessantes, possuem sua riqueza e uma forma peculiar de passar aos leitores o mundo imaginado por seus criadores. Não há aqui uma preferência específica por livros de um gênero ou outro, afinal, todos têm uma mensagem, frase ou citação que pode tocar a alma de alguém, e nenhum livro deixa de ser um pequeno portal que conduzirá o leitor compatível a inefáveis experiências
A iniciativa
O Ponto do Autor vem preparando uma série de ações com foco no autor, algumas voltadas para a internet, outras, porém, por meio de atividades físicas visando a movimentar o meio literário no país. O grupo escolheu o prêmio literário Codex de Ouro como a primeira dessas atividades para inaugurar sua atuação no cenário literário.
A iniciativa de criar o Codex de Ouro surgiu, antes de todas as outras coisas, do desejo de realizar um prêmio literário inédito, que viesse dar forma à opinião dos leitores por meio de uma celebração anual para os autores independentemente de suas obras terem sido publicadas por editoras de qualquer porte ou com a utilização de recursos pessoais. Por essa razão, definimos como fator fundamental para a realização do prêmio a busca por informações disponíveis na internet, para que pudéssemos avaliar comentários, resenhas, artigos e reportagens que evidenciassem o encantamento do público leitor.

A proposta do prêmio
Nossa proposta é instituir um prêmio que fuja ao clássico padrão e a mesmice de tantos prêmios e concursos que normalmente têm por objetivo eleger as obras de acordo com sua perfeição e adequação às normas técnicas exigidas para a elaboração de uma obra literária.
O Codex de Ouro chega ao cenário literário para ser reconhecido como algo mais sensível ao leitor diverso; é um prêmio que pretende evidenciar as obras literárias que, no mérito do entretenimento, conseguem efetivamente encantar o público leitor; define os trabalhos que merecem a atenção da mídia convencional e dos grandes editores em nosso país.
Base de conhecimento para as nominações
Para início desta maravilhosa jornada, nossa base de conhecimento foi construída a partir das informações que buscamos na internet. O trabalho longo e extenuante rendeu-nos conhecimento suficiente para identificar aqueles que realmente andaram encantando o público nos últimos três anos.
Obviamente a vastidão que é o universo literário não foi contemplada, e temos consciência de que inúmeras obras com potencial para encantar o público leitor, ou mesmo que já andaram encantando os leitores nos últimos anos, não foram sequer avaliadas por nosso grupo; sabemos que esta primeira edição traz somente uma pequena nuvem diante da imensidão existente, mas temos o compromisso de ampliar nossa base de conhecimento a cada nova edição do prêmio, tornando-o ainda mais forte e ao mesmo tempo encantador.
As nominações no Codex de Ouro
Apresentamos as categorias definidas para a primeira edição do prêmio:

LIVROS
PUBLICIDADE E ARTE
MÍDIA
DESTAQUES


ROMANCE
             FICÇÃO/FANTASIA

CHICK-LIT
     SOBRENATURAL/TERROR

POESIA
              DRAMA/POLICIAL

ANTOLOGIA DE CONTOS

INDIVIDUAL & CONJUNTO



DESIGN DE CAPA
BOOKTRAILER
PUBLICIDADE ON LINE
MÚSICA

BLOG LITERÁRIO
REVISTA LITERÁRIA

EDITORA
RESENHISTA
AUTOR
AUTORA

- Indicações 2011
 


54
  Autores
50
  Obras literárias
14
  Blogs literários
08
  Resenhistas
06
  Revistas literárias
36
  Editoras
- Contatos
Já entramos em contato com 94% dos indicados à primeira edição do prêmio e recebemos autorização de seus respectivos assessores de imprensa, agentes literários e em alguns casos até dos próprios indicados, para usar suas imagens no portal do Codex de Ouro.
A primeira edição
Desejamos que a primeira edição do Codex de Ouro seja recebida com alegria pelo público, pela imprensa, pelo meio editorial, pelos autores que tiveram a felicidade de receber a indicação e fazer parte do início da bela história que estamos construindo, e, sobretudo, que seja bem recebida por todos aqueles que trabalham em favor da literatura e incentivo à cultura em nosso país.
Estamos empenhados em promover um evento que esteja à altura da proposta para que ele possa marcar o ponto de partida com a presença de importantes segmentos em nossa sociedade, a fim de materializarmos algo que, embora possa parecer extremamente ousado, trará felicidade e mudará a vida de muitas pessoas.
A festa de entrega dos prêmios
O local para a realização da festa de entrega dos prêmios ainda não foi definido, trata-se de um dos elementos fundamentais para o sucesso do Codex de Ouro e acreditamos que ele possa ser explorado positivamente por nossos patrocinadores. Por essas razões, decidimos não impor a localização do evento, e contamos que algum dos nossos patrocinadores forneça, de acordo com a viabilidade que lhes couber, a melhor casa para receber nossa primeira grande festa.
Imaginamos uma cerimônia charmosa para a primeira noite de entrega do Codex de Ouro, uma espécie de noite de gala para a literatura nacional, em que possamos combinar artes como teatro, vídeo e música durante o evento. No entanto, as limitações de local e espaço físico serão determinantes para o tipo de cerimônia que poderemos viabilizar.
Avaliamos diversos locais com potencial para a realização do evento, passando por centros culturais, teatros, cinemas, museus, instituições de ensino e até mesmo casas de festas mais tradicionais. Entendemos que nem todas as opções que estamos estudando combinam com uma noite de gala, ou com a inclusão de um ou outro elemento artístico na composição da festa, portanto, o formato final da festa permanecerá em aberto até termos a definição exata do local onde a mesma ocorrerá.

História do Codex
A história do Codex de Ouro começa agora, em 2011, ano em que promoveremos a primeira edição do prêmio com uma festa que terá por modelo cerimonial a estimulante entrega dos prêmios promovida pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.
Não apenas pela beleza e elegância encontradas no modelo que decidimos seguir, mas, sobretudo pela oportunidade de homenagear mais autores nacionais em um mesmo evento, porque, para nós do Ponto do Autor, aqueles que tiverem seus nomes indicados ao prêmio, saber-se-ão eleitos principalmente pelo encantamento que causaram ao púbico leitor por meio de suas obras.
Acreditamos ser um modelo justo; não queremos segundos e terceiros lugares, todos os indicados merecem nossa homenagem, mas um em cada categoria será agraciado com o Codex de Ouro.
O Codex
Nosso troféu foi projetado pelo próprio romancista Roberto Laaf, fundador do grupo Ponto do Autor e idealizador do prêmio Codex de Ouro, que, ao imaginar o formato físico para a peça que materializará a nobre homenagem aos autores, definiu o formato de uma página de códice em ouro para imortalizar o momento.
O troféu tem base retangular em acrílico preto com detalhe convexo à sua volta, e sobre a qual estarão a placa com o brasão do Ponto do Autor e as informações referentes à edição do prêmio, e o próprio Codex, uma folha em latão dourado revestida por acrílico cristal.
Há intenção de agregar certo valor de jóia ao Codex de Ouro, já nesta primeira edição, com a adaptação de um cristal ou filigranas em ouro, mas isto dependerá do parceiro no segmento joalheria ou ourivesaria que conseguirmos formar.
De toda forma, e, independentemente do valor da peça, jamais esqueceremos que o maior valor do Codex de Ouro é aquele que está intrinsecamente ligado ao seu lado abstrato, ou seja, o de homenagear aqueles que encantaram o público leitor.




Esperamos que a apresentação deste material tenha sido satisfatória, e que nosso entusiasmo para promover a literatura em nosso país a partir de uma nova e moderna perspectiva, tenha-lhes conquistado simpatia.
Cordialmente,
Grupo Ponto do Autor



Obs: Há também uma entrevista sobre o prêmio que a autora Lycia Barros, uma das indicadas ao Codex 2011, realizou rencentemente, e neste vídeo é possível captar algumas informações adicionais: http://www.youtube.com/watch?v=yfwsfJJITJQ

Visitem o portal do prêmio e conheçam mais detalhadamente as nominações da primeiríssima edição do Codex de Ouro, os critérios adotados para cada categoria e um resumo de quanta movimentação o Ponto do Autor está promovendo:

http://www.codexdeouro.com.br


E para quem gosta de promoção:


PROMOÇÃO "O LEITOR NO CODEX 2011"


Concorra a um pacote com os oito títulos vencedores na categoria LIVROS do Codex 2011 e seja nosso convidado, com direito a um acompanhante, na festa de entrega dos prêmios que ocorrerá no final deste ano.


Gostaram?
Então acessem : http://www.codexdeouro.com.br/codex/up_promocao/up_corpo1.asp

Gostaram?
=*

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design