16 de jul de 2011

#03 Caça Autores: Enderson Rafael

Bom dia, Caçadores!
Tudo bem com vocês?
Hoje temos mais uma edição do Caça Autores, a sua coluna voltada para entrevistas!
Vamos começar?




1 - Quem é Enderson Rafael?

É um virginiano que não acredita em signos. Pra mim, não está escrito: é a gente que escreve.

2 - Quem te iniciou na literatura?

Meus pais sempre foram grandes incentivadores da leitura, mas acho que a ideia de escrever foi minha mesmo. Um belo dia parei de desenhar e comecei a escrever. Como quase todo mundo, se formos ver bem. Mas me aprofundei um pouco mais que a maioria neste quesito.

3 - Como surgiu a idéia de escrever livros?

Eu queria deixar algo pro futuro, e poucas coisas são tão imortalizantes quanto os livros, que permitem que nossas vozes ecoem dentro da cabeça dos nossos leitores décadas, às vezes séculos e milênios depois de que nos fomos.

4 - Quando surgiu a idéia do 1º livro?

Foi em 1999, quando eu estava fazendo curso pré-vestibular. Eu já tinha tentado escrever uma história de amor no ano anterior, mas o enredo era fraco e eu não tinha onde digitar. Minha caligrafia fez com que ninguém entendesse o livro. Daí, um ano depois, tive essa ideia, de dois irmãos que se apaixonam, ela filha biológica e ele adotivo - legítimos são os dois, não é?

5 - Como foi a luta pela publicação do seu livro: Todas as estrelas do céu?

Árdua e longa. O fato de eu ter publicado em 2006 um ensaio sobre Propaganda e Marketing (
http://www.skoob.com.br/livro/44756-propaganda-e-marketing) não adiantou meu lado de romancista como eu esperava. Então, iniciei em 2009 uma campanha, distribuindo de graça os manuscritos. Imaginei que com a opinião das pessoas mostrando a viabilidade comercial do livro, uma editora se interessasse.

6 - Como foi a recepção entre os blogs literários?

Foi linda, inestimável e essencial. A campanha começou tímida, com muitos livros sumindo pelo país sem termos retorno de quem havia lido. Mas foi no momento em que os blogs começaram a resenhar e a sortear o livro que a coisa andou, ele ganhou exposição, as pessoas que realmente o queriam é que ganhavam e assim, o livro ficou bem conhecido e logo uma editora apareceu para publicar o "Todas". Foi a 2AB, que estreou em ficção com ele e em menos de um ano estávamos na 2a edição, o que demonstra que eu e meus leitores estávamos certos!

7- Através das suas experiências, o autor iniciante possui quais desvantagens?  E quais vantagens?

As desvantagens são muitas, ao ponto de ter gente boa que simplesmente não consegue chegar lá. Entre elas está o pouco espaço que o mercado em geral dá a este tipo de autor, ao assédio de editoras oportunistas que cobram para publicarem sem dar retorno devido, e à dificuldade natural de qualquer autor em ganhar seu público e fidelizá-lo. As vantagens? Não ser estigmatizado de forma alguma e poder criar seu estilo, errar comedidamente, e estar em dia com as novas tecnologias e possibilidades que ela oferece. 

8 - Deseja falar algo para os leitores da Caçadora de Livros?

Galera, peçam pras editoras, mandem emails, incomodem mesmo, pedindo pela publicação dos livros nacionais bacanas que vocês sabem que estão prontos. São vocês, leitores, que escolhem quais livros serão publicados. Não são as editoras, não somos os autores: são vocês que fazem esta roda girar. Soube de livro novo daquele autor que você leu e gostou, ou acompanha no twitter ou no blog dele, apoie. Nós precisamos equilibrar esta balança injusta. Não porque literatura nacional é nacional, mas porque ela é realmente boa e de qualidade. 


9 - Algum pensamento ou frase de efeito?

"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos para escolher?" Bertrand Russel (autor de outras tantas memoráveis, além dessa).



Gostaram?
Então visitem o blog do Enderson: http://endersonrafael.blogspot.com/
Sigam no Twitter: @endersonrafael
E assim acompanhem o trabalho desse ótimo escritor nacional!

=* beijos

7 comentários:

Lis disse...

Oi!!
Adorei a entrevista, o Enderson parece super simpático, eu já li o "Todas" e amei, ele escreve de uma maneira super envolvente.

Beijos
Lis - Batalha Literária

Pati Peña disse...

Gostei da entrevista e lógico do livro "Todas" que é ótimo, eu amo ele, muito emocionante!
Bjs
@PatriciaADavis

Sthaelle disse...

Ahhh, que lindo!

Todas as estrelas do Céu é lindo!!


beijos
Thata e os Livros ~

Tânia T. disse...

Que bom conhecer mais um escritor!!!

*--*

bjuu

Valery disse...

Feh adorei a entrevista. Muito simpatico o Enderson e ele endossou minha opinião sobre os leitores terem poder de opinião.
Bjus

Josy-chan disse...

Nossa, me pareço muito com ele. Amei a entrevista^^ e concordo com tudo que disse. Também prefiro lançar independente do que ser escrava de uma editora oportunista. Não é facil esse começo, mas com dedicação, todos nós podemos chegar lá!

disse...

Adorei a entrevista e o site, vou prestigia lo comprando o livro

Postar um comentário

Obrigada por comentar, Caçador(a)!
Volte Sempre!

Para postar links nos comentários, utilize o espaço correto:
1- Clique em Comentar Como:
2- Selecione a opção Nome/Url
3- Em nome, coloque o seu nome ou nick das redes sociais.
4 - Em Url, coloque o link do seu blog ou página das redes sociais.

Pronto, assim você comenta e ainda coloca os seus dados, sem fazer spam.

Para dúvidas, sugestões ou solicitação de informações, encaminhe email para: c.delivros@gmail.com

Caçadora de Livros. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design